x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 252

acessos 105.956

Rais 2020*** Ano Base 2019

Thalia

Thalia

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 17 março 2020 | 11:33

Alguém pode explicar o campo "Exerceu atividade durante o ano base?" na RAIS Negativa?
A empresa não tem funcionários, devo marcar 'sim' ou 'não'? E no caso de empresas que foram baixadas em 2019? Qual opção deve ser marcada?

Valeria S.

Valeria S.

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 18 março 2020 | 11:20

Bom dia 

Gustavo eu consegui imprimir todos os recibos separadamente, mesmo tendo enviado tudo junto.
eu utilizei o mesmo numero do CREA do protocolo, e coloco o CNPJ de cada empresa e tiro um de cada vez.

Eu não to zerando os espaços do sindicato, e não sei se ta certo, por que é a primeira vez que faço RAIS, mas tenho interesse em  saber se esta certo.
A rais negativa to fazendo no site, Uma por uma, com as informações do cartão CNPJ e quando chega na parte do sincato, só coloco que a empresa, não tem sindicato, não preencho nada além disso.
e como é pelo site, já sai o recibo na hora.

Vanessa

Vanessa

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 18 março 2020 | 14:20

Boa tarde!
Estou enviando a Rais pela primeira vez, fiquei em dúvida em relação ao preenchimento do salario contratual, no manual diz o seguinte: 
III – para empregado em cuja CTPS conste o salário mais comissão, informar o salário-base acrescido da média mensal de comissões pagas no ano-base;
Tenho funcionários que recebem salário fixo mais comissão, porém na CTPS é informado somente o salário fixo. No ano de 2019 esses funcionários receberam em todos os meses salário mais comissão, devo informar o salário contratual mais as médias de comissão no campo salário contratual? Caso sim, devo incluir também no salário contratual o DSR referente a comissão recebida em 2019?

Samuel Ferreira

Samuel Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 19 março 2020 | 16:33

Boa tarde Grupo,

Na Rais 2019 o numero do CEP está aparecendo a mensagem que está incompatível com o código do município,  porém já verifiquei no site dos correios e está certo o numero do CEP, alguém passou pela mesma situação?  

CLEITON

Cleiton

Prata DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 19 março 2020 | 16:43

Atenciosamente,

Cleiton Silva

O impossível é desculpa para o desistente e desafio para o vencedor.
Analista Departamento Pessoal.
Gustavo Splitter Flor

Gustavo Splitter Flor

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 19 março 2020 | 16:44

Boa tarde Colegas, quando estou importando o arquivo pra RAIS, e aparece a primeira relação de CNPJ importado, vínculos, etc.. Nos desligamentos, está sempre zerado, mesmo em empresas que tiveram rescisões em 2019, isso está correto?

E também, quando teve a rescisão em determinado mês, a remuneração mensal deste funcionário no mês de rescisão fica zerada?

Atenciosamente,
Gustavo Flôr
Geraldo Genesio

Geraldo Genesio

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 20 março 2020 | 16:04

Boa tarde! Alguém poderia esclarecer uma dúvida? O funcionário tirou férias no dia 02/01/2019 a 31/01/2019 e recebeu: Férias no valor de 1627,50 + 1/3 de férias no valor de 542,50 + 1 dia de trabalho no valor de 54,25. A dúvida é: Qual valor vou colocar no campo remunerações de janeiro na RAIS?  
Agradeço desde já.

Silene Cantagalli de Campos

Silene Cantagalli de Campos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 23 março 2020 | 16:02

Boa tarde , 
Baixei o programa, quando entro na tela de preenchimento as telas abaixo de salvar, alterar, próximo ... não aparecem. Já fiz de um tudo nas configurações e não consigo fazer com que eu as visualize para teclar, alguém saberia me dar uma luz ? 
Agradeço desde já, 

ISABELLA MOREIRA DE PAULA

Isabella Moreira de Paula

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 24 março 2020 | 11:29

Boa tarde, pessoal! 

Estou com um problema, quero ver se alguém já apresentou esse problema, e poderia me ajudar. 

Ao fazer a transmissão da declaração da RAIS para os estabelecimentos que possuem mais que 10 vínculos, com o certificado digital tanto do escritório quanto da empresa, gera esse erro:

" Erro ao assinar declaração. org. demoiselle.signer.core.exception. CertificateValidatorCRLException: Não foi possível verificar se o certificado está revogado. Nenhuma das listas do certificado estava disponível (on-line): [HTTP:/icp-brasil.acfenacon.com.br/repositorio/lcr/ACInstitutoFenaconRFBG3/LatestCRL.crl, icp-brasil.outralcr.com.br

Já tentei todos os recursos possíveis, alguém tem uma luz do que poderia corrigir???
Muito obrigada! 

CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 24 março 2020 | 14:21

Boa tarde

Isabella, Silene, dias atras tive problemas com versão do java, mas para outras declarações e não para a rais.
Então até pode ser a versão do java, tenta baixar outra versão, mas observa a atual versão na sua maquina, caso precise voltar para a versão atual.
 

Cezar Silveira
Garibaldi

Garibaldi

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 24 março 2020 | 16:22

Boa tarde!

Alguem por gentileza poderia me responder a seguinte duvida:
um colaborador que foi admitido no ano de 2018 e foi dispensado em 04/2019, depois foi admitido em 09/2019 e demitido em 12/2019. Como enviar a Rais sendo que o mesmo apresenta duplicidade?

Deonice Francisca da Silva

Deonice Francisca da Silva

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 25 março 2020 | 17:17

Prezados, Boa Tarde!

estou tentando enviar a rais de uma empresa, onde a mesma teve um funcionário que foi demitido em Maio/2019 e teve uma rescisão complementar em Junho/2019 devido ao dissidio da categoria que era em Março... porem na rais esta dando erro...

informando que a remuneração de Junho e posterior a data do desligamento...

neste caso como devo proceder alguém saberia me informar??????

Deonice Silva (Nice)
MARCIA MARIA

Marcia Maria

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 27 março 2020 | 14:10

boa tarde,
alguém sabe informar se devemos enviar as filiais?
Entendo que aquelas que já tiverem suas folhas enviadas no e-social, ficam desobrigadas.
Mas e aquelas filiais que não tem funcionários e consequentemente a folha. Temos que enviar, né?

CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 31 março 2020 | 16:14

Boa tarde
Estava fazendo algumas pesquisas a respeito do envio da RAIS para as empresas do grupo 1 e 2 do eSocial,   e achei que seria importante a informação abaixo, sendo que verifiquei no site :

http://www.rais.gov.br/sitio/duvidas.jsf

que as empresas do grupo 1 e 2 do eSocial estão desobrigados a enviar a rais.

Se clicar nas dúvidas frequentes, irá aparecer algumas perguntas e respostas , como por exemplo abaixo :

Na hora do envio poderá ter algum problema, em relação à empresa ser do grupo 1 ou 2 e está tentando enviar a RAIS?
R. Não haverá qualquer impedimento ao preenchimento ou envio, no GDRAIS, porém a declaração da RAIS ano-base 2019 por meio do GDRAIS, por empresas compreendidas nos (grupo 1 e 2) de obrigados ao eSocial, não tem qualquer valor legal, inclusive para fins de habilitação de trabalhadores ao recebimento do abono salarial.

Como as empresas dos grupos 1 e 2 poderão obter a relação de funcionários e remunerações geradas com base nos eventos do eSocial para a RAIS? R. No Portal RAIS em Obter Declaração ficará disponível a partir de julho de 2020 a declaração com as informações prestadas ao eSocial, em PDF.

Cezar Silveira
CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 31 março 2020 | 18:29


Ellen, obrigado pela dica, eu não sabia por onde consultar e agora localizei que um cliente lucro presumido pertence ao grupo 2.

Fui em : Empregador/contribuinte e depois em consulta obrigatória.

Cezar Silveira
CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 2 abril 2020 | 16:47

Boa tarde

Thais, para excluir um funcionário vai na tela onde tem as informações dele, onde são preenchidas : dados pessoais, informação de admissão, remuneração mensal, e nesta tela do lado esquerdo abaixo,  tem um botão de excluir.

Cezar Silveira
eduardocontabeis

Eduardocontabeis

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Operacional
há 3 anos Sábado | 4 abril 2020 | 12:08

Bom dia, eu trabalho com o GDRais genérico, digito as declarações manualmente, ano por ano, é bem demorado... e o programa não ajuda com as teclas de atalho do teclado. Existe algum modelo no excel ou bloco de notas que eu possa digitar os dados do estabelecimentos e em seguida ano base e os vinculos dos empregados/servidores e depois clicar na opção importar. Não é pra importar de um aplicativo de sistema de pagamento que gera um arquivo txt etc etc etc.... Eu vou digitar manualmente em um txt ou excel e depois irei importar manualmente... queria saber se existe essa possibilidade.

Página 4 de 9

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.