x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 92

acessos 17.091

Portaria INSS divulgado nova tabela

Paulo Ricardo Goulart

Paulo Ricardo Goulart

Iniciante DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 14 anos Quinta-Feira | 1 julho 2010 | 14:31

Boa tarde a todos,
Concordo com o Valter. Não iremos também efetuar a alteração por hora. Acredito que teremos alguma orientação ainda no decorrer da semana, ou no início da próxima.
Vários argumentos citados aqui são válidos, mas temos interpretações divergentes a respeito do assunto.
Uma coisa apenas ficou clara, a meu ver: Houve uma falha tremenda ao se lançar a nova MP sem orientar devidamente as empresas de como elas deveriam proceder a partir dessa publicação.

Att.,

Gabriela Batista de Carvalho

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 14 anos Quinta-Feira | 1 julho 2010 | 16:42

Queridos,
Eu fechei as folhas de pagamento desse mes e fui observando a tabela anterior e esta tabela.

Quanto aos meus calculos,devido aos valores,caiam na mesma alíquota em ambas as tabelas.

As vezes,vale a pena dar uma olhada,ao invés de ficar esperando ver se sai tabela ou não.

De repente,ficamos aqui nos debatendo e reclamando sem nem saber se vai alterar nossas folhas de pagamento ou não.

Abraços!

Auxiliar de Pessoal
Praia Grande-SP
"Aprender é crescer"
Roberval Donizeti Barbieri

Roberval Donizeti Barbieri

Prata DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 1 julho 2010 | 16:52

A incompetencia dos nossos legisladores é o que conta, pois quando votaram esta lei do reajuste dos beneficios, não contaram que teriam efeitos também nas contribuições, pois certamente não consultaram nenhum técnico da área.
Mas no momento o que importa é a divulgação da tabela auxiliar do INSS para podermos gerar a GFIP 06/2010, então liguem para seu órgão de classe, para a receita, para A CEF, enfim atormentem estes e também os seus representantes políticos, pois estes que votaram a leis e tem a obrigação de conduzirem bem a nação.
Isto pode funcionar, pois fui vereador por 03 legislaturas, e sei que PRESSÃO POPULAR é o que mais aciona a máquina estatal.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 1 julho 2010 | 17:15

Tudo isso por causa da velha politicagem brasileira. Se não fosse ano de eleição, o reajuste dos aposentados não teria sido aprovado, ou o presidente teria vetado.

Liguei para o 0800 da CEF e a informação que deram foi de que a Previdência ainda não disponibilizou, para a CEF, a nova tabela para ser utilizada no SEFIP.

A GFIP tem de ser enviada até quarta-feira e tem um fim de semana no meio, beleza ...

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 1 julho 2010 | 23:32

Boa noite amigos!

Como já foi dito aqui, foi alterado a tabela do INSS mas o Sefip ainda não tem a atualização desta nova tabela.

Mas eu consegui uma forma para que o Sefip atualise a nova tabela. Os passos são:

* Faça um Backup dos dados já existentes no Sefip, para que não perca nada;

* Será necessário que se tenha também um Backup dos dados do Sefip de qualquer mês anterior à 01/2010, para que não tenha a tabela válida a partir de 01/2010 (estou me referindo à tabela que usávamos antes desta atualização);

* Verificado os dados acima, faça a reinstalação do Programa Sefip.
Desta forma, o programa irá perder todos os dados, inclusive as tabelas já existentes do INSS.

* Após reinstalado o Sefip, faça a restauração do Backup dos dados do Sefip de qualquer mês anterior à 01/2010, para que não tenha a tabela válida a partir de 01/2010 (estou me referindo à tabela que usávamos antes desta atualização);

* O próximo passo é atualizar os índices. Para isto, basta fazer o Download ao arquuivo "AUXILIAR.TXT" que se encontra em anexo à esta postagem.

* Pronto, feito estes passos, já é possível ter a nova tabela do INSS e, caso queiram, podem restaurar o Backup das informações atuais.

Lembrando que, para fazer o Download do anexo, basta seguir as instruções constantes nas Regras do Fórum, que, por comodidade, transcrevo abaixo:

Como fazer download dos anexos:
Ao acessar algum tópico que contenha arquivos anexados, quando abrir-lo você verá uma pasta semi-aberta, o título do tópico e logo à frente verá a seguinte frase sublinhada; Esta mensagem contém anexos e uma seta verde apontado para algo semelhante a um HD.
Clique e aparecerá uma janela com a relação dos anexos existentes
Clique no arquivo desejado e salve no local que você escolher.
Ao fim do download abra a pasta e clique no arquivo para abri-lo ou descompactar, se for caso.
Se o arquivo estiver compactado, recomendamos que você instale o WinZip para descompactá-lo.
Outra opção também é utilizar no rodapé da pagina, onde tem a figura de um disquete Fazer Download do Anexo, então basta clicar na figura e repetir os procedimentos indicados no parágrafo acima.

Não custa lembrar que não será permitido pedido do arquivo por e-mail ou qualquer outra forma.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 13:33

Boa tarde Julio Cesar Kujavski!

Estive olhando sua mensagem "Postada Sexta-Feira, 2 de julho de 2010 às 13:19:39":

Este artigo não explica nada.

Apenas fala o que todos já sabemos.

Penso que você deve respeitar as mensagens dos nossos amigos assim como gostaria que respeitassem a sua mensagem.

Eu não gostaria de ver esta mensagem dirigida à uma postagem minha, muito menos quando esta postagem é de única e exclusiva intensão em ajudar aos demais amigos.

O nosso amigo Valter Gonçalves se dispôs a compartilhar conosco uma notícia que ele julgou que seria interessante.

Se para você não tem utilidade nenhuma, poderá ter para outros, assim como foi de muita utilidade para mim, principalmente em relação à mensagem final:

"A assessoria de imprensa da Previdência Social informou que o ministério e a Receita Federal vão publicar em breve orientações para os contribuintes, informando quais devem ser os procedimentos adotados pelas empresas para o pagamento retroativo das diferenças".

Aconselho você ainda a fazer uma atenciosa leitura nas Regras do Fórum. Desta forma verá que:

"Este espaço é destinado a troca de informações, dúvidas, atualizações legislativas, etc. (...) É um espaço de discussão pública. No fórum geralmente é colocada uma questão, uma ponderação ou uma opinião que pode ser comentada por quem se interessar. Quem quiser pode ler as opiniões e pode acrescentar algo, se desejar".

Visite o meu Facebook.
***CCB
Wellington Resende Melo

Wellington Resende Melo

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 13:57

Boa tarde!

Como acompanho e Leio quase todas as mensagens, não poderia deixar de concordar com nosso amigo Wilson.
Devemos ajudar um ao outro, esse é o espírito do fórum, o que é fácil para você pode ser difícil para mim.
Então, devemos ser humildes, por mais que seja nosso nível intelectual.
Esse link mostra o Sr. Julio Cesar com mais uma de suas respostas.
Menosprezando as duvidadas e resposta de nossos colegas.

http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=33491&pag1=1

Vamos ajudar e agregar.

Wellington Resende.

Boa sorte!
Wellington Resende.
e-mail: [email protected]
Facebook: http://www.facebook.com/wellingtonresendemelo.resende
Tel : (9) 7993-4472 (011)
Contabilidade Zanata.
Leandro carlos

Leandro Carlos

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 16:10

Boa Tarde

Com a nova tabela, qual sera o valor limite de contribuição, os mesmos 375,81?
Ou teve alteração, li a portaria e não encontrei nada a respeito.
Desde ja agradeco a ajuda.

Mônica Cristina Ávilla Cardoso

Mônica Cristina Ávilla Cardoso

Prata DIVISÃO 2 , Micro-Empresário
há 14 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 17:04

Bem, como se diz "Não há nada tão ruim que não possa ficar pior!"
mas minha dúvida é: Quem percebeu até 1.024,97 Inss 8%= 82,00 e pela tabela atualizada 8% é até 1.040,22, portanto, se o empregado percebeu 1.025,00 foi calculado 9% = 92,25 e o correto pela tabela nova seria 8%= 82,00...sendo assim, foi descontado a maior do empregado e repassado a maior para a previdência...será que a empresa será ressarcida desta diferença?

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 17:09

Quais as instruções que o artigo da fenacon traz ?

Que é pra gente ficar esperando .

Grande orientação .

Julio Cesar Kujavski,

Independentemente se a orientação é grande ou não, apenas respeite as mensagens de nossos amigos como gostariam que respeitassem as suas mensagens.

Estamos observando suas mensagens aqui no Fórum Contábeis e percebemos que vez ou outra você não está respeitando as dúvidas de nossos amigos.

Pedimos a você que, a partir de agora, passe a cumprir as determinações constantes nas Regras do Fórum e "9 - Respeite a dúvida dos colegas, por mais ingênuas que pareçam! Ninguém nasce sabendo e todos tivemos que aprender o que sabemos e sabemos muito pouco de tudo!"

Caso persista no erro, teremos que tomar as medidas cabíveis.

Visite o meu Facebook.
***CCB
marco aurelio ferreira

Marco Aurelio Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3 , Chefe Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 17:30

Boa tarde

Gostaria de saber sobre estas mudanças, alguns de vcs tem a Lei ou Decreto ou a IN das mudanças.
Fora isso preciso tbm saber sobre o aviso indenizado, pois o programa da minha folha de pagamento esta descontando e lançando o inss e minha GFIP nao esta descontando tendo uma divergencia de informações, teve mudanças do aviso indenizado?

Agradeço pela ajuda.

Marco

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 17:49

Essa questão do aviso prévio é uma das "ganbiarras" do SEFIP. O valor do aviso não é para ser informado no programa. Assim como o FAP calculado pelo sistema também está errado. Em ambos os casos, a GFIP fica "errada" e tem de fazer uma GPS certa "por fora".

Jeferson Frezarin

Jeferson Frezarin

Bronze DIVISÃO 4 , Programador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 18:33

Marco,

O Decreto 6.727/2009 revogou a alínea "f" do inciso V do § 9o do art. 214 do Decreto no 3.048/1999 que isentava da cobrança previdenciária o aviso prévio indenizado. Portanto, a partir de 2009, essa verba rescisória passou a ter incidência do INSS.

No entanto, existem alguns sindicatos que possuem limitar para que os empregados daquela categoria não sofram o desconto.

Com relação à GPS gerada pelo programa SEFIP, você deve desconsiderá-la e preenhê-la manualmente ou imprimir pelo seu sistema.

Jefferson Frezarin
FusionTech Sistemas
https://www.fusiontech.com.br
Marcio Teles

Marcio Teles

Prata DIVISÃO 5 , Auxiliar Escritório
há 14 anos Sábado | 3 julho 2010 | 11:11

Bom dia

Temos que lembrar do Salário Familia esse também mudou, em alguns casos podemos por a diferença nos proximos meses..

Mas esse de fazer o calculo retroativo não esta certo, só alguem que não sabe com funciona o trabalho de fazer a Folha de Pagamento poderia lançar isso..

ok

Marcio Teles
Contador

ELOINA BOMFIM DE SOUSA

Eloina Bomfim de Sousa

Prata DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Pessoal
há 14 anos Sábado | 3 julho 2010 | 16:51

Oi gente!
estou enloquecida, acabei de gerar a SEFIP e advinhe? nada bate com nada os calculos diferentes da minha folha e olha que mudei imediatamente os valores. Por ex se o teto máximo é 3.467,40 quanto seria a valor do recolhimento? R$ 381,42 pois é então a SEFIP está considerando um valor de R$ 354,07, para todos que estão acima dessa faixa. Alguém explica o que está acontecendo?
Obrigada

Eloina Bomfim
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Domingo | 4 julho 2010 | 10:53

Bom dia Eloina Bomfim de Sousa,

Isto está acontecendo porque o Sefip ainda não tem a nova tabela do INSS.

Eu "descobri" uma maneira de atualizar esta tabela manualmente, conforme minha mensagem "Postada Quinta-Feira, 1 de julho de 2010 às 23:32:15".

Visite o meu Facebook.
***CCB
ROSANA JUNQUEIRA DE FARIAS

Rosana Junqueira de Farias

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 08:56

bom dia a todos, obrigada pelas informações recebidas ate o momento sobre essa questao da nova tabela de INSS retroativa,

atualizei a tabela no meu programa da folha ref.mes junho e todos os calculos estao conforme a tabela nova de INSS,

a dúvida do setor financeiro da empresa é a seguinte: tenho que aguardar a nova tabela para fazer a transmissao do SEFIP para fazer o pagamento de FGTS, pois o mesmo vence dia 07/07/10, nesse caso a empresa terá que arcar com os encargos?

muito obrigada

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 09:10

Bom dia Rosana Junqueira de Farias!

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-la aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, a nova tabela do INSS ainda não está disponível para o Sefip.

Veja minha mensagem dada à amiga Eloina Bomfim de Sousa. Ela também serve para você.

Persistindo as dúvidas, volte a postar.

PS.: De acordo com as Regras do Fórum, lembre-se sempre de fazer uma pesquisa (e também de ler as mensagens já existentes no tópico) antes de postar uma nova dúvida.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Página 2 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade