x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 103

acessos 183.416

Honorários do MEI

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 22:08

Boa noite- dando continuidade ao assunto em pauta, tenho procedido assim: se o MEI tem capacidade de preeencher o Formulário de Receitas Brutas, ensino como fazer, acompanho alguns e neste caso só cobro a declaração anual pois envolve a impressão dos DAS, papel,manutenção da impressora etc..Se o Mei não quiser ou não souber preencher, aí entra a negociação dos honorários mas, tem acontecido que Mei sem empregado, quase nada se tem a fazer (Rais não precisa). O caso complica é quando quer admitir funcionário, aí sim precisa de muito acompanhamento e não é como anunciam nas propagandas do Sebrae. Se atrasam o pagamento do DAS, é justo cobrar pela impressão de novo documento. Aliás por falar em Sebrae, atendentes tem ligado e até eles mesmos estão fora da realidade. Eles pedem informações de MEI para preencher suas planilhas e acham que os Mei's tem uma renda muito boa pois citam milhares de reais, se o MEI aplicou em maquinário,se aumentou o quadro de funcionários, quanto é a retirada ou pró-labore, se recorreu a bancos para adquirir capital de giro etc.. Dá até prá rir quando informamos que o mei faturou 3.000, comprou materiais diversos 2.500 e sobrou 500,00 para pagar o aluguel de por exemplo 450,00. Final da história, em que aplicará os 50,00 restantes? Em maquinário? Expansão dos negócios? Aplicações financeiras? Eles enviam questionários para MEI como se fosse uma grande empresa. Completamente fora da realidade. Num dos questionários respondi que o mesmo não se enquadrava na situação ou perguntas elaboradas e que tratava-se de MEI e não empresa de médio ou grande porte.
Assim, também acho incorreto apontar ou direcionar suas orientações para os honorários dos profissionais de contabilidade conforme mencionaram acima. Vejam os salários dos analistas do Sebrae. Já viram? Se deixarmos na corda bamba, chegaremos ao ponto de rodar a cidade toda entregando DAS atualizados por esquecimento no pagamento, preenchimento de cadastros para bancos, etc..(temos que contratar office boy) As propagandas dizem muito sobre facilidades mas observem que nem os bancos federais tão dando mole nas suas tarifas. Podemos acrescentar que tem um Sindicato aí que envia boleto de contribuição por volta de $160,00 e faturam no ano mais que nós, sem fazer nada pelo MEI, e muitos pagam por falta de orientação e até mêdo. Assim, é justo cooperar com nossos amigos que são MEI mas também não podemos deixar de valorizar nosso trabalho. Na Receita, se precisar de uma cópia, o atendente te manda prá rua tirar uma e com a máquina xerox atrás dele e ainda diz prá agendar novamente. É muito sofrimento prá quem precisa de tais órgãos. Tô "doido" pra ser "Analista do Sebrae ou Atendente da Receita Federal", aí sim, vou ajudar a todos voces meus sofridos colegas.
Boa Noite a todos.

cesar serrati
João Rafael Pinto Fernandes

João Rafael Pinto Fernandes

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 22 julho 2012 | 20:36

Boa Noite,

Com relação ao MEI, infelizmente o SEBRAE vem metendo o dedo no que se trata de registro dos mesmos.

Eu particularmente desconsidero o que o SEBRAE diz e COBRO POR QUALQUER serviço prestado seja ele de registro, alteração, emissão de DAS, solicitação de NF.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 08:43

Aqui eu não cobro pela abertura.

Se for alterar, fechar ou transformar eu cobro valor normal.

Quantos aos serviços cobro tudo também em dinheiro, menos impressão de documentos no qual peço uma resma da pequena de 100 folhas sempre que vem.

E uma taxa simbólica de 35 reais para manuntencao da parte trabalhista de 1 funcionário do MEI mensal como honorário.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
FRAN LEMES

Fran Lemes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 17:08

Prezados colegas de trabalho,

Estejam atentos as diretrizes ditadas na Lei Complementar 128/08, que cria o Empreendedor Individual, permite a inclusão de empresas de contabilidade no Simples Nacional recolhendo tributos na tabela 3, mais vantajosa. E também fixa, como contrapartida, que esses profissionais façam o registro e a primeira declaração receita anual dos empreendedores individuais, de forma gratuita.Portanto existe um respaldo legal para a não cobrança destes honorários, cujos benefícios foram revertidos em enquadramento das empresas Contábeis no Simples Nacional.

Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 17:32

Boa tarde Pessoal.

Não se esqueçam que gratuito é só a abertura e a primeira declaração e mesmo assim, só os escritorios optantes pelo SIMPLES.
Quanto a esse pessoal do SEBRAE, acho uma VERGONHA os preços exorbitantes que se cobram por cursos, por assessorias, tendo em vista que esse órgão é mantido pelo GOVERNO.
Não só o SEBRAE como o SENAC, também. Seus preços são VERGONHOSOS.
São todas entidades mantidas pelo GOVERNO.
Tomem muito cuidado com essa opção pelo MEI, com relação a aposentadoria. ..

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 22:52

Como disse o amigo Carlos Alberto Barbosa Muller

Apenas a abertura e primeira DASN.

Demais serviços como toda parte trabalhista de 1 funcionário, declarações IRPF, DIRF, e outras dependendo da atividade deve ser cobrada.

Na minha opinião se o governo criou isto ele que arque com o suporte, simplesmente inundou a classe contábil com um tipo de empresa sem rentabilidade, que atrapalha as horas dos escriturarios que deixam de atender por exemplo uma empresa lucro presumido ou real que paga 2000 reais de honorário por exemplo para dar suporte gratuito a pessoas que só verão 1 vez ao ano e não pagam 1 centavo. As vezes o cara perde 2 horas de relógio só para o cara explicar o que ele tem na micro empresa dele.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
FRAN LEMES

Fran Lemes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 08:03

Prezados colegas de trabalho.

Reiterando sobre o assunto de pagamento de honorários para o MEI, quero salientar que existe a minha ótica um problema muito maior,independente da obrigatoriedade de o contador prestar esses serviços de abertura e primeira declaração gratuitamente.
A facilidade com que uma pessoa pode tornar se um MEI, não esta ligada diretamente com a capacidade e os conhecimentos necessários para a pratica como empresários, acredito que 90% dos pequenos empresários que formalizam-se através do MEI, não tem um minimo de instrução e capacitação para gerenciar um negocio.Portanto prestar assessoria para a abertura da empresa seria um serviço fácil para nós contadores, quando digo fácil, refiro me a qualificação de cada profissional, não que o trabalho em si não seja oneroso pois obriga se muitas vezes o desprendimento de outro profissional dentro da organização contábil para prestar tal serviço.
Avaliando esse quadro,uma primeira abordagem e qualificação destes futuros "empresários" poderiam ser respaldadas pelo Sebrae, que qualificaria, e prepararia melhor esses profissionais, dando melhores informações não apenas sobre os benefícios de se tornear um MEI, mas também sobre as obrigações e sobre todos os aspectos de gerenciamento empresarial antes de motiva los a abertura incondicional de uma nova empresa.

Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 09:09

Bom dia Fran.

Concordo totalmente com voce e assino em baixo de tudo o que voce falou.
O problema é que o MEI é uma das saidas que o governo esta achando para cobrir o deficit do INSS.
Se o MEI não complementar seus recolhimentos, só se aposentara por idade e com UM SALARIO.
Se o MEI complementar seus recolhimentos, só se aposentara por tempo de serviço com UM SALARIO.
Independente se fature R$ 200,00 ou R$ 5.000,00.
Como ja disse acima, SEBRAE é órgão governamental. A quem voce acha que ele atende? A quem o alimenta.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
FRAN LEMES

Fran Lemes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 13:23

Boa tarde Carlos Mullher.

Como podemos observar o governo através da mídia passa aos contribuintes a falsa impressão de beneficio, que é facilmente desmascarada com um pouco de informação, mas como nosso pais a cultura do conformismo e da ignorância impera, fica dogmatizado o assistencialismo banal disfarçado de
beneficio da previdência social...
Postei uma noticia sobre o deficit na previdência hoje, se for liberada pelos moderadores leiam.

Grata pela discussão onde podemos trocar experiências aprendendo mais.

Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância.
Derek
Bok

Pontini

Pontini

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 15:48

Não sou obrigado a fazer gratuitamente, mas faço por camaradagem, mas declarações cobro todas e se tiver empregados, é claro, cobro também, bem como cadastro para bancos.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 16:12

Pontini

É boa lembrada, todos preenchimentos de banco e relações de faturamento anual para levarem ao banco eu cobro 50 reais por cada preenchimento.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Pontini

Pontini

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 16:29

Uma coisa interessante é que muitas MEs estão pedindo baixa para serem MEIs. Como não há necessidade de livros fiscais, entregar sintegra ou obrigação de emitir NF de saídas para consumidor final, as vendas podem ser superiores ao limite.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 30 julho 2012 | 09:37

Pontini

É verdade como não há uma obrigação de emissão de nf's de saida, muitos MEI's estão extrapolando o limite por "fora" do cerco fiscal. Como sempre a desorganização do governo é uma beleza. E o interessante é que nenhum fiscal vai perder tempo pedindo documentação a estas empresas para comprovação de alguma coisa.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 09:26

Orlando Dias de Souza

Esta parte da minha ótica também, MEI parte trabalhista tem que ser cobrado, Dirf, Relação de faturamento e todos demais serviços.

Pela lei somente no 1.ano a Dasn e emissão dos impostos é gratuita e a assessoria.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 14:53

Eu também não cobro a abertura, pois prefiro agir corretamente. Sou sempre sincero com as pessoas e às vezes acabo até recebendo alguma gratificação. Apesar de tudo, vejamos a questão da denuncia e exclusão do simples por eventual cobrança:

Vamos imaginar que voce cobrou e o cliente descobriu que não poderia ter cobrado isso dele. O que ele vai fazer? Vai denunciar ao SEBRAE? Pra começar não compete ao SEBRAE fiscalizar empresas ou aplicar quaisquer sansões. O SEBRAE vai fazer o que? Vai tentar enviar a denuncia ao comite gestor do SIMPLES ou à receita federal? Meu amigo, isso é uma confusão tão grande, que provavelmente o funcionário do SEBRAE nem saberá a quem recorrer. Se ele conseguir se comunicar com a pessoa certa, há grande chance de nem ter uma resposta.

Por último é só lembrar que não haverá provas, e nada pode ser feito sem provas.

Nossos legisladores são teóricos mesquinhos que precisam abrir os olhos para a realidade.

A realidade é muito distante da realidade imaginária existente dentro do congresso.

Pontini

Pontini

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 15:12


Sem querer criar polemica, eu também não cobro, mas não podemos nos calar quando o Estado quer induzir a sociedade de que todos os contadores são obrigados a fazer gratuitamente abertura para MEI. Somente aqueles escritórios que optaram pelo simples nacional é que são obrigados. Volto a frisar que não cobro pelo serviço, mas não é por imposição estatal, mas por opção pessoal.

Márcio Reginaldo Vitti

Márcio Reginaldo Vitti

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 13:01

Boa tarde a todos!

Há alguns pontos que, entendo, não estão bem esclarecidos: até que ponto o escritório contábil deve fazer de forma 100% gratuita a legalização do MEI? Após fazermos a inscrição via internet, surgem outras 'obrigações acessórias'. Fazemos aqui gratuitamente, mas vejam os transtornos:

1. A Prefeitura de Piracicaba exige que seja formalizado o processo de inscrição do MEI. Precisamos preencher uma série de formulários, apresentar vários documentos, e então ocorre a legalização;

2. A Prefeitura de Piracicaba aderiu ao SIL - Sistema Integrado de Licenciamento, que também deve ser feito para o MEI, com uso de certificado digital do contador;

3. Quando a atividade exige, é necessário solicitar licença junto à Vigilância Sanitária Municipal, isso através de requerimento, pagamento de taxa, e tudo o mais.

Enfim, a burocracia começa no momento que o MEI obtém o certificado na internet.

Na minha interpretação, fazer a inscrição do MEI via site, obtendo o certificado, é absolutamente possível de ser feito sem cobrança. Mas todo o restante do processo fica complicado se feito sem cobrança, pois envolve muito trabalho e pessoal.

Aguardo a opinião dos colegas.

Atenciosamente,

Márcio Vitti

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2012 | 13:11

Caro Vitorio Pontini, não se esqueça que o MEI só pode ter 1(hum) empregado.
Só para complementar.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 16:07

Apenas para completar os comentários já feitos...

A Receita Federal não fez nenhum "favor" em abrir aos escritórios de contabilidade a opção pelo Simples Nacional. Na minha opinião, nossa classe nem mesmo deveria ter se mobilizado para isso, já que acredito ser uma obrigação da Receita, em respeito aos que despendem muito mais tempo para atender as obrigações acessórias por ela criadas do que nos dedicarmos ao crescimento patrimonial não só dos clientes como da sociedade.

Ao invés de isentar os serviços para registro de MEI a Receita Federal deveria ter isentado de impostos os 12 primeiros meses da empresa, como acontece em alguns paises.

Penso da seguinte forma, como sempre acontece o que deveria ser de responsabilidade do governo mais uma vez é transferida para a própria sociedade, nesse caso a classe contábil.

Infelizmente, não temos muito o que reclamar, somos "nós" mesmos que elegemos nossos governantes.

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - [email protected]
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 17:26

Umberto Mallmann

Na minha opinião eu acho um absurdo uma Igreja e um Cartório ser isento de tributos.

Enquanto nos contadores temos que arcar com toda tributação, a classe deveria brigar por isenção dos impostos federais. Nós somos importantes tanto para sociedade tanto quanto para o governo.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 17:45

É isso aí Phillipe!

Imagina se a onda das obrigações aos contadores e técnicos em contabilidade pega...

Daqui a pouco, vão exigir que os médicos, formados em universidades públicas (com o nosso dinheiro, arrecadado dos impostos), prestem atendimento gratuito durante algum tempo...

O Governo acha que é uma "entidade" a parte... Quando não é. Hoje servimos o governo, quando deveria ser o contrário.

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - [email protected]
cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 23:42

Prezado Phillipe: concordo em parte contigo mas sobre as igrejas, na verdade elas pagam icms embutidos em contas de agua, energia etc..em material de construção, aquisição de equipamentos, móveis,bebedouros, ventiladores etc. São isentas totalmente do Iptu e mesmo assim todo ano tem de requerer ou confirmar tal benefício, junto ao município. Também, precisam exercer ou fazer sua parte, informando anualmente o que se fez na comunidade, dentro do seu papel social, para se ter direito a tais benefícios. Inclusive podem ter até aulas de leitura ou alfabetização como também, ajudar o poder público, na questão social como evangelizar, visitar necessitados e muitos são tirados de situações diversas (alcool, drogas etc..), podendo assim merecer tal benefício. Infelizmente nem todas exercem seu real papel nesta sociedade em que vivemos, tão carente de ajuda e com os enormes problemas já mencionados.
Sobre a cobrança pelos serviços do MEI, somos observadores de várias postagens de pessoas leigas que sem acompanhamento entram num "beco sem saída" pois não é como se fala na propaganda que é fácil abrir um negócio. Até mesmo o Sebrae parece estar longe da realidade enviando ao MEI um questionário perguntando: sua empresa fatura mais ou menos de 3.600.000,00 por ano? Qual o total das despesas com pessoal- férias, horas extras, prolabores etc..? Valor total de investimento em equipamento... Valor total dos impostos pagos....
Isto é parte do questionário. Eles têm de se atualizar e saber que nem precisa perguntar pois já está no DAS... Icm 1,00 e Iss 5,00 + 5% INSS. Acho justo cobrar adequadamente pelos serviços pois até mesmo o pessoal do Sebrae tem boa remuneração. Seus serviços não são gratuitos. Observem o tamanho e a textura do envelope que eles enviam para os MEI, com apenas 3 folhas finas de um questionário complexo. É um desperdício do nosso próprio dinheiro em contraste com as dificuldades de um Mei de levantar pequena importância nos bancos ao nosso redor. Um escritório não suporta ter mais um office boy para andar pela cidade toda, colhendo documentos, levando Das recalculado e, mais um funcionário prá ficar a disposição preenchendo cadastros de bancos, recalculando, fazendo declaração anual etc... etc...despesas com material, impressoras etc. É sabido que quem está sozinho como Mei , sem orientação, a qualquer momento comete um deslize e temos visto isso nas postagens deste fórum. Abertura precipitada, com cnae incorreto e em pouco tempo, não sabem com extinguir ou baixar para se livrar dos problemas, despesas (DAS atrasado) e, quando não se arrependem ao ver que não era o que queriam. Isso por falta de orientação antecipada do profissional que nos referimos nas postagens acima.
Abraços.

cesar serrati
GABRIEL PORTUGAL DONASOLO

Gabriel Portugal Donasolo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 26 janeiro 2013 | 00:42

Boa Noite caros amigos contadores!

Nossa classe deveria se mobilizar muito mais.
A cada dia que passa temos mais e mais obrigações acessórias para nos responsabilizarmos aumentando o nosso serviço sem muitas vezes conseguirmos
repassar esse custo aos nossos clientes...

Fiquei indignado com o projeto de IRPF. .. A Receita quer mandar no e-mail
dos contribuintes a declaração "pronta" sendo que se estiver correta é so devolver e se for o caso de alterações o proprio contribuinte ja edita e devolve...

Sendo assim o que nos da uma boa renda extra que são as declarações
eles querem acabar e o que é nosso fixo eles conseguem cada vez mais
aumentar nosso custo com declaraçoes e masi declaraçoes muitas vezes
tendo que manter um funcionario somente para cuidar das obrigaçoes acessorias...

Um grande abraço!

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Sábado | 26 janeiro 2013 | 17:08

Cesar Serrati da Costa Toledo

Respeito bastante sua opinião, mais num Pais laico, igreja ser isenta é uma tremendo erro.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Sábado | 26 janeiro 2013 | 17:12

Gabriel Portugal Donasolo

Perfeitamente exposto, próximo ano perderemos mais ainda uma renda.

Daqui a pouco praticamente teremos de trabalhar apenas para o governo gratuitamente, e recebendo alguns poucos honorários.

Já vi muitos contadores que estão fugindo da escrituração e obrigações acessórias, optando pela consultoria presencial no cliente. Ou seja um funcionário da própria empresa faz todos lançamentos e cabe ao contador apenas conferir o resultado final e dar o aval para transmissão da declaração.

Do jeito que vai e com a classe desunida, cheio de regras e obrigações governamentais fica dificil trabalhar.

Fora a crescente inadimplência dos clientes.

---


Na minha opinião apenas no SEBRAE era para o MEI ter acompanhamento, e não nos escritórios contábeis.

Imagina um funcionário do escritório que deixa de atender um cliente Lucro presumido que está pagando R$ 1000 reais de honorário porque o MEI está sendo atendido de graça, mandando o cliente aguardar a finalização de atendimento.

E ai ?

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 11:20

Seguindo o debate, bem interessante ...
Alguem teve problemas de clientes se enquadrando no MEI?
Estou percebendo que está existindo mais contribuintes "fechando" microempresas e optando pelo MEI do que quem não tinha inscrição se regularizando. Qual a opnião de vc´s?


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Página 2 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.