x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 20

acessos 7.429

Sefip/Gfip - Contador/Cliente

João Gomes dos Anjos Filho

João Gomes dos Anjos Filho

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sábado | 18 junho 2011 | 22:01

Boa noite a todos!

-No que se refere a Sefip/Gfip, sou aprendiz. Gostaria da ajuda dos mais experientes para esclarecer algumas dúvidas, simples para os que dominam o assunto, mais importante para mim que sou iniciante neste assunto.

-Dúvidas:
-De acordo com a necessidade de se obter o Novo Certificado Digital, foi necessário fazer a inscrição no CEI, gerando assim a obrigação do envio da Sefip/Gfip sem movimento (contador) , sendo assim surgiu uma dúvida. Como enviar ao mesmo tempo a Sefip/Gfip sem movimento (Contador) e a Sefip/Gfip referente ao meu cliente.
-Tenho certeza que alguns de vocês já tiveram esta experiência, solicito a orientação dos companheiros.

-Que Deus abençoe a todos!!!!

-Obridado!

João Gomes.

VALDIR ALEXANDRINO PINHEIRO

Valdir Alexandrino Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 17:55

joão

boa noite

primeiramente qual é a atividade do seu cliente? como é normal primeiramente voce irá cadastrar o empresario ou (empregador) e o contador, depois voce fará a gfip normal sem movimento, basta fazer uma unica vez a partir da paralização das atividades, voce só voltará a fazer nova gfip a partir do momento em que ele retornar as ativadades. Ao enviar a gfip sem movimento voce já estará declarando (sem movimento) não tem obrigação de recolhimento.

att.

valdir a. pinheiro

João Gomes dos Anjos Filho

João Gomes dos Anjos Filho

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 13:37

Boa tarde, a todos!

-Ainda continuo com dúvidas como elaborar a Sefip/gfip - Contador/Cliente, tentarei ser mais objetivo.

-Preciso elaborar e enviar uma Sefip/Gfip mes 06/11, onde possa constar as informações referente a: Sefip s/ Movimento (Contador - CEI) + Sefip do cliente com informaçoes de funcionário.

-É correto enviar uma Sefip s/ movimento (Contador - CEI) e depois enviar outra Sefip do Cliente com informações do funcionário, ou tem uma maneira de enviar ambas de uma só vez ?

-Alguém pode me enviar um passo a passo de como elaborar e enviar as duas ou mais Sefip's de um so vez, Caso seja está a opção correta.

-Obrigado a DEUS! e a Todos por este FORUM existir!

João Gomes.

Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 14:28

Não tem como enviar as 2 de uma vez pois são movimentos distintos, um é com recolhimento e o outro sem movimento.

Faça uma sem movimento com os dados do cei, envie.

Depois faça o movimento do cliente como faz todos os meses. Se não houver movimentação no cei não será necessário fazer outra sem movimento.

João Gomes dos Anjos Filho

João Gomes dos Anjos Filho

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sábado | 25 junho 2011 | 17:01

Boa tarde, Valdir !



-De acordo com a necessidade de se obter o Novo Certificado Digital (e-cpf), foi necessário fazer a inscrição no CEI, gerando assim a obrigação do envio da Sefip/Gfip sem movimento (contador) .

-Vou enviar a Sefip, conforme orientação da Leila.

-No mes seguinte quando o cliente me pagar e reter o INSS, como devo proceder para fazer a Sefip ?

-Posso informar na mesma Sefip a retenção (INSS) da minha receita e as informações do meu cliente (Empresa/Funcionários), como fazer ?


-Obrigado!

João Gomes.

JEAN CARLOS DOS SANTOS

Jean Carlos dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Bancário(a)
há 12 anos Domingo | 10 julho 2011 | 10:48

Caros Colegas,

Preciso de alguns esclarecimentos...Estou diante da seguinte situação:
A empresa X foi aberta em 31/03/08, firma individual. A primeira compra de mercadorias para revenda foi mes 07/2008 e primeira
venda de mercadorias 09/2008. Até hoje não teve funcionarios e nunca foi feita a SEFIP. A proprietaria pagou todo esse periodo como contribuinte automono atraves do carne gps (como arteza pagando 20% do s.mínimo). A empresa está prestes a contratar a primeira funcionaria Pergunto: 1- Como devo informar na Sefip?
2- de quando a quando informo ele como "sem movimento" ? e depois informo como? pagarei multa?

Obs: a empresa não teve lucros em 2008 (inicio dos atividades) houve investimentos em estoque principalmente.

Obrigado desde já pelas contribuições.

VALDIR ALEXANDRINO PINHEIRO

Valdir Alexandrino Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 11 julho 2011 | 18:55

Jean

boa noite

voce irá fazer uma gfip mes a mes, como o seu cliente e empresario e já pagou o inss como autonomo, voce irá informar o nit com o qual ele recolheu, tenho um pouco de duvida mais creio que o valor será alocado na gfip. qualquer duvida voce vá ao inss e faça uma alteração no nit e peça para alocar os valores pagos,. Leve todas as gfip e os recolhimentos, acho que dará certo.

att.

valdir a. pinheiro

Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 12 julho 2011 | 11:55

Se ele recolheu como autônomo e você fizer uma gfip informando estes valores vai gerar estes valores como débito na empresa.
Primeiro verifique se houve retirada de pró-labore pela sócia na empresa. Se houve você deve informar na Gfip, caso contrário primeiro verifique se será possível alterar estes recolhimentos como autônomo para o Cnpj da empresa.

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 15:52

Karo amigo Carlos, desconheço tal procedimento.
O que eu sei é se a empresa está inativa, não precisa enviar SEFIP. , pois a mesma se não efetuar nehuma entrega de Declarações e nehuma movimentação no prazo de 5 anos, ela se extingui automaticamente.

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 15:56

Severino

apenas para esclarecer, a empresa está inativa ou a empresa está funcionando mas sem empregados? Pois se estiver ativa e sem empregados você só precisa informar a SEFIP sem movimento no primeiro mês e mensalmente a partir da primeira contratação.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
VALDIR ALEXANDRINO PINHEIRO

Valdir Alexandrino Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 19 julho 2012 | 10:49

Severino
bom dia
A sefip é obigatória para todas as empresas em movimneto, se a empresa paralizar as atividades voce fará uma sefip negativa a partir da paralização, a sefip é para fins de gerar a GPS de recolhimento para o empresário x contador, (obrigatorio, não importa se a empresa tenha ou não empregado.

att.
valdir a. pinheiro

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 11:38

Apenas complementando. Inexistindo o recolhimento ao FGTS e informações à Previsdência Social, o empregador/contribuinte deve transmitir um arquivo SEFIP com indicativo de ausência de fato gerador (sem movimento). Ou seja, mesmo que não haja empregados, mas havendo fato gerador (como por exemplo pagamento de pró-labore ou pagamento de contribuinte individual) haverá a transmissão da SEFIP.

Fonte: Manual da GFIP/SEFIP.

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
VALDIR ALEXANDRINO PINHEIRO

Valdir Alexandrino Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 17:58

Jean
boa noite
JEAN como voce deve ter visto já foi feito varias postagens sobre o assunto, mas como voce disse que a empresa iniciou as atividades em 31/03/2008 voce fará uma sefip negativa, e no mês 07/2008 efetuou as primeiras compras e ó teve faturamento em 09/2008, se seu cliente quizer se beneficiar com o recolhimento do INSS, faça as GEFIP a partir 04/2008, a não ser faça as a partir de 07/2008, empregador x contador, não importa se ele teve ou não empregado a GFIP, só irá gerar 11% se ele for microempresa, vá o INSS tente azer a alocação dos valores pagos para a GFIP, o nº de incrição NIT será utilizado para a alocação, creio que voce não irá pagar multa alguma (não é certeza), tente fazer o que lhe falei.

att.
valdir a. pinheiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.