x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 107

acessos 28.598

Vilson Quaiato

Vilson Quaiato

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 15:40

na validação do fcont 2011 ocorre o seguinte erro:

a conta de resultado 30540010 utilizada em lançamentos do tipo “tr”, “x” e “f” não possui um lançamento de contrapartida do tipo “ef” que permita o encerramento dos saldos fiscais. o somatório dos lançamentos ef + tr+ f +(-)x dever ser igual a zero.


tem alguma informação que possa me auxiliar?



MARIELE M MORO

Mariele M Moro

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 10:47

Bom dia ...

Por favor, alguém ja transmitiu a Fcont versão 4.0 ref. 2010, pois a minha já está gerada e assinada, porém na hora da transmissão da o seguinte erro: OCORREU UM ERRO INESPERADO NO SISTEMA...esseerro é de recepção por parte da receita federal? Sabem me informar...Grata.

José Gonçalves Chaves

José Gonçalves Chaves

Bronze DIVISÃO 4, Cortador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 17:01

Olá Mariele!

Fui informado pela Empresa locadora de nosso Sistema Contábil, que a Receita irá fazer a devida correção, pois realmente está ocorrendo o
ERRO.
Veja bem não é oficial, mas poderá servir de alento até que se esclareça.

att.

Chaves

MARIELE M MORO

Mariele M Moro

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2011 | 07:43

Bom dia Chaves, grata pela instrução, mas no caso de não ser oficial, como devo proceder se continuar ocorrer este erro? Mas acredito se é erro da Receita Federal, provavelmente terão que corrigi-lo!

Emerson de Andrade Miranda

Emerson de Andrade Miranda

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 11 outubro 2011 | 16:41

Estou com a seguinte dúvida: Ainda tenho alguns Fcont's de 2010 para retificar, então gostaria de saber se posso fazer essa retificação já utilizando o novo plano de contas referencial ou terei de mandar pelo plano de contas antigo? Ou seja ter dois trabalhos, primeiro cadastrar as empresas pelo PCR 2010 depois excluir as vinculações, para aí sim cadastrar o novo PCR para mandar 2011.

"Vida com honra, esse é o lema".
Vilson Quaiato

Vilson Quaiato

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 14:57

No Fcont 2011 as contas de custos, de acordo com o meu fluxo de lançamentos de estoques, elas devem ser vinculadas a duas contas referenciais: à conta de custo de produtos (ou serviços) vendidos (grupo 3) e à conta de formação dos custos (grupo 5).

O Aplicativo aceitou as duas contas referencia para uma conta do meu plano de contas. Exemplo = Serviços terceiros pessoa fisica= para as contas -5.01.01.18.00 e 3.01.01.03.01.00.00.

Porem quando eu processo o "Demonstrativo do Resultado do Exercício" (M355) o saldo da conta vai para a conta 5.01.01.18.00, onde o DRE não utiliza o CPV para o cálculo do Exercício.

Alguem pode me informar algo?

Vania Sanchez

Vania Sanchez

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 17:09

Estou gerando o Fcont e aparece a seguinte advertência dizendo que:

A Natureza da conta utilizada é diferente da natureza da conta contábil do registro I050. Verifique se a situação está correta. Como faço para eliminar essa advertência?



Rafael Cardoso de Lima
Articulista

Rafael Cardoso de Lima

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2011 | 17:12

Vânia

Bem provável que alguma foi classificada de forma errônea, por exemplo, uma conta de Passivo classificada como Ativo, ou conta de PL classificada como Passivo. Ou ainda alguma conta analítica classificada como sintética. Verifique minuciosamente no bloco I050 as contas q/ estão apresentando advertências e altere se necessário.

Contador, com especialização em Contabilidade Financeira, Auditoria e Controladoria. Facebook.com/contabilidadeempauta - Twitter @contadorraffael  - Instagram.com/contabilidade_empauta
Vania Sanchez

Vania Sanchez

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 27 outubro 2011 | 09:30

Rafael Cardoso

Agradeço sua ajuda, e verifiquei aqui que as contas que aparecem pra mim são as contas de Lucro do Exercício e Prejuízo do Exercício, eu classifiquei com a conta referencial 2.07.07.04.00 ( Outras contas classificáveis no patrimônio líquido que não tenham correspondência nas outras 2.07.07.01.00, 2.07.07.02.00, 2.07.07.03.00).

Gostaria de saber se está certa essa classificação que eu fiz?

Poliana Barros

Poliana Barros

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 27 outubro 2011 | 16:50

Pessoal boa tarde,

Meu FCONT esta gerando uma advertencia com a seguinte informção "Lucro/prejuizo informado no periodo é diferente do somatorio dos saldos finais informados I355".
No bloco M030 coloquei o Valor do Lucro Liquido antes do IPRJ e CSLL valor que esta na DIPJ Ficha 06A linha 69.
E no Bloco I355 esta todos os lançamentos de resultado, mas lá contem os saldos de despesa do IRPJ e CSLL.
Gostaria de saber o que seria correto se é considerar o licro liquido (DIPJ Ficha 06A linha 73) ou se tenho que tirar do meu bloco I355 os lançamentos de despesa de IRPJ e CSLL.

Rafael Cardoso de Lima
Articulista

Rafael Cardoso de Lima

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 27 outubro 2011 | 17:55

Vânia

Eu também usei essa mesma classificação que vc 2.07.07.04.00.

Boa Sorte!

Contador, com especialização em Contabilidade Financeira, Auditoria e Controladoria. Facebook.com/contabilidadeempauta - Twitter @contadorraffael  - Instagram.com/contabilidade_empauta
Vilson Quaiato

Vilson Quaiato

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2011 | 10:07

Pessoal,

Uma dica quanto ao Fcont2011, talvez vocês já saibam ou tenha outra maneira que eu não sei, para poder visualizar o Demonstrativo do Resultado do Exercício – Referencial Fiscal (M355), tem que gerar uma cópia para a entrega, depois importar esta cópia, a partir deste momento você pode ter acesso ao Relatório. É sempre bom verificar se as Receitas, Custos, Despesas e o Resultado está de acordo com sua contabilidade.

Oswaldo Chioda Junior

Oswaldo Chioda Junior

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 1 novembro 2011 | 08:15

Bom dia,
Estou validando o FCONT e surgiu dúvidas:
1. No Demonstrativo de Apuração - Sped Fcont, na linha Lucro Líquido/Prejuízo Contábil, deve ser informado o resultado societário já deduzido o IRPJ/CSLL ou o resultado societário somado o IRPJ?
2. Na linha Lucro Líquido/Prejuízo Contábil-Fiscal, deve ser informado o Resultado Societário ou o Resultado Real (com adições e exclusões do
Lalur) ? ou o Resultado Societário (com expurgos e inclusões do Fcont)?

Adeline Cristina

Adeline Cristina

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2011 | 13:47

Boa tarde, estou tendo muita dificulade em corrigir esse erro: A natureza da conta referencial utilizada é diferente da natureza da conta contábil do registro I050. Verifique se a situação está correta.

ja fiz de tudo que eu podia imaginar, mas nada esta dando certo. Todas essas contas estao dando essa advertencia.

2.07.01.01.00
2.07.01.02.00
2.07.04.03.03
2.07.04.01.01
2.07.04.01.04
2.07.04.02.00
2.07.04.02.00
2.07.04.05.00
2.07.04.03.04
2.07.04.03.05
2.07.04.05.00
2.07.04.05.00
2.07.07.01.00
2.07.07.03.00
2.07.07.02.00
2.01.01.13.00
2.01.01.13.00
2.01.01.13.00
2.01.01.13.00


obrigada pela ajuda.

Adeline

Vilson Quaiato

Vilson Quaiato

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2011 | 15:29

Adeline,

As contas em questão são:
2.07 PL
2.01 Passivo Circulante

No registro I050 a natureza das contas (COD_NAT) deve ser respectivamente 02 e 03.
Talvez esteja classificado com outra natureza.

Samir J. Abrahão

Samir J. Abrahão

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2011 | 17:23

Boa tarde, caros colegas, estou fazendo lançamentos I200/I250, no próprio programa do fcont, e estou com uma dúvida, se tenho que expurgar os pagamentos das contraprestações, registradas com uma conta do Passivo (Arrendamento Mercantil a Pagar), e se tenho que fazer inclusões, registrando os pagamento, em uma conta de despesas de arrendamento mercantil financeiro (leasing), por que nos Balancetes Contábil Fiscal e Referencial Fiscal
, estácom diferenças nos saldos das contas de Arrendamento Mercantil a Pagar e na conta de lucro líquido do exercício, exatamente do total das contraprestações do arrendamento mercantil. Só que o Demonstrativo de Apuração do FCont, bateu o valor do ajuste do RTT. E o FCONT está com status de validado. Quem puder me ajudar, desde já agradeço.

Samir J. Abrahão

Samir J. Abrahão

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2011 | 17:51

Boa tarde Oswaldo ChiodaJr., a ADE COFIS 031/2011, Anexo I, que regulamentou o leiaute do Fcont, diz que o M030, campo 03, deve ser informado com o lucro (prejuízo) societário antes das provisões para a CSLL e IRPJ. Só que o pva do FCONT valida com advertência, dá para entender. Quem tiver uma orientação mais concreta, por favor me informe. Obrigado.

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2011 | 18:05

Boa tarde!

Por favor, qualquer empresa do LUCRO REAL está obrigada à apresentação do FCONT? Tenho 3 supermercados nesse regime tributário, um com início de atividade em 2009 e os outros 2 abriram em 2010. Mesmo assim estarão obrigadas à apresentação?

Agradeço que possa responder minha dúvida.

Obrigada.

Keila

Keil@Rejane
Vilson Quaiato

Vilson Quaiato

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2011 | 18:23


Keila

No ADE COFINS 31

- Sociedades novas: os arquivos contemplam as operações a partir da data da ocorrência do evento.



E a Instrução Normativa RFB nº 949, de 16 de junho de 2009

Capítulo III

Do Controle Fiscal Contábil de Transição (FCont)

Art. 7º Fica instituído o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT) para fins de registros auxiliares previstos no inciso II do § 2º do art. 8º do Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, destinado obrigatória e exclusivamente às pessoas jurídicas sujeitas cumulativamente ao lucro real e ao RTT.

Art. 8º O FCONT é uma escrituração, das contas patrimoniais e de resultado, em partidas dobradas, que considera os métodos e critérios contábeis aplicados pela legislação tributária, nos termos do art. 2º.

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2011 | 12:50

Obrigada Vilson e Hugo pelas informações.

Até peço desculpas por não ter postado antes os agradecimentos, na verdade, logo após a postagem encontrei outro tópico sobre o FCONT OBRIGATORIEDADE e lá eu vi que TODAS as empresas optantes pelo LUCRO REAL estão obrigadas à apresentação conforme alteração na legislão pela IN RFB 1139/2011. Ref. ao ano base 2010. Até o ano calendário 2009 estavam obrigadas as empresas concomitantemente optantes pelo lucro real e pelo RTT.

Att

Keila Rejane

Keil@Rejane
Lukas Silva

Lukas Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2011 | 16:08

O sistema gerou o Demonstrativo do Resultado do Exercício - Referencial Fiscal (M355) fiz a validação e concluiu SEM ERRO, porém verificando todos os relatórios gerados pelo PVA verifiquei que este demonstrativo na conta 3 - Resultado Líquido do Exercício não estava correto pois não era igual ao societário ( no meu caso tem que ser, ok) e me certifiquei que o problemas esta no grupo de conta 5 que não esta sendo considerado e logo não diminui meu resultado que esta um lucro a maior que o societário, porque o validador nao considera esse grupo no DRE ? Alguém esta com esse problema ?

Vilson Quaiato

Vilson Quaiato

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2011 | 18:09

Lukas Silva,

Também tive o mesmo problema, eu classifiquei as contas de custo do meu sistema com a conta 3.01.01.03.01.01.00.

No Ade COFIS 31 não existe as conta 5

Lukas Silva

Lukas Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2011 | 18:33

Vilson

Realmente na ADE COFIS nr. 31 d, não consta a conta 5. O estranho é que na pasta "tabelas externa", que fica localizada C:Arquivos de programasProgramas_SPEDSPEDFCONT2011 abelasexternas , ( instalação do programa),tem o arquivo Contasref-SRF.txt , e ali consta a conta 5.

Adeline Cristina

Adeline Cristina

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 09:00

Bom dia!!!

Obrigada Vilson pela dica, mas continua dando o erro A natureza da conta referencial utilizada é diferente da natureza da conta contábil do registro I050. Verifique se a situação está correta.

tem problema se entregar assim? ou teria uma outra possibilidade para corrigir essa advertencia?

obrigada.

Lukas Silva

Lukas Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 09:26

Colegas


Tem uma Nova versão a 4.1 , mas para mim não resolveu o problema. A unica mudança é que não precisa mais gerar para visualizar o DRE, mas a conta do grup 5, continua a mesma coisa!

Página 1 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.