Nossa, que tanto de coisa, vamos lá:
Quando vou registrar um funcionario, quais os passos a seguir?
o que é necessário fazer primeiro?
existe algum prazo para entrega de documentos aos orgãos competentes?
Por exemplo, eu vou registra-lo com data de 01/02 até que dia tenho que enviar as papeladas.
Tania, basta você emitir a documentação de praxe: contrato de trabalho, ficha de
salário família, termo de vale-transporte, etc.. Faça a anotação na carteira do funcionário e preencha a ficha de registro. Não é necessário o envio de nenhuma documentação para nenhum órgão do governo de início, o envio das informações é feito por meio digital, através da
SEFIP.
qual o procedimento para uma empresa que ainda não tem o
certificado digital? e não terá nem 08 funcionarios registrado....
Você tem que adquirir um certificado digital para acessar os serviços da Caixa, independente da quantidade de funcionários.
como calculo uma rescisão de um funcionario que começou a trabalhar em 01/10/2010 e demitido em 02/02/2012( já recebeu 13º) mais ainda não recebeu ferias? posso pagar o salario mes de janeiro junto com a rescisão? qual o prazo para pagar rescisão? deve se depositar na conta dele?
ele esta sem registro, o que ele tem realmente de direito? devo pagar
inss e
fgts? fgts 40%? o que é melhor, uma vez que pode ir na justiça?
quero pagar tudo certinho.
Você vai pagar as
férias indenizadas + 1/3, as férias proporcionais + 1/3, 13º proporcional, saldo de salário. Se ele for dispensado você deve aind pagar o
aviso prévio e mais 1/12 de férias e 1/12 de 13º.
Como ele está está sem registro durante todo esse período, para que você pague tudo CERTINHO deverá fazer o registro dele, anotando na carteira a data em que ele começou a trabalhar e fazer o recolhimento do FGTS e INSS em atraso, com as devidas multas e
juros. Deve ainda retificar as SEFIPs de todo o período e recolher a multa rescisória do FGTS. Se ele ajuizar uma ação trabalhista COM CERTEZA vai ganhar e você terá que realizar todo esse recolhimento.