x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 410

acessos 194.333

Luciana

Luciana

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 16 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2007 | 11:53

Bom dia.

Alguém pode me informar como fazer uma excluir uma competencia no programa da Sefip?
O motivo é para cancelar uma competência que informei na sefip 04/07 e a empresa ecerrou as suas atividades em 31/03/2007, a comp. do mês 03 foi recolhida normalmente.

agradeço deste já.

Eduardo Rogerio Candreva

Eduardo Rogerio Candreva

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Geral
há 16 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2007 | 12:03

No sefip você cadastra a competência que foi informada errada e assinala pedido de exclusão de informações anteriores e marca a participação da empresa, executa o fechamento e reenvia a informação, depois é só informar a competência correta e enviar.

OK

Jose Carlos Bustos

Jose Carlos Bustos

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2007 | 15:03

Boa Tarde Luciana


Em alguns casos, é necessário excluir uma GFIP/SEFIP informada indevidamente. Isto pode acontecer quando:

a) O empregador/contribuinte entrega uma GFIP/SEFIP quando na verdade não houve fatos geradores nem outros dados a informar, ou seja, a GFIP/SEFIP deveria ser "sem movimento". É necessário fazer um pedido de exclusão, além de entregar a GFIP/SEFIP com ausência de fato gerador (sem movimento).

b) A GFIP/SEFIP foi entregue com informação errada num dos dados da chave, ou seja, com erro no código de recolhimento ou no FPAS ou na competência ou no CNPJ/CEI do empregador/contribuinte. Ou ainda, com erro no campo CNPJ/CEI do tomador de serviço, se a GFIP/SEFIP tiver código de recolhimento 130, 135 ou 608, ou nos campos Processo/Vara/Período, se a GFIP/SEFIP tiver código de recolhimento 650. É fundamental a leitura do Capítulo V, pois existem situações em que o pedido de exclusão pode não ser necessário, dependendo de como for a GFIP/SEFIP retificadora.

O pedido de exclusão é feito no próprio SEFIP, na abertura do movimento, sendo gerado um arquivo SEFIPCR.SFP que deve ser transmitido pelo Conectividade Social. Neste caso, o SEFIP emite um "Comprovante/Protocolo de Solicitação de Exclusão", que deve ser guardado pelo prazo legalmente previsto.

José Carlos

MARCELE SAUSEN

Marcele Sausen

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 16 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2007 | 15:27

LUCIANA
Assim, lá onde vc coloca a competencia e o codigo recolhimento, é na pagina de movimento, então abaixo do mesmo diz:"FATO GERADOR" e mais a direita "INFORMAÇÕES ANTERIORES" é nesse campo q diz "exclusão de informações anteriores".
Ai vc salva isso, seleciona a empresa e executa a GFIP.

MARCELE SAUSEN
EMAC CONTABILIDADE
Luciana

Luciana

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 16 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2007 | 15:31

Muito obrigada jose carlos e Marcele.
Em 29/06 eu entrequei a GFIP s/mov. desta comp. devo entregar ooutra?
Posso usar o mesmo procedimento para corrigir cod de pagamento errado. por Ex.a empresa é lucro presumido 2100 eu entrei com o cod. 2003.

Vc são de mais.

Eduardo Rogerio Candreva

Eduardo Rogerio Candreva

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Geral
há 16 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2007 | 09:19

A Sefip só informações "ausência de fato gerador" deve ser entregue no mês que a empresa não possuir qualquer movimento valendo esta até que a empresa tenha movimentação.
Quanto a correção do código de pagamento errado, basta você gerar outra sefip com o código correto e reenviar, não precisa pedir a exclusão da anterior, pois prevalece a última entregue, é o que diz o manual sefip

MARCELE SAUSEN

Marcele Sausen

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 16 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2007 | 09:28

LUCIANA!
vc havia mandado uma sem movimento, aí vc mandou uma q vc excluiu agora, isso??Se for, vc precisa mandar outra sem movimento agora.
e referente ao codigo de pagamento, se a correção é só da GFIP vc só precisa mandar outra GFIP com os funcionarios na modalidade 9 "confirmação das informações anteriores", com o codigo certo da GPS.Na GPS tava o codigo certo?

MARCELE SAUSEN
EMAC CONTABILIDADE
MARCELE SAUSEN

Marcele Sausen

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 16 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2007 | 11:00

Oi
corrige as GFip e va a uma agencia da previdencia no setor de arrecadação para q eles mudem no sistema diretamente, acredito q eles façam ai pq aki fazem.

MARCELE SAUSEN
EMAC CONTABILIDADE
Mozart Rodrigues e Silva Neto

Mozart Rodrigues e Silva Neto

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 14 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2009 | 11:37

Estou com o seguinte problema:

Enviei GFIPs das comp. 01, 02 e 03/2008 com infarmações sobre a retirada de pro-labore de um sócio da empresa, porém a empresa só começou a ter movimento em 09/2008, portanto as informações dos 3 primeiros meses estão erradas e não deve haver recolhimento de INSS sobre esse pro-labore.

Preciso excluir essas informações anteriores, mas me surgiu uma dúvida: ao gerar o arquivo e marcar exclusão é necessário deixar esse sócio no cadastro do SEFIP dessa compentência?

Grato.

Zenaide Carvalho
Articulista

Zenaide Carvalho

Articulista , Instrutor(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 13:49

Oi, MOzart, não é necessário informar nada do trabalhador (no caso o sócio) e somente os dados da CHAVE, que são:

1) CNPJ ou Cei do Empregador
2) Competência (mês e ano)
3) Código de Recolhimento
4) FPAS

E marca que é uma EXCLUSÃO.

Depois, em relação ao primeiro mês sem movimento deve ser enviada uma GFIP SEM MOVIMENTO, não esqueça.

Depois de uns 10 dias você entra no site da Receita e veja como ficou lá em relação à falta do pagamento desses meses, que deve zerar.

Espero ter ajudado!

"Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos, não se manifesta." Taniguchi

Curta: https://www.facebook.com/zenaidetreinamentos

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
https://www.zenaidecarvalho.com.br
Blog: https://www.zenaide.com.br
@zenaidecarvalho
Mozart Rodrigues e Silva Neto

Mozart Rodrigues e Silva Neto

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 14 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 13:54

Obrigado, Zenaide!

Fiz da forma como vc disse, mas não há nenhum relatório a imprimir? Só consegui imprimir o protocolo de envio... é assim mesmo?

Outra coisa: até agora só enviei a GFIP de exclusão de janeiro. Tenho que enviar o pedido de exclusão e a GFIP sem movimento de cada um dos meses que errei, correto?

Douglas Jardini

Douglas Jardini

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2009 | 14:49

Olá...

Alguém pode me ajudar?
Quando eu gero uma GFIP sem movimento com a competencia errada eu preciso pedir a exclusão desta GFIP?
Na verdade deveria ter feito a informação da cometencia 10/2009, e quando fui digitar, digitei 10/2008 e acabei enviando essa informação. Acontece que tem empresas que tiveram movimentos em 10/2008 e já haviam sido informadas no mes 11/2008. Minha duvida é...

Preciso fazer o pedido de exclusão destas GFIPs que informei com competencia errada ou posso deixar como esta?
No manual do SEFIP não consta nenhuma informação sobre exclusão de GFIP sem movimento.

Grato desde ja...
Aguardo resposta...

Douglas

DIEGO VALERIO

Diego Valerio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 14:59

Boa tarde pessoal,

Já encerrei uma empresa em todas as esferas, Federal, Estadual e Municipal, mas agora falta no INSS e CAIXA ECONÔMICA, gostaria de saber se tenho que entregar alguma SEFIP na data do encerramento ou se tem outro procedimento?

E-mail¹: [email protected] / Skype: diegovalerio101
Luiz Antonio de Andrade

Luiz Antonio de Andrade

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 17 maio 2011 | 17:22

Como devo informar na GFIP o lucro distribuido aos sócios de sociedade empresaria?
Os mesmos socios atuam também como pessoas fisicas e são descontados de seus honorarios o INSS pelo teto máximo. Como devo informar tal fato na GFIP ? Ou entrego GFIP sem movimento para a empresa de que são sócios , visto que já contribuem pelo teto?
Cordialmente.

RICARDO AUGUSTO ASSIS DA SILVA

Ricardo Augusto Assis da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 16 junho 2011 | 14:30

Boa tarde!!
tirei 8 competencias em atraso de apenas um funcionario, e foram pagas. Dessas 8 competencias, 6 não foram localizadas. entrei em contato com a agencia, e me informaram que ocorreu esse problema porque foram enviadas varias gefip da msm competencia. A agencia pediu que primeiro excluisse essas gfips no conectividade da caixa para que depois eu informasse essas competencias novamente. Alguem sabe como excluir essas gfips ja enviadas? é pelo programa do conectividade social ou pelo site da caixa?
agradeço desde já!!!!!

Mariana Manzela

Mariana Manzela

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 14:43

Boa Tarde a todos,

É o seguinte, foram enviadas duas GFIP competências 12/2010 só que com os códigos de FPAS diferentes (507 e 515). Preciso excluir a com o código FPAS 515, como faço este processo, é pelo SEFIP mesmo solicitando o pedido de exclusão de informações anterioires, ou preciso resolver pessoalmente na receita federal?

Abs,

Mariana Manzela.

Abs,

Mariana Manzela.
Mônica Cristina Ávilla Cardoso

Mônica Cristina Ávilla Cardoso

Prata DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 12 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2011 | 18:08

Amigos dos forum, em 01/2011 enviei uma sefip de 01 empresa cod. gps 2003 (simples nacional) , entretanto, a bendita empresa foi excluída do simples, e refiz a sefip e reenviei com o código correto gps 2100, e a guia também foi paga com o código GPS 2100, valor correto. Só que agora, na situação fiscal da empresa existe uma cobrança "falta pgto gfip 01/2011" e exatamente o valor da GPS 01/2011-segurados, ou seja, estão cobrando a primeira sefip enviada, como simples nacional. E agora, tenho que excluir as 2, ou como faço prá excluir somente a primeira?

Zenaide Carvalho
Articulista

Zenaide Carvalho

Articulista , Instrutor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2011 | 20:31

vc deve ter pago a gps da parte dos segurados no código 2003, portanto, terá que fazer uma retificação da gps no CAC, para ajudar essa gps para o código 2100.

"Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos, não se manifesta." Taniguchi

Curta: https://www.facebook.com/zenaidetreinamentos

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
https://www.zenaidecarvalho.com.br
Blog: https://www.zenaide.com.br
@zenaidecarvalho
Amauri F. de Souza

Amauri F. de Souza

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2012 | 01:12

Srs. Preciso de auxilio com urgencia.

Fui informado pela empresa que uma funcionaria afastou-se por motivo de licença maternidade dia 13/12/2011.
Esta informação chegou para mim hoje dia 18/01/2012. COm gps a vencer dia 20.
Ja tinha feito e entregue a sefip sem essa informação. Pois ja recolheu fgts e a competencia 13/2011 sem a mesma. Agora como fica a empresa? Se conseguir deduzir do INSS que vence dia 20 o salario do funcionario da para reduzir em 30% o valor do INSS.
Como devo proceder para que a empresa consiga este desconto?
Att
Obrigado a todos

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2012 | 09:22

Amauri

Para correção da informação prestada em alguns campos, entre eles, o valor da dedução do salário-maternidade, basta a entrega de uma nova GFIP contendo as informações devidas.
Todos os trabalhadores informados na GFIP apresentada anteriormente devem ser informados na nova GFIP com a Modalidade 9, desde que não apresentem outras incorreções.
O valor da dedução será integral, e não mais 30% como era feito anteriormente.

Feito isso reimprima outra GPS, se ainda restar saldo a recolher.

Exemplo:

Salario maternidade R$ 1000,00 /// INSS R$ 1200,00 /// Pagar guia no valor de R$ 200,00

Att,
Feito

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
ANGELO PINHEIRO

Angelo Pinheiro

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2012 | 16:49

Boa Tarde colegas...

Estou com problemas no sistema da sefip pra transporte de informações do meu sistema de folha para o sistyema da sefit. Ocorre um erro que me informa que o sefip não esta conseguindo acessar a base de dados de meu sistema de folha. Já contactei o suporte o qual me aconselhou a desinstalar e instalar novamente o sistema do sefip, o fiz, de nada adiantou. Alguém imagina o que pode estar acontecendo?

Angelo Pinheiro
Analista de Pessoal
Wesley Aparecido da Silva

Wesley Aparecido da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 10:50

Bom dia,

Preciso fazer um acerto de Gfip do mês 01(Janeiro).
Como estou começando agora na área, gostaria de saber os passos.
No meu caso é relativo a férias de 01 funcionário pagas, onde foi gerada a folha mensal deste mesmo normal.
Se me informarem o passos agradeço.

Ronaldo Rodrigues

Ronaldo Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 31 julho 2012 | 15:40

Joelma,
Boa tarde!

Clique sobre o nome do funcionario com o botão direito do mouse e selecione movimentação, e coloque o código e a data da demissão.

Ronaldo Rodrigues
Gestor Contadores Associados
Página 1 de 14

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.