Rubens Carlos
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeBoa tarde, tudo bem?
Estou iniciando minha carreira contábil, pegando algumas empresas pequenas, e estou me saindo bem inicialmente, porém;
Estou abrindo uma transportadora para um cliente, nunca trabalhei com uma transportadora e estou apanhando na questão fiscal, alguém pode me ajudar?
Meu cliente, na maioria das vezes, irá transportar entre cidades do mesmo estado e a mercadoria é sem risco (ramo cítrico(laranjas, tratores e etc)), ele mesmo será o motorista e a empresa já está enquadrada no simples nacional com cnae 49.30-2-02 - Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual einternacional.
Minha dúvida é os doctos e tributação que ela irá precisar nesses transportes.
Eu devo emitir a NFe e depois emitir o CT-e entregar pro mesmo pra ele conseguir transportar a mercadoria? É SÓ ISSO?
Na questão da tributação, sei que entre cidades, a gente tira o ISS e inclui o ICMS na alíquota, É ISSO?
Se alguem que já tenha algum cliente nesse ramo e puder me ajudar nessa fase inicial da minha carreira, eu agradeço, pois estou um pouco perdido e sozinho nessa questão.
Muito obrigado!