Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.063

Tributaçõa de Cooperativa

MARCIO ROBERTO FONSECA

Marcio Roberto Fonseca

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 29 setembro 2006 | 21:09

Prezados eu gostaria de saber se alguém poderia me informar quais os impostos e alíquotas incidentes sobre uma cooperativa. Sabendo que a cooperativa é de reciclagens de materias descartaveis. No entanto, a atividade desta cooperativa é preparar os materiais sucatiados comercializa-los.
Desde já deixo o meu agradecimento.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 11 outubro 2006 | 13:42

Boa tarde Marcio.

Depende muito do regime fiscal da cooperativa, mas alguns pontos elas se equiparam.

Com relação ao IRPJ, são isentas, exceto se explorarem atividade estranha à sua finalidade;

por sua fanilidade não lucrativa, aplica-se por analogia o disposto no art.15 da Lei 9532/97 para isentar da CSL.

PIS, 1% s/folha empregados regime CLT E SOBRE OPERAÇÕES COM NÃO ASSOCIADOS.

COFINS - incide, aliquota 3%

IRRF - de acordo com e lei

ISS - de acordo com a lei

INSS - 11% sobre associados até o limite previsto em lei, se houver empregados regime CLT a tributação sobre estes é a normal.

FGTS - Incide somente sobre a remuneração dos empregados pelo regime CLT se houver.

Bom, basicamente é isso.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
MARCIO ROBERTO FONSECA

Marcio Roberto Fonseca

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 17 anos Sábado | 14 outubro 2006 | 18:41

Luiz José Rodrigues de Carvalho, primeiramente quero lhe agradecer pela informação, pois já deu um clareada. No entanto, esta cooperativa é de reciclagem e consequentemente o comércio desses materiais.
Em caso de vendas desses materiais, incidirá ICMS?
Desde já o meu agradecimento.
Um abraço.
Marcio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.