Gabriela P B
Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)Olá, preciso de orientação em relação as obrigações mensais e anuais de uma associação, neste caso, Associações de Pais e Mestres de Escolas Públicas Municipais - APMs.
Sou contadora na área pública, que difere muito da área privada. Mas gostaria de ajudar com a contabilidade das associações do meu município, visto que estas tinham este serviço feito de maneira voluntária por um escritório da cidade. Este serviço começou a ser cobrado, sendo que o valor pago anualmente ficaria maior ou quase total ao valor que elas recebem por ano. Por este motivo as escolas estão cogitando fechar as associações.
Sendo assim, resolvi ajudar, mas não sei por onde começar kkkk.
No município em que trabalho existem algumas APMs que recebem anualmente (1x por ano) um repasse do governo federal (PDDE). Este valor não é muito alto, mas supri necessidades de materiais e/ou equipamentos importantes para a escola.
Como normalmente não coincide o mês do repasse com o mês da aquisição e pagamento das mercadorias, esse valor fica aplicado em conta produzindo rendimentos e consequentemente retenção de IRRF no momento do resgate.
Elas não possuem empregados, e a única movimentação anual é esta que eu descrevi acima.
Gostaria de saber quais são as obrigações e os seus respectivos prazos.
Obrigada!