Allan
Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a) EmpresasPrezados,
Gostaria de esclarecer dúvidas simples, mas com o objetivo final de saber o valor líquido que terei após pagar todos os impostos.
Sou CLT e vou receber um valor como PJ. Tenho que abrir CNPJ e pelo que li o mais vantajoso ao final será o Simples. Como PJ eu já estou na faixa máxima de IR e como PJ vou receber o valor de 40 mil Reais ao ano. Agradeço a boa alma que puder me elucidar:
1) Apesar do valor que eu receberei como PJ (40 mil) estar enquadrado no MEI, o líquido que me sobrará será maior se eu abrir uma ME, salvo se eu estiver errado. Pretendo me enquadrar nas categorias abaixo:
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo (6%)
- Esta atividade pode ser alterada no futuro, facilmente, ou o custo é grande, semelhante ao registro de uma nova empresa?
- Só terei uma única nota fiscal ao ano. O mais vantajoso é o Empreendedor Individual?
- Se for o EIRELI, o valor do capital social deve ser evidenciado em nome do CNPJ?
- Sendo MEI, o lucro transferido para a PF é tributado pela tabela de IRPF, tal como um trabalhador CLT?
2) Sendo uma nova empresa, eu posso me enquadrar no Simples mesmo fora do período que o Governo disponibiliza?
3) Eu terei custos com a empresa, salvo contador e banco, durante os 11 meses do ano em que ela ficar inativa? Lembrando que não haverá funcionários, emitirei apenas 1 única nf no ano.
4) Estando enquadrado no Anexo 3 e na 1ª faixa de faturamento, eu só terei custo de 6% de impostos. Mas e para passar o lucro para a pessoa física, o que mais eu vou ter que arcar?
- Serei tributado de acordo com a tabela de IRPF?
- É obrigatório eu retirar o valor do salário mínimo como pró labore, pagando o INSS correspondente?
- E a distribuição de lucros, o que eu vou pagar como PJ e como PF em taxas?
- Despesas com educação, em nome da PJ, abatem o valor do IRPJ, ou não farão qualquer diferença?
Agradeço a atenção!