x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 6.426

Malha Fina - DARF, renda de dependentes, omissão

Itamar Fernandes Negrão

Itamar Fernandes Negrão

Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Segurança do Trabalho
há 15 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2009 | 15:23

Olá pessoal

Sou novo aqui no Forum gostari antes de agradecer este espaço para troca de informações.

Estou com os seguintes problemas:
1º caso
Na minha declaração Exercício 2005, Ano Calendário 2004 tenha imposta restituir no valor de

2.692,62 sem atualizações.
Segundo informado recebi uma multa por ter omitido uma aplicação no valor de 3.174,00 no

Bradesco vida e Previdência.
Não fui informado antes pela Receita mesmo acessando o site e no posto da mesma. Nem aparece

na carta enviada ao correio. A multa foi abatida no que eu tinha a restituir e fico em 3,09

reais de multa.
Como devo proceder no SRL da Receita?

2º caso
Na minha declaração Exercício 2006, Ano Calendário 2005 tenha imposta restituir no valor de

2.976,46 reais sem atualizações.
Fui notificado de compensação indevida de carnê leão e imposto complementar (mensalão) no

valor de 2.723,93 reais.
Acredito que informe valores em campo errado.
Não sou autonomo, sempre trabalhei registrados no regime CLT

3º caso
Na minha declaração Exercício 2009, Ano Calendário 2008 não tive imposto a restituir e sim a

pagar no valor de 100 reais. Renda declarada 33.600 reais.
Recebi notificação de multa no vaor de 5.014 reais por omissão de renda de pessoa jurídica

pelo fato de ter informado meus pais como dependentes e não ter informado a renda do meu pai

no valor de 13.268,28 reais.
Sempre informei meus pais como dependentes e nunca houveram problemas.

Recebi a notficação da Receita no dia 06/11/09, tenho tempo de corrigir estes problemas?
Em nenhum momento fui informado pela Receita sobre estas irregularidades, toda vez que

acessava o site somente informava "em processamento". E quando sou informado na notificação

de 06/11/09 já é para pagar multas?
A auditora Fiscal na Receita mal imprimiu os relatório e mandou eu ir as favas!!!
Eu não dei prejuizo aos cofres do governo então por que as multas?

O que devo fazer para estas regularizações? Sei que tenho até 30 dias para contestar só que

preciso dos argumentos certos.
Por favor me ajudem!!

ADALGISA RUFINO CAETANO GRILO

Adalgisa Rufino Caetano Grilo

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2009 | 15:50

Boa tarde Itamar. Me responda primeiro, voce recebeu todas essas notificações de uma só vez? Se sim vamos lá: 1º caso: RETIFICAR A DECLARAÇÃO e declarar a aplicação no valor de 3.174,00 do Bradesco vida e Previdência.
2º caso: Também RETIFICAR A DECLARAÇÃO e declarar todos os valores em seu devido campo, se não tem carnê leão, alguma coisa errada voce fez na declaração, veja onde está o erro e retifique a mesma. 3º caso: RETIFIQUE A DECLARAÇÃO, exclua seu pai como dependente(por causa do valor do rendimento dele), fazendo todo esse procedimento voce estará atendendo a notificação, cuidado com o prazo, veja na notificação e não perca o prazo senão voce estará concordando com tudo e estará assumindo o erro. O mais correto seria voce procurar algum contador ou uma pessoa que realmente entenda de IRPF para não cometer erros novamente. Depois de retificado voce leva até a Receita Federal, apresenta as originais e as retificadoras. Depois de analisadas e aceitas pela RF as notificações serão canceladas. Um abraço...espero ter ajudado

Itamar Fernandes Negrão

Itamar Fernandes Negrão

há 15 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2009 | 16:40

Oi Adalgisa
sobre a Notificação eu recebi de uma só vez e o estranho é que a do Exercício 2005 ano calendário 2004 não cosnta na notificação, um ves que estive na receita ele e informaram que estava tudo certo e que deveria receber a restituição.

obrigado pela resposta Adalgisa vou fazer por um contador, ah Itapura é a minha cidade natal...

Itamar Fernandes Negrão

Itamar Fernandes Negrão

há 15 anos Quinta-Feira | 26 novembro 2009 | 08:20

Tenho algumas dúvidas:

Como já recebi a notificação de multa não consigo retificar pela internet. Conforme orientações no site da Receita, tenho que preencher a SRL e anexar documentos que comprovem a improcedência das multas e entregar no posto que me notificou.
Quais documentos devo anexar com a SRL para cada caso?

ADALGISA RUFINO CAETANO GRILO

Adalgisa Rufino Caetano Grilo

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 27 novembro 2009 | 09:47

Bom dia Itamar
Fiquei contente em saber que somos conterrâneos, que mundo pequeno(rsrs). Olha é mesmo estranho voce não ter recebido nenhum comunicado da RF sobre o IR de 2005, pois houve ali um erro que deveria corrigir para ver como ficaria sua situação. Voce vai preencher uma SRL para cada exercicio e anexar todo e qualquer documento referente ao seu IR cópias e originais. Não se esqueça do prazo, pois a "Solicitação de Retificação de Lançamento - SRL deve ser apresentada no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data da ciência da notificação de lançamento a que se refere."(RF). O formulário está disponivel na página da internet http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/SRL/SRL.htm Não se esqueça de pedir para um contador te acompanhar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade