x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 37

acessos 226.105

Divergência de GFIP x GPS(Valor declarado menos o recolhido,

SUSANA ANTUNES CAMARGO

Susana Antunes Camargo

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Gabinete
há 5 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2019 | 15:35

Boa tarde,

já li em outros fóruns mais não consegui sanar minha dúvida,

está aparecendo no relatório da receita a seguinte mensagem:
"Divergência de GFIP x GPS(Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS)"
Competência FPAS Situação Rubrica Valor
08/2017 515 OPS Previdência 294,29
515 OPS Outras Entidades 0,00
11/2017 515 OPS Previdência 102,96
515 OPS Outras Entidades 0,00
12/2017 515 OPS Previdência 102,96
515 OPS Outras Entidades 0,00

Não sei o que houve e meu cliente não tem as guias que fez o recolhimento, ele nem sabe se realmente fez. Como que faço?? transmito uma nova SEFIP e gero novas guias???

obs.: a empresa já está encerrada.

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2019 | 17:28

Susana Antunes Camargo, boa tarde.

Por meio deste link, depois de ciar uma senha, você consegue acessar as GPS recolhidas.

Dai, você teria que confrontar com as SEFIPs transmitidas para ver qual o problema envolvendo esses meses.

Caso tenha as SEFIPs, ótimo. Caso não tenha, poderá solicitar a RFB preenchendo este formulário.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2019 | 13:38

Susana Antunes Camargo, boa tarde.

Bom, estranho de novembro e dezembro não aparecer nada, tendo em vista que se está aparecendo os valores no relatório da RFB, então quer dizer que já ouve uma transmissão de SEFIP.

Desta maneira, realize somente o recolhimento da guia atualizada por meio do SAL e faça o recolhimento.

Em torno de uma semana é para as pendências sumirem.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
EDILZA MELO

Edilza Melo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 25 abril 2019 | 16:35

Boa tarde,
Yuri Aquino, eu procurei na outras resposta mas também não conseguir acabar com minha dúvida. Acho casos parecidos/semelhantes mas não igual.
Na consulta que fiz está aparecendo no relatório da receita a seguinte mensagem:
"Divergência de GFIP x GPS(Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS)"
Competência FPAS Situação Rubrica Valor
05/2018 515 OPS Previdência 115,76
515 OPS Outras Entidades 0,00
11/2018 515 OPS Previdência 119,76
515 OPS Outras Entidades 0,00
já consultei os relatórios da GFIP e o valor bate com o que foi pago, a guia está paga e foi dentro do prazo, no extrato previdenciário no mês correspondente o status do pagamento está como: "NÃO CONSTA", já realizei um novo envio da GFIP na modalidade 9 há dois dias mais a mensagem não mudou. Alguém pode me ajudar o que fazer nesse caso?

Priscila Hoffman

Priscila Hoffman

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 4 anos Quarta-Feira | 17 julho 2019 | 13:48

Olá boa tarde, Edilza 
Você conseguiu resolver seu problema acima, fomos consulta a CND, e o sistema puxou 
um relatório de Situação Fiscal 
"Divergência de GFIP x GPS(Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS)"
Competência / FPAS / Situação / Rubrica / Valor
02/2019  507  FPG Previdência  14,34
02/2019  507 FPG  Previdência  38,41
fiz a mesma coisa que vc e não deu certo, vc conseguiu? Você ou alguém poderia me dar uma luz?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 17 julho 2019 | 14:06

Edilza Melo e  Priscila Hoffman, boa tarde.

Pelo que entendi, o caso de vocês é diferente do da colega Susana Antunes Camargo, o qual eu estava conversando no início do tópico.

Normalmente, quando eu pego uma situação assim, onde a SEFIP foi transmitida, a guia foi paga, mas ainda assim está aparecendo no relatório da situação fiscal da empresa em aberto, geralmente deve-se ao fato de que o pagamento da guia foi feita de maneira incorreta. Ou o mês está errado, ou o CNPJ ou ainda o código de pagamento.

Alguma coisa na guia paga não está de acordo com o transmitido na SEFIP, portanto, o sistema não está conseguindo alocar o pagamento. Normalmente é isso. Dai é só fazer uma retificação da GPS paga, se ela estiver incorreta, ou, caso a transmissão da SEFIP esteja incorreta, faço o reenvio corrigindo as informações.

Agora, se vocês verificarem e tudo está correto, então é caso de ir até uma agência da RFB verificar o porque ainda aparece em aberto os valores. Leve a guia paga e a SEFIP transmitida para colaborar com suas argumentações e tente resolver o caso direto com eles.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Priscila Hoffman

Priscila Hoffman

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 4 anos Terça-Feira | 30 julho 2019 | 08:40

Bom dia, Yuri me desculpe não ter agradecido antes, a correria é complicada, então passando para agradecer pela ajuda e pra dizer que ainda não deu certo, enviei novamente a SEFIP  na modalidade 9 conforme orientação da Caixa, e nada ainda, tive que ir pessoalmente na RFB agendar um horário, pois no site estava indisponível, consegui para dia 01/08, assim que tiver uma solução passo aqui para tentar ajudar os que passam pelo mesmo problema, mas desde já agradeço sua atenção. 

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 30 julho 2019 | 13:54

Priscila Hoffman, boa tarde.

Sem problemas colega, ficaremos no aguardo do seu retorno.

Disponha.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Priscila Hoffman

Priscila Hoffman

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 4 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2019 | 14:33

Boa tarde, pessoal
Somente para compartilhar, referente ao caso acima, fui até a Receita Federal, a atendente conferiu e também não encontrou nada errado, os pagamentos estavam corretos e dentro da data correta,  ela falou que poderia ter acontecido erro de alocação de valores após o pagamento. Disse que era para emitir uma nova guia no valor e pagar novamente, ou  para atualizar as tabelas no programa da Sefip, e enviar a competência novamente no código 9, e esperar pois, a Sefip só é processada entre 10 a 15 dias, agora é só aguardar .

Joao Batista da Silva

Joao Batista da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 22 janeiro 2020 | 10:55

bom dia pessoal.
tenho para acertar uma pendencia  em diagnostico fiscal.  divergencia GFIP x GPS (aguia), valor declarado e recolhido.

competencia     previdencia    outras entidades
09/2016     R$ 10,89  R$  1,69
10/2016     R$ 495,24        R$ 74,28

acessei o SAL para emitir a GPS corrigida e pede mes de competencia e salario de contribuição que vai gerai um valor diferente.
não entendi como recolher somente os valores pendentes.
GFIP o cliente não encontra.
gostaria da ajuda para acertar o debito.
obrigado- João

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 22 janeiro 2020 | 13:13

Joao Batista da Silva, boa tarde.

Colega, na hora de você entrar no SAL, você vai selecionar "Empresas e Equiparadas e Órgãos Públicos", dai o que vai te pedir é CNPJ, competência, código e valor.

Você deve ter usado as opções para "Contribuinte", por isso foi para essa tela solicitando salário de contribuição.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Joao Batista da Silva

Joao Batista da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 7 fevereiro 2020 | 11:11

bom dia Yuri, socorro de novo.
feito a GPS da pendencia e será paga.
para limpar a divergencia o CEI vai agendar e levar na SRF os comprovantes:
-cópias da GPS pagas e  das GFIPs
gostaria de saber qual requerimento e o que mais precisa apresentar.
ou se pagar não precisa ir na SRF.
muito obrigado.  

Andressa Silva

Andressa Silva

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 10 julho 2020 | 10:27

Bom dia pessoal, 

Estou com um problema muito semelhante, ao tentar fazer a emissão no SAL  deu o erro : "o CNPJ/CEI informado não está cadastrado na base do sistema. Por favor, agende atendimento na unidade da RBF (delegacia/agencia) para acerto dos dados da empresa, no cadastro previdenciário. " 
Fiz uma consulta no E-CAC e apareceu a seguinte pendencia : 
Divergência GFIPXGPS (AGUIA) 
Divergência de GFIPXGPS (Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS) 
competências : 10/2019 - 11/2019 - 12/2019 - 01/2020 - 02/2020 

Tentei fazer conforme as orientações informadas, porém sem sucesso. Na Consulta Extrato de Contribuições de Empresas e Equiparados aparece a mensagem : Erros ocorridos[table]04 - Situação da empresa não permite a utilização deste serviço[/table]
Dirija-se a uma Unidade de Atendimento da RFB da jurisdição de sua empresa


 o que devo fazer, posso retransmitir a SEFIP destas competências ? 

MICHELY CRISTIANE DE SOUZA BRAGA

Michely Cristiane de Souza Braga

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2021 | 18:28

Boa tarde, colegas

Preciso de ajuda para resolver pendências na Receita Federal de uma Caixa Escolar. Consta no Relatório de pendência a situação abaixo. A diretora fez o pagamento das GPS antes de gerar a GFIP (que também foi entregue em atraso). Como corrigir?  Desde já, agradeço.

Divergência GFIP x GPS (Valor declarado menos recolhido)

Competência:
09/2019, 04/2020, 05/2020, 07/2020, 08/2020, 09/2020,11/2020, 12/2020

Valor (respectivamente):
123,69| 18,17 | 44,64| 78,00| 78,00|78,00| 120,90| 120,90

FPAS:
515 (Todas as competências)

Situação:
FPG (Todas as competências)

Rubrica: Previdência (Todas as competências)

Estevam Lúcius Alves

Estevam Lúcius Alves

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 3 anos Terça-Feira | 9 fevereiro 2021 | 11:26

Boa tarde,

Ao tentar fazer a adesão ao Simples Nacional a RFB detectou as seguintes pendências abaixo, o que me causou estranheza é que a mais recente é de 2011, tendo mais de 5 anos ela não "prescreve/caduca" ?


Débitos Previdenciários

  Lista de Débitos (saldo devedor em valor original sujeito a acréscimos):

  1) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 06/2011
  Valor INSS: R$119,90

  2) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 06/2011
  Valor INSS: R$119,90

  3) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 06/2011
  Valor INSS: R$119,90

  4) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 06/2011
  Valor INSS: R$119,90

  5) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 05/2011
  Valor INSS: R$119,90

  6) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 05/2011
  Valor INSS: R$119,90

  7) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 05/2011
  Valor INSS: R$119,90

  8) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 05/2011
  Valor INSS: R$119,90

  9) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 04/2011
  Valor INSS: R$119,90

  10) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 04/2011
  Valor INSS: R$119,90

  11) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 04/2011
  Valor INSS: R$119,90

  12) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 04/2011
  Valor INSS: R$119,90

  13) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 03/2011
  Valor INSS: R$119,90

  14) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 03/2011
  Valor INSS: R$119,90

  15) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 03/2011
  Valor INSS: R$119,90

  16) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 03/2011
  Valor INSS: R$119,90

  17) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 02/2011
  Valor INSS: R$118,80

  18) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 02/2011
  Valor INSS: R$118,80

  19) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 02/2011
  Valor INSS: R$118,80

  20) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 02/2011
  Valor INSS: R$118,80

  21) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 12/2010
  Valor INSS: R$112,20

  22) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 12/2010
  Valor INSS: R$112,20

  23) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 12/2010
  Valor INSS: R$112,20

  24) Divergências entre GFIP e GPS
  Período de Apuração: 12/2010
  Valor INSS: R$112,20

ADRIELY GUIMARAES SANTANA

Adriely Guimaraes Santana

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 17 março 2021 | 13:25

Bom Dia
Minha situação é a seguinte a poucos dias puxamos a situação Fiscal de algumas empresas, e consta em aberto as competências 03/2020; 04/2020 e 08/2020 de GPS, mas de diferença no valor da Guia:
Como por Exemplo:
"Divergência de GFIP X GPS (Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS)
Competência: 03/2020        FPAS: 515     Situação: OPS      Rubrica: Previdência   Valor: 20,86 "

E de todos pedimos o comprovante de pagamento junto com a guia, para verificarmos a situação, e os pagamentos estavam corretos na data certa com o valor certo, só que agora quando estávamos vendo as situações fiscais,  está aparecendo essa diferença e dessas competência do ano de 2020, e gostaria que alguém me ajudasse ou me explicasse se passaram por essa mesma situação!

GEOVANA PAGANINI GAVA

Geovana Paganini Gava

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 18 março 2021 | 10:18

Adriely, estou com a mesma situação tá dando diferença em 04/2020 e 05/2020 já olhei a gfip e a guia de INSS paga, bate certinho os valores e foi pago na data correta e na situação fiscal tá dando diferença nessas 02 competências de cento e poucos reais...se conseguir resolver me ajuda pq estou pesquisando e não achei nada. Essa empresa teve parcelamento de FGTS nas competências 03, 04 e 05/2020, mas já olhei as gfips e Adriely Guimaraes Santana stão ok.

"Qualquer atividade torna-se criativa e prazerosa quando quem a pratica se interessa por fazê-la bem feita, ou até melhor".
MARCO VOLLERO

Marco Vollero

Bronze DIVISÃO 2, Chefe Administrativo
há 3 anos Quinta-Feira | 18 março 2021 | 13:31

Boa tarde, se alguem puder me ajudar, estava com uma divergencia GFIP X GPS (AGUIA), gerei a guia no valor da divergência pelo SAL e efetuei o pagamento.
Agora no relatório  de pendencias do do ECAC não parece mais esta pendencia de divergencia, porem aparece agora - Debito  (SICOB) - Situação: 030202 - AG. EXPIR. PRAZO P/ REG. LDCG.
No começo fiquei tranqulio ache que seria apenas tramite normal para baixar o debito, porem ja fazem 10 dias e continua do mesmo jeito, minha certidão esta vencendo e não sei o que fazer pois todos os canais de atendimento da Receita estão sem funcionar.

JESSICA DA CRUZ ALVES

Jessica da Cruz Alves

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 2 anos Terça-Feira | 30 março 2021 | 09:26

Olá, 

Percebi que apareceu os meses de MARÇO, ABRIL E MAIO na divergência de GFIP na consulta de situação fiscal no e-CAC.

Foi feito um parcelamento no final do ano de 2020 referente aos débitos de GPS, porém, na época, não apareceu exatamente essas 3 guias, e agora no inicio de 2021 ela surgiram no sistema.

Essas guias de fato não foram pagas, mas se tivessem constado no sistema no final de 202 teriam entrado no parcelamento que fizemos e não teríamos essa surpresa no começo do ano.

Minha duvida é sobre o por quê delas terem demorado para aparecer já que estavam vencidas, mesmo que MARÇO E ABRIL tenham sido prorrogadas o vencimento, o mesmo já havia passado, e portanto deveria constar no sistema em aberto também.

Falha da Receita Federal?

Jessica da Cruz Alves
ENUSIA

Enusia

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 22 junho 2021 | 14:42

PATRYANNY
Boa tarde

Deve ser enviada separada. 


Alguém já teve como pendência dessa forma:

Ausência de declaração
2016 - SET 13º

Não entendi por que 13º, já que quando falta a competência 13 aparece o ano e 13º apenas...

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.