x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 3.626

nota fiscal produtor rural

Leonardo Anjos

Leonardo Anjos

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2010 | 12:03

Pessoal boa tarde.
Sou novo no fórum contábeis e preciso de uma grande ajuda de vocês.
Tenho um sócio aqui do sindicato rural de minha cidade que me questionou sobre emissão de NF de produtor, e quais impostos ele está obrigado ao emitir está NF, como sou novo na área de contabilidade rural, gostaria que vocês me ajudassem com este assunto, se possível me indicando a base legal para que eu possa explicar ao sócio direitinho.
Agradeço desde já a atenção de vocês.

"Que homem é o homem que não torna o mundo melhor?!"
[email protected]
Valdecir Coradini

Valdecir Coradini

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2010 | 18:55

Caro Colega,

Acredito que voce esta se referindo a Contribuição Previdenciaria Rural;

Imposto devido Apartir de 23/06/2008, sobre a receita bruta mensal, proveniente de tal comercialização é devida a contribuição de 2,1% destinada à seguridade social e de 0,2% destinada ao SENAR. A responsabilidade pelo recolhimento da contribuição é do proprio produtor, quando a operação for realizada com outro produtor rural pessoa fisica ou segurado especial. No caso de comercialização com pessoa juridica, a obrigação do recolhimento fica sub-rogada à empresa adquiriente.
Tera que fazer a sefip e o recolhimento e feito em guia GPS com o codigo 2704.

Peguei esse artigo aqui na internet que tem a base legal para que voce possa fazer os exclarecimentos ao seu sócio:

A Contribuição Previdenciária Rural (Funrural) passa a ser devida pelos produtores rurais pessoas físicas, que produzem e comercializam mudas, sementes, animais destinados à cria, recria e engorda, como também, cobaias usadas para fins científicos. O prazo de recolhimento é até o dia 10 do mês seguinte à comercialização.