Aretusa
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBom dia, Eu faço a declaração IRPF de uma cliente que deixou de informar um apartamento que está em seu nome e de sua irmã, que também não informou o seu IRPF. Cada uma tem 50% do apartamento. Foi comprado em 08/2007 por R$20.000,00 à vista (documento compra e venda). Só agora elas registraram no registro de imóvel e foi atualizado o valor do imóvel para R$90.000,00. Uma das irmãs vai comprar a parte da outra irmã por R$120.000,00 e vai financiar pela Caixa Econômica Federal. As duas irmãs além desse imóvel, tem 25% cada uma de uma casa residencial recebido em herança em 2019 do seu pai que faleceu em 2008. Minhas dúvidas são:
1- A irmã que vai vender os seus 50% tem que pagar o ganho de capital?
2-Como será preenchido no programa ganho de capital:
a) Qual o valor da aquisição , R$20.000,00 ou R$90.000,00?
b) Vou colocar 100% ou 50% do valor da aquisição já que vai ser vendido 50% do apartamento?
c) No cálculo do imposto está perguntando se esta é a última parcela, data de recebimento da parcela e valor recebido. Esse valor e data são referentes ao financiamento da caixa que ela vai fazer? (a documentação do financiamento da caixa ainda não está pronta). A Alíquota vai ser de 15% para o calculo do imposto? O que mais tenho que preencher nessa aba do calculo do imposto?
3- Qual seria o valor do imposto?
Desde já agradeço
Aretusa