Thomáz Vinícius Silva Mesquita
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista SuporteBom Dia,
tenho uma dúvida e vou tentar explicar o mais simples possível.
Eu tinha uma empresa ( ME ) em meu nome a qual encerrei esse mês e por isso não tinha como abrir o MEI no meu nome. Eu abri o MEI no nome do meu irmão e usava o MEI como se fosse meu. Esse MEI tá aberto a 1 ano e 3 meses , o mesmo tempo que meu irmão tem de CLT. Eu sei que o cenário tá errado, mas antes não tinha como abrir no meu nome, por que a empresa que eu tinha impedia a abertura do MEI em meu nome e essa empresa ainda tava em processo de fechamento.
O problema é o seguinte, o MEI só estava no nome do meu irmão, mas quem prestava o serviço era eu ( nunca teve venda de nada ). Por exigência da empresa a qual prestava serviço, eu não poderia receber o pagamento na minha conta corrente, tinha que ser na dele, já que o MEI estava no nome dele e ele que deveria receber, apesar de eu prestar o serviço. Assim que o dinheiro caia na conta dele, ele depositava pra mim. É bom lembrar que eu não trabalhava como funcionário dele, não tinha esse vínculo de contratação.
Agora em 2021 ele tem que declarar o IRPF dele do ano de 2020. Os rendimentos como MEI no nome dele não chegaram a R$ 23.000,00 , mas lembrando, esse dinheiro não ficou nenhum centavo para ele, assim que caia na conta, ele depositava pra mim. Favor informar com detalhes o que devo fazer e como declarar esse imposto de renda para que não possa gerar problemas para meu irmão.
Att.
Thomáz