x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 1.816

Imposto de renda 2021 - Erro na grafia do nome e atraso no processamento.

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 3 anos Sexta-Feira | 12 março 2021 | 10:07

Olá! Enviei a minha declaração do IRPF 2021 no dia 05 de março, porém como até segunda-feira passada estava constando como "em processamento", resolvi conferir novamente todos os dados lançados, afim de verificar algum erro nas informações declaradas. Lembro que nos anos anteriores não demorou mais que uma semana para a conclusão do processamento, por isso esse ano fiquei preocupado. Ao verificar esses dados, percebi que a grafia do meu nome no recibo de entrega estava errada, troquei sem querer a letra "S" pela letra "R", um erro de digitação. Enfim, acabei retificando minha declaração e corrigi esse erro de grafia, porém ainda permanece em processamento, já há alguns dias. Li em uma matéria que o prazo médio esse ano para o processamento das declarações é de dois dias úteis, por isso estou com receio de estar na malha fina. Minha dúvida é se erros na grafia do nome do contribuinte podem gerar pendências na declaração e se é normal o sistema demorar para processar a declaração e informar possíveis pendências. Obrigado!

Att.
Renan Montanaro 

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Sexta-Feira | 12 março 2021 | 15:06

Normal. Ainda mais considerando um fluxo maior no início e no final do prazo para entrega. Algumas que entregamos processaram no dia seguinte e outras levaram alguns dias. Vai acompanhando.

Laura Luciane Gomes da Silva

Laura Luciane Gomes da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Orientador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 11:27

O Meu está em processamento desde o dia 03 de março e até agora nada.
A contadora esqueceu de colocar a outra fonte pagadora só colocou 1 será que deve ser isso?
ainda não conseguimos editar e enviar novamente.
Quem mais está nessa mesa situação?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 15:30

Laura Luciane Gomes da Silva,
Se a declaração está incorreta, então tem de ser retificada. Envie a retificadora e acompanhe o processamento.
Esse ano estão ocorrendo casos em que a declaração está "em processamento", mas a gente não consegue identificar qual o erro, pois aparentemente está tudo certo, não aparecem pendências no eCAC, mas na tua situação existe um erro identificado.

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 15:39

Eu gostaria se saber o que acontece caso o prazo de envios das declarações se encerre, e consequentemente a Receita não libere as possíveis pendências, continuando assim em processamento. Caso a declaração estiver caído na malha fina, é possível retifica-la mesmo após o encerramento do prazo? Há alguma penalidade caso isso aconteça? 

Att.
Renan Montanaro 
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 16:27

Renan Montanaro,
Enquanto a Receita não notificar o contribuinte, ele poderá retificar a declaração. A notificação acontece a partir de janeiro do ano seguinte ao do exercício, então o contribuinte teria, pelo menos, até o final de dezembro para retificar, caso encontre algum erro na declaração de 2021.
Não há penalidade para a retificação após o prazo de entrega, só que não poderá alterar o modelo (de completo para simplificado, e vice-versa), e se gerar imposto a pagar a maior, claro, terá os encargos (multa/juros) sobre o que não foi pago dentro do prazo.

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 16:47

Entendi Márcio. Inclusive te questionei no outro post sobre sua colocação de que a Receita só vai liberar as pendências daqueles que estão na malha fina, mas ainda não têm certeza pois a declaração está em processamento, somente à partir de 2022. Ano passado, devido a um erro de lançamento com despesa com educação, caí na malha fina. Lembro que minha declaração ficou exatamente um mês em processamento, e no dia que completou um mês, eles liberaram no ecac a pendência, solicitando a necessidade de comprovação das despesas com educação. Assim que fiz a retificadora, não demorou 5 minutos pra entrar em fila de restituição. Acho que minha dúvida é a dúvida de muitos por aqui, que seria qual o tempo que uma declaração pode permanecer em processamento?

Att.
Renan Montanaro 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.