x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 281

acessos 83.009

Demora no processamento da DIRPF

Valeria Souza

Valeria Souza

Bronze DIVISÃO 3, Agente Trânsito
há 2 anos Quarta-Feira | 2 junho 2021 | 17:38

Boa tarde

As minhas pendências também apareceram.  Uma é porque tem um lançamento errado de livro caixa e outra é igual a do Felipe, em relação ao meu convenio médico e dependentes. O meu também é descontado de meu salário e tenho como comprovar.

Felipe Santos

Felipe Santos

Bronze DIVISÃO 3, Web Designer
há 2 anos Quarta-Feira | 2 junho 2021 | 18:03

Valeria Souza
Essa do plano de saúde foi de lascar!
Agora tem que esperar a boa vontade deles de disponibilizar o link para envio dos documentos.

Marli Barbosa

Marli Barbosa

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Pessoal
há 2 anos Sexta-Feira | 4 junho 2021 | 10:50

Bom dia!

As declarações pendentes de vocês processaram? Eu continuo com uma com a situação AGUARDANDO PROCESSAMENTO.
É uma declaração de Espolio final, enviei desde o dia 12/04.
Qual o caminho para eu falar no chat da receita sobre essa declaração? Quando eu abro o chat, na opção declarações e escriturações, só aparece o opção obter cópia de declaração.
Agradeço se alguém conseguir me auxiliar.

Relayer

Relayer

Prata DIVISÃO 1, Gerente Administrativo Financeiro
há 2 anos Sexta-Feira | 4 junho 2021 | 13:18

Olá, por aqui um cliente ficou na malha pelas doações Deduções de Incentivo feitas na própria declaração:

"Os pagamentos dos Darf referentes aos valores de dedução de incentivo declarados a título de doação aos Fundos da Criança e do Adolescente, nos termos da Lei nº 12.594/2012, e/ou a título de doação aos Fundos do Idoso, nos termos da Lei nº 13.797/2019, não foram efetuados até a data de vencimento da primeira quota ou quota única do imposto, conforme determina a legislação."

Só que os pagamentos foram feitos, o que provavelmente aconteceu é que ainda não foram processados (espero!).

Porém, fica aqui o registro da minha revolta com essa situação, porque isto desestimula que as pessoas façam esse tipo de doação participativa, na base do "por via das dúvidas" ou "para evitar problemas", e me faz pensar se isto não seria proposital.

Carlos Alberto Serpa Ferreira

Carlos Alberto Serpa Ferreira

Bronze DIVISÃO 3, Executivo(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 4 junho 2021 | 14:46

Olá pessoal, após quase 3 meses de longo acompanhamento da minha declaração de IR, enviei no dia 13/03 e estava no eterno " Em Processamento" ontem finalmente apareceram as pendências " despesas médicas" ae mesmo que a restituição diminuiu, excluí o CNPJ de uma clínica e retifiquei minha declaração e hoje foi processada, mas foram Longos dias de preocupação. Agradeço muito ao pessoal desse grupo que me Ajudou muito.
Desejo boa sorte a todos que ainda não se acertaram com o temido Leão !!!

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 8 junho 2021 | 17:25

Relayer,
Boa tarde. Se continua essa mesma pendência, então é bom verificar o pagamento do darf da doação.
Neste ano, nem nos anteriores, não tive casos desse tipo de pendência para os clientes que fazem doações diretamente na declaração ...

Mariana Moura

Mariana Moura

Iniciante DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 9 junho 2021 | 01:00

Olá, boa noite! Enviei minha declaração dia no 3º dia após a abertura do prazo e só agora foi processada aparecendo as pendências, que na verdade não pendências, são apenas muitas despesas médicas que eu tive de fato (eu financiei meu próprio parto de forma particular, então tive muitas despesas, sendo que nunca tinha declarado muitas coisas) e possuo todos os comprovantes. Alguém sabe mais ou menos quanto tempo demora para eles disponibilizarem o acesso para envio dos comprovantes ? E onde fica disponibilizado isso ? Aparece onde ? Por fim, alguém que tenha experiência com isso consegue me dizer se acreditam que eu consiga receber minha restituição ainda esse ano ? 

Obrigada pela ajuda, esse fórum realmente é muito bom. 

Abraços, 

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 9 junho 2021 | 10:20

Mariana Moura,
Bom dia! O envio da documentação será disponibilizada no próprio "Meu Imposto de Renda", onde consultastes as pendências. Nos anos anteriores, o envio só era liberado em janeiro.

Felipe Santos

Felipe Santos

Bronze DIVISÃO 3, Web Designer
há 2 anos Quarta-Feira | 9 junho 2021 | 11:14

Márcio Padilha Mello
Só em Janeiro??? Caramba!!!
Ou seja, só posso comprovar que estou certo no ano que vem? E a minha restituição fica sem prazo pra sair??
Como funciona isso?
Surreal!

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 9 junho 2021 | 11:38

Felipe Santos,
Pois é, antes era assim, você só podia apresentar os documentos em janeiro do ano seguinte. Essa informação constava no eCAC, logo abaixo da pendência.
Este ano, a informação mudou, não cita o mês de janeiro, fala que oportunamente a RFB vai informar a data em disponibilizará a apresentação.
Como antes tinha de ir pessoalmente na RFB levar os documentos, e agora o envio será feito digitalmente, "cria-se a esperança" de que isso possa ser feito antes de janeiro. Até porque, se eles ainda não tem uma data fixada, creio eu que estejam pensando em antecipar, do contrário poderiam ter mantido o mês de janeiro.

Felipe Santos

Felipe Santos

Bronze DIVISÃO 3, Web Designer
há 2 anos Quarta-Feira | 9 junho 2021 | 11:45

Márcio Padilha Mello
Obrigado pela resposta.
Tomara que seja antecipada a entrega. 
Nem entendi pq caí na malha fiscal. Eles estão pedindo pra eu comprovar gastos com plano de saúde meu, e das minhas dependentes, e só! Teoricamente, essas informações são passadas pelo plano de saúde através a DIRF, e se fossem realmente cruzadas, não deveria ter acontecido isso. Ano passado fiz a mesma coisa e passou sem problemas.
Enfim, fico na torcida para que seja antecipada essa entrega.

Marli Barbosa

Marli Barbosa

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Pessoal
há 2 anos Segunda-Feira | 19 julho 2021 | 15:21

Olá, boa tarde!
As declarações pendentes de vocês processaram? Eu continuo com uma com a situação AGUARDANDO PROCESSAMENTO.
É uma declaração de Espolio final, enviei desde o dia 12/04.
Já tentei obter informações pelo chat da receita, mas o atendente não me passou nenhuma informação.

Agradeço se alguém conseguir me auxiliar.

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Segunda-Feira | 19 julho 2021 | 21:43

Boa noite,

Entrei no e-cac e ainda nao esta liberado para mandar os documentos comprobatórios, sera q  vai ser somente em janeiro?
Poxa minha restituição esta presa .

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Quarta-Feira | 21 julho 2021 | 08:30

Felipe Santos, 

acabei de entrar no e-cac , lá esta constando que a partir do dia 05 de agosto, será disponibilizado para enviar os documentos.

Felipe Santos

Felipe Santos

Bronze DIVISÃO 3, Web Designer
há 2 anos Segunda-Feira | 9 agosto 2021 | 12:27

Olá gente, boa tarde!

Alguém consegue tirar uma dúvida:
Pra comprovar as informações referentes aos gastos com Plano de Saúde do titular e dependentes, é necessário o envio dos comprovantes de pagto. feitos no banco, ou só o comprovante enviado pelo plano, discriminando os valores e beneficiários basta?

É pra antecipar o envio dos documentos da malha fiscal.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 9 agosto 2021 | 13:37

Felipe Santos,
Boa tarde! ... No próprio Meu IRPF, quando você solicita a antecipação do envio de documentos, aparece uma listagem dos documentos necessários, não? Pelo menos era assim, este ano ainda não fiz nenhuma antecipação de análise de malha ...

Felipe Santos

Felipe Santos

Bronze DIVISÃO 3, Web Designer
há 2 anos Segunda-Feira | 9 agosto 2021 | 14:52

Márcio Padilha Mello

Tem sim. Mas fiquei na dúvida sobre o que enviar.
Lá diz assim: "Comprovantes de pagamento a planos de saúde com demonstrativo de reembolsos e valores discriminados por beneficiário;"

Só o que o Plano de Saúde (que vem discriminado por beneficiário com CPF) enviou é o suficiente? Ou tenho que enviar todos os comprovantes de pagamento feitos?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 9 agosto 2021 | 16:03

Entendo que o comprovante enviado pelo plano de saúde seria suficiente, já que estão discriminados os valores pagos pelo titular. Esse comprovante seria o espelho do que a operadora do plano informou anteriormente à Receita Federal.
Mas considerando que existe uma pendência relativa a essa despesas médica, acho interessante enviar também os 12 comprovantes de pagamentos mensais. Comprovação demais não é problema!

Felipe Santos

Felipe Santos

Bronze DIVISÃO 3, Web Designer
há 2 anos Segunda-Feira | 9 agosto 2021 | 18:09

Márcio Padilha Mello

Pois é, eu entendi isso também (só o comprovante do plano seria suficiente). Mas vou enviar tudo logo, por via das dúvidas.

Ainda não entendo pq estão me pedindo essa comprovação, uma vez que o que informei está idêntico ao que o Plano me passou e enviei agora pra eles.

Mas enfim...

Obrigado pelo seu retorno.

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2021 | 10:18

Bom dia ,
O meu caso é simples, mas se torna dificil.
Q empresa que eu trabalhei nao repassou meu imposto .
Porém ele enviaram a dirf ,agora a receita esta pedindo tudo, comprovante de rendimento,  todos os contra cheques,  carteira de teabalho, rescisao de contrato  e extrato do FGTS.  
Complicado .
Mandei tudo , porem esse processo demora muito. 

Mariana Moura

Mariana Moura

Iniciante DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2021 | 14:23

Olá! Após ter entregue minha declaração no terceiro dia, e ter esperado muitos meses no processamento, apareceu a lista de pendências que caíram em exigência. Em suma estão requerendo comprovação das despesas, que eu tenho. Mas não estava conseguindo enviar antecipadamente no link que existe ali no "Meu Imposto de Renda". Ontem eu consegui abrir um Processo Digital e fazer a juntada de documentos de forma antecipada. 

Vocês saberiam me dizer em quanto tempo esse processo é analisado ? Após analisarem os documentos, o que ocorre ? Minha restituição é liberada ? 

Abraços! 

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2021 | 15:17

Mariana Moura,
Boa tarde! Após a análise, caso tudo seja comprovado, a declaração passa para a situação de "processada" e a tua restituição será liberada nos próximos lotes.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2021 | 17:50

Mariana, taí uma boa pergunta!  Não tem um prazo definido, só o máximo, que é cinco anos ... O último processo que fiz dei entrada em setembro/2020 e a restituição liberada em novembro/2020 ...

Felipe Santos

Felipe Santos

Bronze DIVISÃO 3, Web Designer
há 2 anos Terça-Feira | 5 outubro 2021 | 21:37

Mariana Moura
A minha foi arquivada hoje, depois de 2 meses (enviei os documentos no dia 05/08).
Foi analisada e enviada pra restituição, pois estava tudo correto.
Espero que a sua tb já tenha sido processada, e tenha dado tudo certo!
Tomara que ano que vem não precisemos passar por isso de novo!

Mariana Moura

Mariana Moura

Iniciante DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 2 anos Terça-Feira | 5 outubro 2021 | 23:16

Felipe, que ótima noticia para ti. 
Enviei meus documentos em Agosto. Na semana passada mudou o status para "Processamento", mas ainda não houve julgamento dos documentos. Segue processando. Vi a pouco e ainda não tive alteração, infelizmente. Mas obrigada por compartilhar, minha hora deve estar próxima. Abraços! 

Página 9 de 10

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.