x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 12

acessos 45.085

Divida Receita Federal após morte

Regiane Lima da Silva

Regiane Lima da Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Biomédico(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 12 abril 2021 | 17:12

Meu pai faleceu e deixou uma divida alta na Receita Federal. Ele deixou valores em conta corrente, poupança e FGTS suficiente para quitação. Minha duvida seria : É obrigatório a quitação dessa divida com esses valores a receber? E se não for pago, quais as implicações para os herdeiros?

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 12 abril 2021 | 18:22

Regiane,
Até a conclusão do inventário, o(a) inventariante é responsável pelas dívidas do falecido. Após o inventário, os herdeiros respondem pelas mesmas, até o montante do patrimônio recebido. Para o próprio processamento do inventário, é preciso apresentar certidão negativa de débitos com a Receita Federal.
Analisem a possibilidade de negociar esses débitos (parcelar), dentro de uma modalidade com descontos. Com o parcelamento, poderão emitir a certidão positiva com efeitos de negativa e prosseguirem, na sucessão dos bens.
Consultem um advogado da confiança de vocês.
Boa sorte.

JR Contabilidade e Consultoria S/S Ltda
[email protected]
Claudio Rodrigues

Claudio Rodrigues

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2023 | 23:15

Boa Noite, no meu caso é um pouco diferente. Se uma pessoa que faleceu esse ano (05/01/2023) que não deixou bens e nem herdeiros e que todo ano paga imposto de renda porque tem duas rendas, tem que fazer a declaração de ajuste Normal ou o CPF dele é cancelado e não precisa mais declarar?
Ou precisa fazer a declaração de espólio mesmo não deixando bem a inventariar?
Preciso dar essa resposta para a viúva, geralmente é um valor bem alto que ele paga, não é justo ela pagar essa dívida.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 3 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2023 | 13:43

Boa tarde Claudio,
Como a pessoa faleceu em 2023, tem que fazer a declaração ref. a 2022 e pagar o imposto, caso seja devido e no ano que vem faz a declaração de final de espolio.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Juliana de Oliveira Ramos

Juliana de Oliveira Ramos

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar
há 3 anos Quinta-Feira | 11 maio 2023 | 08:18

Bom dia, colegas!
Lendo as postagens aqui no fórum, ainda estou com uma dúvida. No meu caso, a pessoa entregou a declaração de 2022 e o valor de imposto a pagar foi parcelado, porém veio a falecer nesta semana. Como não tem bens a inventariar, o valor devido deve ser pago pelos filhos? 

Agradeco a ajuda desde já.

Juliana

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 22 maio 2023 | 22:38

"Uma pessoa faleceu mas tem divida parcelada na Receita Federal"
Marcus: Se o contribuinte que morreu dever impostos à Receita, o tributo deveráser pago com os recursos do espólio. Caso ele não tenha deixado bens ou fontes
de renda, cônjuge e dependentes nãoresponderão pela dívida..

osvaldo ribas

Osvaldo Ribas

Iniciante DIVISÃO 1 , Corretor(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 24 julho 2023 | 14:03

Boa tarde,  meu pai faleceu em 2019 e após a conclusão do inventário, bens transferidos aos herdeiros, recebemos uma cobrança de divida ativa de IRPF no cpf do meu falecido pai com um valor bem considerável. Essa dívida é transferida para os herdeiros mesmo depois do processo de inventário finalizado? 

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 26 julho 2023 | 08:44

Boa tarde,  meu pai faleceu em 2019 e após a conclusão do inventário, bens transferidos aos herdeiros, recebemos uma cobrança de divida ativa de IRPF no cpf do meu falecido pai com um valor bem considerável. Essa dívida é transferida para os herdeiros mesmo depois do processo de inventário finalizado?
A Receita vai querer informações sobre cada um dos bens recebidos pelos herdeiros. Todos são solidários com o débito, mas no limite da herança.
Se houver necessidade de contestar a dívida a multa do Espólio cai para 10%.

leticia

Leticia

Iniciante DIVISÃO 3 , Advogado(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 6 setembro 2023 | 11:46

Prezados,

Estou precisando da certidão positiva com efeito de negativa da Receita Federal para finalizar o inventário extrajudicial. Acontece que os bens deixados não cobrem a dívida da Receita que a falecida deixou na Receita, e como as parcelas estão em aberto há 9 meses, desde quando a titular faleceu, não consigo a certidão. 

Caso opte pelo reparcelamento na Receita federal desta dívida é possível obter a certidão. No entanto, assume-se um ônus de juros e etc que o próprio espólio não tem recurso. Como proceder nesse caso? A dívida é de 40 mil e os bens deixados de 30mil. Caso solicitemos o reparcelamento desta dívida, não será possível pagar igualmente o montante a mais, então seremos desonerados? 

Já temos uma certidão de desoneração da fazenda, reconhecendo que a dívida será paga somente até o limite da herança.

leticia

Leticia

Iniciante DIVISÃO 3 , Advogado(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 11 setembro 2023 | 21:31

João H Jr

Saberia me responder essa dúvida? Abaixo:

Estou precisando da certidão positiva com efeito de negativa da Receita Federal para finalizar o inventário extrajudicial. Acontece que os bens deixados não cobrem a dívida que a falecida deixou na Receita Federal, e como as parcelas estão em aberto há 9 meses, desde quando a titular faleceu, não consigo a certidão. 

Caso opte pelo reparcelamento na Receita federal desta dívida é possível obter a certidão. Entendi. No entanto, assume-se um ônus de juros e etc que o próprio espólio não tem recurso. Como proceder nesse caso?

A dívida é de 40 mil e os bens deixados de 30mil. Caso solicitemos o reparcelamento desta dívida, o espólio não conseguirá pagar os juros, visto que nem parte da dívida conseguirá!

Já temos uma certidão de desoneração do ITCD da Fazenda,  reconhecendo que a dívida é maior que os bens deixados.

Rodrigo Sathler

Rodrigo Sathler

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 44 semanas Segunda-Feira | 18 agosto 2025 | 21:49

Preciso de uma ajuda, urgente por favor.

Meu pai faleceu e deixou um parcelamento de imposto de renda em aberto.
Tudo que ele teria direito ( o rateio da venda da casa de um irmao que faleceu meses antes ) foi absorvido pela divida com a receita que nao foi parcelada.
Como posso dar baixa nessas parcelas que vao vencer ainda?

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies