Marco Araújo
Iniciante DIVISÃO 2 , Segurança de SistemasOlá,
sou funcionário público e professor, tenho duas fontes de pagamentos que pagam IR na fonte e que ao lançá-las no IRPF anual essas fontes somadas sempre me fazem pagar mais IR.
Agora tenho um aluguel que recebo desde março de 2022. Nunca paguei o carne Leão.
Quando lanço os valores do aluguel em "Valores recebidos de PF" eles se somam as duas fontes e terei que pagar ainda mais. Pela simulação que fiz, pagarei R$ 500 no valor a pagar do IR a mais para cada mês que eu lançar o aluguel. Como são 10 meses dá um total de R$ 5.000.
Se eu pagar o carne Leão mensalmente, acredito que pagarei menos que R$ 500 de IR pois esse valor não vai somar com minhas fontes.
Exemplo: Vamos supor que meu carnê Leão mensal dê um valor de R$ 300 reais para o aluguel.
Quando eu lançar tudo no IRPF do ano que vem a Receita não vai me cobrar os R$ 200 restantes para cada aluguel quando eu juntar minhas outras duas fontes? Ou realmente terei um desconto nesse total quando fizer a declaração com o pagamento do carne Leão?