Gabriel
Iniciante DIVISÃO 4 , EconomistaOlá a todos,
Saí do Brasil no início de 2022 e fui estagiário na Europa ao longo do ano todo. Por conta do meu visto o estágio não configurava vínculo trabalhista, e com isso eu não paguei impostos aqui (nem a empresa por mim).
Declarei o IRPF de 2023 no Brasil normalmente como se estivesse desempregado, sem declarar os rendimentos que tive na Europa (que de qualquer forma ficariam isentos no Brasil pelo valor total).
Já em 2023 eu me tornei "CLT" e com isso passei a pagar imposto direto na fonte (salário). Como isso impacta meu IRPF deste ano estou procurando como decidir o que fazer definitivamente. Se faço a saída fiscal, ou se existe alguma possibilidade de manter ambas as residências fiscais (minha preferência).
Como tenho investimentos e contas bancárias ativas no Brasil, a saída fiscal seria minha última opção, porque não quero ter que transferir meus ativos todos e passar a ter que declarar imposto de renda aqui. Junto a isso, não tenho planos de continuar no meu país atual por muito mais tempo.
Agradeço muito desde já qualquer auxílio.