x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.001

Declaração para rendimento abaixo do limite, porém com IR a restituir

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 28 março 2024 | 20:57

Regyane Maria Coelho de Magalhaes, boa noite.

Não, você está isenta de declarar o IR, pois seu rendimento não atingiu o limite obrigatório, levando em consideração esse único rendimento informado. Desta forma, se não quiser fazer a declaração, não precisa e você não terá problema algum.

Sobre a retenção, devido a ser um valor baixo, caso você consiga realizar a declaração por conta própria ou com alguém que não cobre nada, vale a pena, uma vez que tal valor será totalmente restituído a você.  Contudo, caso alguém elabore a declaração por um valor, por mais baixo que seja, acho que não vale a pena e ai é melhor simplesmente não fazer nada.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 29 março 2024 | 13:51

Yuri/Regyane,
Cada caso é um caso.  1 cliente estava isento.  Fiz a declaração pelos *fatores abaixo, e, não imaginava que iria ser de grande valia para ele PROVAR no pagamento de pensão alimentícia que não tinha condições de pagar o valor arbitrado pela juíza. Bem sei que não é o caso APRESENTADO por voces e usei o fato real para ilustrar "porque" faria (eu).  
 Situação:
Um colaborador atingiu os rendimentos necessários em 2022 e fez a declaração de IRPF em2023. Porém em 2023 ele mudou de emprego e durante o ano de 2023 não atingiu o valor necessário.
Dúvida
Mesmo não tendo atingido o valor necessário ele precisa declarar IRPF em 2024?
Outra dúvida, aplicando a mesma situação a cima, caso ele tenha trabalhado 7 meses como CLT e depois aberto uma empresa ele precisa continuar declarando todos os anos?
Resposta correta
Bom dia !
Independente do citado, a obrigatoriedade da entrega se dá nos requisitos
divulgados pela RFB:  renda acima de 30mil, rendimentos isentos, total de
bens, etc.Att.

* MINHA RESPOSTA:
 JOSE BEZERRA CONCEIÇÃO
O que aprendi em muitos anos de IR:
Antigamente existia um DOCUMENTO DE ISENÇÃO que a RF emitia para ISENÇÃO DO EXERCICIO.  Era o DAI.  Era! O LEÃO  precisa comer e sempre espera que voce deixe uma pista para ele se alimentar. Foi revogado.
Hoje, dentre as normas para APRESENTAR declaração (que foi suprimida na lista principal) existe a de que MESMO ISENTO, VOCE PODE APRESENTARDECLARAÇÃO. Nesta o LEÃO encontra os incautos.   Veja a resposta  do PERGUNTÃO  DO MANUAL DA RECEITA FEDERAL   - 002 — Pessoa física desobrigada pode apresentar a Declaração de Ajuste Anual (DAA)?.
Nasceu já tem CPF.  Logo, façam a declaração, mesmo isentos.  Lá na frente (respondendo a sua pergunta) este cliente (que agora abriu uma empresa) deverá ter um patrimônio alavancado.  É difícil mostrar ao COMPUTADOR DO LEÃO como voce cresceu caso não lance anualmente sua movimentação financeira. Vale a  máxima: “de grão em grão...”. 
E, se você é dos que dizem "a lei é clara, não precisa fazer" não esqueça da resposta  002 do manual do ir.

Motivo desta colocação:   6 décadas fazendo declarações. São muitos anos vendo clientes crescerem, ganharem na vida, perderem, e um LEÃO IMPLACÁVEL buscando o que comer.  Clientes que deixam de fazer (por desinformação de alguns meios de comunicação ) e depois retornam amargando MULTA DE OFICIO onde o leão afirma que 'ELE' trabalhou para descobrir o que voce não observou... Repetindo:  afirma que a multa de oficio foi pelo trabalho que ele fez.
Abs.

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Sábado | 30 março 2024 | 09:47

Jose Bezerra Conceição, bom dia.

Como você mesmo disse, cada caso é um caso. Eu tratei a situação da colega em específico, com base nas informações passadas por ela em um fórum de discussão e não imaginando N situações que podem acontecer. Este não é o meu objetivo. Meu objetivo aqui foi tentar ajudar em um raciocínio já exposto.

Mas com certeza sua contribuição e experiência são de grande valia.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 2 anos Sábado | 30 março 2024 | 13:57

"Eu tratei a situação da colega em específico, com base nas informações passadas por ela em um fórum de discussão e não imaginando N situações que podem acontecer. Este não é o meu objetivo. Meu objetivo aqui foi tentar ajudar em um raciocínio já exposto."

PERFEITO,
abs

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies