x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 76

Imposto de Renda Pessoa Física - Duas Carteiras Assinadas

JOSÉ RODRIGUES

José Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 2 semanas Quinta-Feira | 10 abril 2025 | 17:35

Olá pessoal, espero que todos estejam bem.

Trabalho CLT numa empresa, pela manhã e a tarde, pago os 27,5% todo mês e todo ano consigo restituir o IR.
Porém esse ano fui convidado a trabalhar dois dias na semana a noite como professor, CLT também, que irá complementar minha renda.

Emprego 1 = salário bruto R$ 7.000,00 / líquido R$ 5.390,00
Emprego 2 (novo) = regime de horas, o que vai dar aproximadamente R$ 1.380,00 líquido ao mês
Logo, totalizando uma nova renda mensal de R$ 6.770,00

Vejo que muitas pessoas que tem dois empregos (duas carteiras assinadas) pagam imposto de renda ao invés de restituir. Para evitar pagar um imposto muito alto no próximo ano, tem algo a se fazer? Pagar alguma guia mensal para essa diferença salarial? Tenho riscos de ter que pagar um imposto de renda muito alto na declaração do ano que vem?

Rodrigo Henz

Rodrigo Henz

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 1 semana Sexta-Feira | 11 abril 2025 | 13:39

Boa tarde amigo,
Sugiro simular seus valores no programa do IRPF, como se fosse o ano cheio, pra ter uma ideia de quanto imposto a pagar resulta.
Infelizmente de fato quando tem 2 fontes separadas acaba gerando imposto a pagar, pois cada fonte separada fica em sua respectiva alíquota, e quando soma as duas fontes vai tudo para alíquota mais alta.
Do valor previsto, lhe recomendaria fazer uma aplicação e deixar rendendo, para pagar na declaração, pois pagar antes só vai antecipar dinheiro pro governo e ainda vai precisar apurar o valor final do mesmo na declaração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade