x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.027

IRPF - Empregado Doméstico

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Segunda-Feira | 30 abril 2007 | 10:58

Bom dia Sandra,

O que você deve informar como dedução do imposto devido na DIRPF é a Contribuição Patronal paga a Previdência Social pelo empregador sobre a remuneração do empregado doméstico, e este valor deve ser lançado na ficha "Pagamentos e Doações Efetuados".

Lê-se no menu Ajuda do Programa;

Selecione o código 18 e informe o Número de Identificação do Trabalhador (NIT), o nome completo do empregado doméstico e o valor pago, relativo à contribuição patronal recolhida pelo empregador doméstico.

Podem ser deduzidas as quantias recolhidas pelo contribuinte, no ano-calendário de 2006, a título de contribuição patronal paga à Previdência Social pelo empregador doméstico, incidente sobre o valor da remuneração do empregado.

A dedutibilidade de valores a título de contribuição patronal paga à Previdência Social pelo empregador doméstico:

a) está limitada:

- a um empregado doméstico por declaração, inclusive no caso da declaração em conjunto;

- ao valor recolhido no ano-calendário de 2006;

b) não poderá exceder:

- ao valor da contribuição patronal calculada sobre um salário mínimo mensal, sobre o 13º (décimo terceiro) salário e sobre a remuneração adicional de férias, referidos também a 1 (um) salário mínimo;

- ao valor do imposto apurado, diminuído das deduções relativas a Estatuto da Criança, Incentivo à Cultura e Incentivo à Atividade Audiovisual (linha Imposto Devido I da ficha Resumo da Declaração - Cálculo do Imposto);

c) fica condicionada à comprovação da regularidade do empregador doméstico perante o regime geral de previdência social, quando se tratar de contribuinte individual.

Comprovação

A comprovação será feita por meio de Guias da Previdência Social (GPS), bem como do vínculo empregatício registrado em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Fundamentos - (Lei nº 11.324, de 2006, art. 1º; Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991)


Em resposta as Perguntas 411 a 413 a Receita Federal dá mais detalhes do entendimento sobre o assunto.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade