x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 1.647

Certificado Digital

ANDER BERNARDES VILELA

Ander Bernardes Vilela

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 11:40

Bom dia,

Dúvida; com aquisição de um e-CNPJ também consigo assinar notas fiscais eletrônicas.

Pois orientamos nossos clientes a adquirir o e-NFE para assinatura da nota fiscal eletrônica, agora para a Conectividade Social necessita de e-CNPJ.

Esta é minha dúvida, agora terei problemas com meus clientes pois terão que adquirir um novo certificado.

SHEILA REZENDE PARMAGNANI

Sheila Rezende Parmagnani

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 8 novembro 2011 | 11:49

Obrigada Isis,

contudo estou conseguindo acessar o conectividade com o e-nfe, inclusive imprimi um extrato do empregado.
Como isso foi possivel ?
estou insegura quanto a isso, peço o meu cliente para comprar outro ou não?
eu sou da area fiscal, não entendo de conectividade, estou tentando aprender alguma coisa sobre certificado.
quem puder me ajudar fico grata.

Raul Ventura

Raul Ventura

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 8 novembro 2011 | 16:52

Boa tarde,

Tenho no meu escritório empresas sob a sistemática do lucro presumido e ouvi falar que para o envio do SPED PIS/COFINS, em 2012, necessitar-se-á exclusivamente do Certificado Digital tipo A3 (isto é, o que é válido por 3 anos e necessita do token ou do cartão validador). Alguém poderia realmente esclarecer essa polêmica e, se possível, explicar o porquê dessa exigência?

De antemão, agradeço a atenção de todos.

Raul Ventura
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Terça-Feira | 8 novembro 2011 | 17:00

Boa tarde Raul,




Perguntas e respostas - Portal EFD - PIS/COFINS

Certificação digital

24. A EFD PIS/Cofins poderá ser assinada com certificado digital A1 e e-cnpj, ou somente com o certificado A3?

Vide art. 2º da IN RFB 1.052, de 2010:

Art. 2º A EFD-PIS/Cofins emitida de forma eletrônica deverá ser assinada digitalmente pelo representante legal da empresa ou procurador constituído nos termos da Instrução Normativa RFB nº 944, de 29 de maio de 2009, utilizando-se de certificado de segurança mínima tipo A3, emitido por entidade credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), a fim de garantir a autoria do documento digital.

A RFB está verificando a possibilidade de estender a assinatura do arquivo digital para o certificado A1.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Gilberto Alves Junior

Gilberto Alves Junior

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 8 novembro 2011 | 17:02

Boa tarde!

Tb estava com esta dúvida sobre a funcionalidade dos certificados, verifiquei que o e-cnpj é o mais completo e serve para NF-e, dá um olhadinha no site da Certisign, lá eles explicam o que pode ser feito com cada tipo de certificado.

Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 13:04

Sheila, o e-NFE foi emitido considerando qual pessoa como responsável? Se foi um funcionário e se está cadastrado um número de PIS no certificado acredito que a Caixa tenha como confirmar a vinculação empregatícia e por isso você consegue realizar a consulta.

Ander, olha o que diz o FAQ da Certisign:

5 - TENHO UMA EMPRESA, POSSUO NÚMERO DE CNPJ E PRECISO ACESSAR A CONECTIVIDADE SOCIAL. QUAL O CERTIFICADO DIGITAL QUE DEVO ADQUIRIR PARA TER ACESSO AO SISTEMA?
Se a Empresa possui um número de CNPJ válido para identificação da mesma, poderá utilizar um Certificado Digital de Pessoa Jurídica, no caso o e-CNPJ.


http://www.certisign.com.br/hotsite/conectividadesocial/faq.html

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.