x

Economia

Entenda como funciona o crédito consignado para quem tem carteira assinada

O que é uma fintech de crédito consignado?

19/07/2019 10:35:21

2.115 acessos

Entenda como funciona o crédito consignado para quem tem carteira assinada

Para esclarecer algumas dúvidas sobre crédito consignado para quem possui carteira assinada, o Jornal Contábil entrevistou Ramires B. Paiva, fundador da Creditoo.

É uma empresa que utiliza a tecnologia como base para ter um processo mais eficiente que o mercado financeiro tradicional, focando em repassar essa eficiência ao cliente final, com a menor taxa de juros possível no empréstimo consignado.

2. Como funciona o crédito consignado para quem tem carteira assinada?

A principal característica do empréstimo consignado privado — além de ter os juros mais baixos — é que suas parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do colaborador. Para a sua efetivação, é necessário que a empresa do interessado tenha um convênio com um agente financeiro.

3. Quais documentos são necessários para realizar a solicitação?

A solicitação varia de cada agente financeiro, mas geralmente são necessários um documento com foto (CNH ou RG e CPF) e comprovante de residência.

4. Posso usar meu FGTS como garantia para solicitar um crédito consignado?

Sim, hoje somente a Caixa consegue utilizar uma parte do FGTS como garantia do empréstimo consignado. Os demais agentes financeiros também tem interesse em usar o FGTS como garantia e estão aguardando as regras operacionais da Caixa.

5. Qual a diferença entre empréstimo consignado e crédito consignado?

Trata-se do mesmo produto, com nomenclaturas diferentes.

6. É possível solicitar o crédito consignado caso tenha restrição no meu nome?

Isso varia de acordo com cada agente financeiro. No caso da Creditoo, é oferecido empréstimo mesmo para negativados. No entanto, o colaborador precisa ter margem consignável disponível.

7. Por que escolher uma fintech de crédito ao invés de um banco físico tradicional?

As vantagens dependem de cada fintech de crédito, mas no geral, a principal vantagem é a menor taxa de juros em comparação aos bancos e menos burocracia para realizar o empréstimo.

8. Em relação a taxas, a fintech é mais aconselhável?

Sim, as fintechs apresentam taxas mais baixas. A Creditoo, por exemplo, opera com a menor taxa do mercado para o funcionário CLT, a partir de 1,75% am.

Fonte: Jornal Contábil e Ramires B. Paiva

MATÉRIAS RELACIONADAS
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.