x

Balanço

IRPF 2021: Receita já recebeu quase 9 milhões de declarações

Segundo o fisco, desse total, 32.512 foram entregues com certificado digital.

29/03/2021 14:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IRPF 2021: Receita já recebeu quase 9 milhões de declarações

IRPF 2021: Receita já recebeu quase 9 milhões de declarações

A Receita Federal anunciou que foram entregues, até as 11h desta segunda-feira (29), 8.992.283 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020. Desse total, 32.512 foram entregues com certificado digital.

Lembrando que o período de entrega da declaração, neste ano, vai até 30 de abril e a entrega fora do prazo gera multa ao contribuinte. Neste ano, a expectativa do fisco é receber 32 milhões de declarações do IR.

O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas. No site do órgão, há conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.

O leão informou que, por enquanto, não há nenhum indício de atraso e nem antecipação. Os declarantes estão seguindo o padrão que já acontece há anos.

Receita amplia acesso à declaração pré-preenchida 

A Receita Federal divulgou uma nova forma de declarar o Imposto de Renda 2021. Ainda em fase piloto, o órgão anunciou que contribuintes cadastrados no Gov.br poderão optar pela declaração pré-preenchida.

Até então, 4,8 milhões de usuários com certificado digital tinham acesso à ferramenta. Com a flexibilização da exigência, 96 milhões de pessoas que estão cadastradas no site do governo podem ter acesso à declaração.

A novidade permite que o contribuinte acesse um ambiente seguro e consiga visualizar todas as informações colhidas pela Receita Federal. Assim, o contribuinte precisa apenas conferir se as informações estão corretas e foram suficientes, complementar com novas informações, se for necessário, alterar e fazer exclusões.

Saiba mais em: Receita amplia acesso à declaração pré-preenchida 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.