x

Estado de Emergência

FGTS por calamidade é liberado para cidades atingidas por chuvas no RJ; veja como solicitar

Moradores dos municípios de Angra dos Reis, Belford Roxo, Mangaratiba, Mesquita, Paraty e Nova Iguaçu e que foram atingidos pelas chuvas poderão sacar o benefício.

05/04/2022 11:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
FGTS por calamidade é liberado para cidades no RJ; veja como solicitar

FGTS por calamidade é liberado para cidades atingidas por chuvas no RJ; veja como solicitar Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal vai liberar o saque por calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para moradores dos municípios de Angra dos Reis, Belford Roxo, Mangaratiba, Mesquita, Paraty e Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro.

A liberação foi autorizada por causa dos decretos de estado de calamidade, após os municípios serem atingidos por fortes chuvas, e reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de portaria ministerial, da situação de emergência.

Passo a passo de como pedir o FGTS por calamidade

Será possível solicitar o FGTS de forma digital, por meio do aplicativo, quem teve a residência atingida pelas chuvas. 

O download do app do FGTS é gratuito e está disponível nas plataformas digitais (para Android e iOS).

Após o download do app FGTS e com informações de cadastro inseridas, vá na opção “Meus saques” e selecione “Outras situações de saque". Clique em "Calamidade pública” — e informe o município.

Encaminhe os seguintes documentos: foto de documento de identidade (também são aceitos carteira de habilitação ou passaporte) e comprovante de residência (conta de luz, água ou outro documento recebido via correio) em nome do trabalhador emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. 

Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro (a), é necessário ainda enviar Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.

Depois disso, selecione no aplicativo a opção para creditar o valor em uma conta da Caixa ou de qualquer outro banco e envie a solicitação. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

É necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220.

A Caixa informou que todas as agências dos municípios afetados passam a abrir às 9h – uma hora mais cedo –, para atender a população.

Além disso, o caminhão-agência da Caixa está em deslocamento para Angra dos Reis, com chegada prevista para quarta-feira (6). A unidade móvel de atendimento funcionará das 8h às 16h, prestando serviços essenciais à população.

O caminhão oferece os mesmos serviços de uma agência, tais como: 

  • atendimento aos beneficiários do Auxílio Brasil; 
  • atendimento aos beneficiários do Abono Salarial; 
  • pagamento do FGTS; 
  • concessão de crédito; 
  • auxílio na utilização de aplicativos do banco, como Caixa Tem e app do FGTS, desbloqueio de cartão e senha de contas, dentre outros.

A movimentação de dinheiro em espécie estará disponível por meio de caixa eletrônico instalado na unidade.

Caixa congela parcelas de financiamento imobiliário

A Caixa vai possibilitar pausa de até 90 dias nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação nas agências do banco, a incorporação das prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes das regiões atingidas, mediante solicitação nas agências do banco e também dará suporte aos clientes para acionamento de seguro habitacional e procedimentos para pagamento de indenizações, de forma imediata.

O banco também informou que vai disponibilizar equipe técnica, com arquitetos e engenheiros, para ações de assistência em apoio aos municípios, que incluem a operacionalização de repasses de recursos. 

A instituição disse que enviou aos municípios equipes de especialistas nas áreas de habitação, governo e FGTS para atender a população e prestar apoio técnico às prefeituras, auxiliando em providências urgentes.

“As prefeituras terão o apoio técnico da Caixa para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas, como pontes, vias de acesso, abastecimento de água, postos de saúde e escolas, dentre outras de grande impacto para a população”, disse o banco.

A Caixa ainda realizará pausa no financiamento para hospitais das regiões afetadas, mediante solicitação.

Entre os canais de atendimento da Caixa para seus clientes estão o WhatsApp Caixa (0800 104 0104), Internet Banking Caixa e os aplicativos Caixa Tem, Habitação CAIXA, FGTS, Auxílio Brasil, dentre outros. Todos os canais podem ser consultados no endereço www.caixa.gov.br/atendimento.

Fonte: com informações do g1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.