x

LEILÃO ELETRÔNICO

Receita alerta municípios para golpe relacionado aos leilões eletrônicos

Entenda como a fraude funciona e saiba se proteger.

07/12/2023 17:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Receita alerta para golpe em leilões eletrônicos

Receita alerta municípios para golpe relacionado aos leilões eletrônicos

A Receita Federal do Brasil fez um alerta para cidadãos e órgãos públicos sobre tentativas de golpe relacionados aos leilões eletrônicos feitos pela entidade.

Na prática, o golpe, que tem sido feito em Minas Gerais, os municípios ou órgãos municipais recebem uma ligação de alguém que se apresenta como servidor responsável pelos leilões da Receita.

O golpista informa o nome e cargo de um servidor que realmente trabalha para a entidade e, no momento, oferece alguma vantagem para o órgão municipal participar do leilão e relaciona alguma mercadoria que pode ser útil para ele.

Caso o município fique interessado no leilão, o golpista pede um depósito de R$ 2.000 para despesas voltadas para taxas e despachantes. Feito o depósito na conta, o contato desaparece.

A fim de tornar mais verídica a identidade do falso servidor, os criminosos simulam até mesmo perfis em redes sociais.

Diante dessa situação, a Receita informa que não entra em contato ofertando participação em leilão para nenhum participante.

Além disso, a entidade reforça que o pagamento pelas mercadorias arrematadas em leilão é feito via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e jamais mediante depósitos ou transferências bancárias para contas de terceiros.

Leilões oficiais

Para participar de leilões oficiais da Receita, o interessado deve acessar um único canal disponível, via site oficial do órgão.

O sistema está disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para fazer lances e propostas.

Caso o interessado pelo leilão queira saber mais informações sobre o Sistema de Leilão Eletrônico da Receita Federal, o mesmo deve acessar o site oficial da entidade.

Assim, quaisquer outras páginas ou formas de se passar pela Receita são falsas e podem lesar as pessoas que acabam acessando.

Golpes

Os golpes em nome da Receita Federal são uma realidade bastante comum. 

Tendo em vista os diversos tipos de crimes cometidos usando o nome da entidade, percebe-se que, cada vez mais, os golpistas tentam deixar o falso ainda mais verdadeiro.

Durante o ano, o Portal Contábeis informou alguns desses tipos de fraudes aplicadas, a fim de alertar os usuários e leitores.

Dentre os golpes mais comentados estão:

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.