x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 941

Retificação de GFIP para recalculo de GPS separado por CEI

Andreia

Andreia

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 09:53

Bom dia a todos! Estou com um problema e não sei solucionar, vou tentar explicar o caso:

A empresa em que trabalho recolhe alguns funcionários em CEI, porém o serviço de fechamento de folha era feito por um escritório contábil, consequentemente o recolhimento de várias CEIs eram feitos em uma única guia.
A empresa deixou de pagar a GPS de algumas competências (FGTS sim), e hoje um dos clientes está exigindo o pagamento dessas competências para poder encerrar o contrato.
A empresa não consegue quitar tudo, então meu chefe quer que eu retifique a GFIP, recolhendo essa CEI em separado das outras para que assim o valor diminua e consiga pagar.
Minhas dúvidas:
1- É possível?

2- Devo restaurar os bakcups e selecionar apenas essa CEI para recolhimento em atraso? Qual o procedimento?

3- Se a resposta da pergunta anterior for sim, como fica o FGTS que já foi pago? Não pode gerar algum tipo de conflito?

Por favor, preciso muito de ajuda!

Desde já agradeço!

Rodimar Graf

Rodimar Graf

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 10:19

Bom dia

Não tem como vc retificar a GFIP e colocar apenas essa Obra, vai substituir a que foi enviada anteriormente com várias Obras.

Acredito que vc entregou essas competências numa GFIP 150 com vários tomadores, correto?

Eu faria um recolhimento parcial, restaura o back up ou importa novamente o arquivo da SEFIP, marque apenas o Tomador que vc quer recolher, faça uma Simulação de Fechamento, visualize o Demonstrativo do INSS e a GPS.

Faça as guias com base nesses Relatórios, dessa forma vc estará recolhendo somente o INSS dessa Obra, sem a necessidade de Retificar a GFIP.

Entregue uma cópia do Resumo da Folha Rateada dessa Obra, com os arquivos da GFIP, assim vão verificar que os valores fecham.

Andreia

Andreia

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 10:42

Obrigada Rodimar, mas ainda continuo com dúvidas se isso não poderá causar algum tipo de conflito rs.
Restaurando o bakcup e selecionando apenas esse tomador, de certa forma não irá substituir a que foi enviada?
Me desculpe, é que estou bem insegura para fazer esse procedimento..

Andreia

Andreia

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2017 | 10:58

Bom dia Rodimar, por gentileza, poderia me ajudar mais uma vez?

Funcionário foi demitido com várias de guias de FGTS em aberto, sendo que nada foi pago a ele (rescisão, FGTS, multa 40%, ).
Para receber os valores (rescisão, FGTS, 40%) foi preciso entrar com uma ação trabalhista, sendo que no dia da audiência 16/05/2016 foi realizado acordo entre empregador e ex-funcionário.
O valor acordado seria pago em 8 parcelas iguais diretamente ao ex-funcionário, sendo que na ata de audiência foi discriminado as verbas como indenizatórias, que englobavam o valor: art. 477 CLT 2.600,00, Férias+1/3 3.500,00, art. 467 CLT 900,00 e FGTS + multa de 40% 9.000,00.
Nesse caso, como fica o saldo de FGTS em aberto para a empresa perante a Caixa Econômica uma vez que está sendo pago diretamente ao funcionário?
Informar a SEFIP? Como?

Estou sem saber o que fazer em relação a esses valores em aberto...

Desde já agradeço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.