x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 69

acessos 98.620

DCN - Documento de Cadastramento do NIS

Valdineis Junior

Valdineis Junior

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 10:51

Primeiramente, segue abaixo a circular da CEF:

CIRCULAR DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF Nº 574 DE 02.03.2012

D.O.U.: 05.03.2012
Estabelece procedimentos pertinentes ao cadastramento de pessoas no Cadastro NIS.

A Caixa Econômica Federal, no uso das atribuições que lhe conferem o parágrafo 1º, artigo 7º da Lei Complementar Nº 7, de 07.09.1970 e o artigo 9º do Decreto Nº 4.751, de 17.06.2003, baixa a presente Circular.


Considerando a implantação do novo sistema de cadastramento de pessoas, faz-se necessário alterar o processo atual, de maneira a garantir mais qualidade ao cadastro e menos multiplicidades cadastrais.


DO CADASTRAMENTO DE PESSOAS NO CADASTRO NIS
DO CADASTRO DO TRABALHADOR


2.1.1.Deve ser cadastrado o trabalhador, vinculado à empresa privada ou cooperativa, enquadrado em uma das seguintes categorias:
empregado - assim definido pela legislação trabalhista, inclusive o vinculado a repartição oficial estrangeira, desde que seu contrato de trabalho seja regido pela legislação trabalhista brasileira;
empregado de cartório não oficializado;
empregado doméstico - cadastrado pelo empregador com registro CEI, para o recolhimento e pagamento dos depósitos do FGTS e concessão do Seguro-Desemprego;
pescador artesanal - cadastrado para efeito de concessão do benefício Seguro-Desemprego e PFVP;
trabalhador avulso - cadastrado pelo sindicato da categoria;
trabalhador rural.
2.1.2.Para cadastramento do trabalhador é necessária a apresentação dos seguintes documentos:
DCN - Documento de Cadastramento do NIS, assinado por representante da empresa que solicita o cadastramento;
Cartão de inscrição no CNPJ ou comprovante de matrícula no CEI do responsável pelo cadastramento.


2.1.2.1.O DCN - Documento de Cadastramento do NIS pode ser capturado no sítio da CAIXA, sendo aceito também o documento emitido em microcomputador, desde que formatado no modelo padrão do formulário, que deve ser assinado pela empresa que está solicitando o cadastramento.


2.1.3.O cadastramento do trabalhador pode ser solicitado pela empresa em qualquer Agência da CAIXA, ou ser realizado diretamente por meio de acesso à internet, ou ainda em lote, pelo envio de arquivo.


2.1.3.1.No caso de envio de arquivo, este deve ser enviado no layout padrão definido pela CAIXA, sendo que o processamento ocorre em D+1 da data de recebimento do arquivo pela CAIXA.
2.1.3.2.Após o processamento, a CAIXA devolve à empresa o número da inscrição localizada ou atribuída, por meio de arquivo retorno.


2.1.3.3.As instruções para construção e envio de arquivo para localização e atribuição podem ser capturadas no sítio da CAIXA.
DO CADASTRO DE BENEFICIÁRIOS DE PROGRAMAS SOCIAIS
2.2.1.Devem ser cadastrados todos os beneficiários de programas sociais que se utilizam o NIS como chave de identificação e pagamento.


2.2.2.O cadastramento desses beneficiários é feito pelo órgão definido pelo gestor do programa.
2.2.3.A documentação necessária para o cadastramento é definida pelo gestor do programa em conjunto com a CAIXA, sendo vedado o cadastramento de pessoas sem documento.
2.2.3.1.O cadastramento dos beneficiários é realizado pelo envio de arquivo, no layout padrão definido pela CAIXA, e o processamento ocorre em D+1 da data de recebimento do arquivo pela CAIXA.
2.2.3.2.Após o processamento, a CAIXA devolve ao solicitante o número da inscrição localizada ou atribuída, por meio de arquivo retorno.
2.2.3.3.As instruções para construção e envio de arquivo para localização e atribuição podem ser capturadas no sítio da CAIXA.
3.DA UTILIZAÇÃO DO DCN E DO LAYOUT PADRÃO PARA ENVIO DE ARQUIVOS
3.1.O DCN deverá ser utilizado como documento de cadastramento a partir da data de publicação dessa circular, podendo ser aceito o modelo anterior até 10 dias úteis após essa publicação.
3.2.O novo layout padrão para cadastramento em lote de trabalhadores e beneficiários de programas sociais deverá ser utilizado a partir da implantação do novo sistema de cadastramento de pessoas.
4.Esta Circular CAIXA entra em vigor na data da sua publicação.
JOSÉ URBANO DUARTE
Vice- Presidente

Essa nova forma de cadastro do trabalhador deve ser feita apenas para novos funcionários ou deverá ser feita a todos os funcionários já admitidos?
Já estou perdido no assunto!





Levi Oliveira de Sousa

Levi Oliveira de Sousa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 22:21

Amigo Valdeneis, a circular não deixa muito claro, mas imagino eu e seguindo a logica do raciocinio, esse cadastramento é o mesmo que hoje é feito com o dctpis agora será feito pelo dcn ou seja é o cadastro do pis do funcionário, então, os já admitidos já foram cadastrados no pis somente os novos funcionários que deverão usar esse sistema.
Levi

Higor Silva

Higor Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 09:03

Alguém já conseguiu realizar o cadastro usando essa "DCN"? Onde faço o download deste arquivo ? Já procurei no site da C.E.F e não achei. Preciso cadastrar alguns PIS URGENTEMENTE ;/

Se alguém puder me ajudar agradeço !!

ADEMAR MARCOS RIBEIRO DE ANDRADE

Ademar Marcos Ribeiro de Andrade

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 09:39

Pelo menos até agora, não consegui abrir essa DCN, e a CEF cita que o mesmo está sendo implantado aos poucos, ainda é um projeto-piloto. Como não conseguir resposta pela DCN, preenchi normalmente DCT e enviarei pra CEF, esperando uma resposta o mais breve possível.

Ademar Marcos
Contador - RJ/BA
Higor Silva

Higor Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 09:45

Obrigado Ademar , o pior é que aqui em Caieiras e Fco. da Rocha a CEF não está aceitando mais a DCT ;x

Preciso cadastrar esses funcionários pqe a época de Folha de Pgto já esta ai.

Caixa Econômica Federal sempre complicando nossas vidas :/ !!!

ADEMAR MARCOS RIBEIRO DE ANDRADE

Ademar Marcos Ribeiro de Andrade

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 10:14

Essa CEF... sempre facilitando a nossa vida..hauhauah. Assim fica difícil, é a mesma situação da Certificação Digital, ela não entende o que fazer, e ainda nos coloca no meio de tudo isso. Vamos esperar né, quem sabe isso tudo seja passageiro.

Ademar Marcos
Contador - RJ/BA
Sabrina Alves da Silva

Sabrina Alves da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 12 anos Quinta-Feira | 5 abril 2012 | 11:25

Bom Dia Higor..!!

Gostaria de saber onde você fez o download DCN" deste arquivo ?Pois entrei no link do Valdineis e não estou conseguindo a baixar o programa,já tenho o adobe mesmo assim não vai...Como você fez?Você poederia me falar passo a passo..??ou me mandar o link já na forma de abaixar...

Fico No aguardo....


Urgente...

Obrigado.

Sabrina

Sabrina Alves da Silva

Sabrina Alves da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 12 anos Quinta-Feira | 5 abril 2012 | 15:14

Higor Boa Tarde!


Eu entro em vêr na tela,depois abrir documento: Mod. 31445 v002 - Cadastro NIS - Documento de Cadastramento.dot eu dou dois clique e depois não consigo abrir. você fez como pois pra mim não abre,abre outros e outros documentos.......estava zipado os eu tambem???

urgente.

Obrigado pela ajuda ate agora.

Sabrina

luciana hipolito

Luciana Hipolito

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 16:07

Boa tarde amigos!

Higor, quando você deu entrada na Caixa a sua DCN estava com todos os campos completos? É que o antigo DCT não tinha tantos campos pra preencher então faltam alguns dados que ainda vou ter de pedir para os funcionários e isso pode demorar um pouco.

Abraço

Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 17:34

Aqui em Mogi das Cruzes - SP a Caixa só está aceitando este novo formulário, já era o DCT-PIS não aceitam mais.
O nosso sistema de Folha de Pagamento (Folhamatic) ainda não implantou este novo formulário, por enquanto vamos preencher manualmente...
A Caixa só está andando para trás, ao invés de liberarem uma maneira de fazermos a Inscrição no PIS através de Certificado Digital eles ficam com formulário pré-histórico que demora ainda 5 dias úteis... pelo amor de Deus, onde o nosso Brasil vai parar com tanta burocracia desse jeito.


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 17:51

Segue abaixo os links para download dos formulários que eu coloquei no Google Docs.

https://docs.google.com/open?id=0B08AumDrJBmOZkhuR2xNTzZqNXc


https://docs.google.com/open?id=0B08AumDrJBmOMDM2TkhRNnpRQkk


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Debora Valin

Debora Valin

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 09:04

será que o contador pode assinar???

O pessoal das empresas já mandam os registros nos últimos dias do mês, e agora ter que mandar eles assinarem e pedir para mandar de volta o documento e só depois levar na caixa meu Deus!!!! O pessoal da Caixa NUNCA colabora com a gente mesmo.....



E outra o que eu achei estranho é que as novas carteiras já vem com um numero de PIS mas a DCN não tem campo para colocar esse numero, o que fazer?????

luciana hipolito

Luciana Hipolito

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 09:44

Olá, já tive casos em que estas novas carteiras deram problemas. Ambos 1º emprego.

Em um caso a Caixa não reconheceu a nº impresso na CTPS como PIS, tive que fazer uma RDT, para acertar.
Em outro caso, fiz a GFIP normalmente com o nº de pis impresso na CTPS que automaticamente foi transformado em PIS com o 1º recolhimento de FGTS.

Mas quando o funcionário já teve outro registro, vou na Caixa confirmo o nº de PIS.

Espero ter ajudado

Abraço à todos.

Debora Valin

Debora Valin

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 10:05

menos mal.. então vou assinar...

eu não confio com o numero que está na carteira... antes com DCT sempre 1º emprego eu mandava na caixa e chegando lá o empregado tinha dois numero de PIS. ... como uma pessoa que nunca trabalhou tem 2 numeros???? rsrsrsrs....

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.