Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 38

acessos 67.031

Chave FGTS (Empregada Doméstica)

Jéssica Cardoso

Jéssica Cardoso

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 15:42

Boa Tarde Pessoal,

Preciso de ajuda; fiz a rescisão de uma empregada doméstica porém, preciso gerar a chave para a mesma sacar o fundo, e simplesmente não sei como fazer :(... O empregador é CEI, e não tem certificado Digital, o mesmo transmitia a declaração (GFIP) manualmente, eu fiz o calculo da GRRF manualmente e transmiti com o certificado da minha empresa, porém e a chave???

Obrigada.

Jefferson Machado

Jefferson Machado

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 15:55

Olá Jéssica...

Você vai ter que providenciar o certificado digital desse cliente, não há outra forma de informar a chave, veja se consegue fazer o certificado digital AR (que seria o disquete, salve-o no pen-drive.
Obs: verifique junto a caixa, pois não me lembro se de CEI estão realizando esse procedimento, caso contrario somente com CERTIFICADO Digital, ok

espero ter ajudado.

Att.

Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Hebreus 11:3
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 15:55

Boa tarde Jéssica,

Teoricamente esta empregadora teria que ter o Certificado Digital, quando há recolhimento de FGTS.
Porém, esta semana aqui no escritório, tivemos um caso de uma que negou-se a fazer o certificado, e a Caixa fez a liberação manualmente.
Vale tentar!

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Jéssica Cardoso

Jéssica Cardoso

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 16:36

Oi Vânia,

Eu já tinha ouvido falar que este procedimento poderia ser realizado manualmente pela CEF, porém fui lá hoje e a atendente negou essa informação, falou que a empresa é quem deve fazer a liberação.

Obrigada mesmo assim!

Jefferson,

Tentei fazer o certificado usando um programa disponibilizado pela Caixa, o nome dele é "Precert Multi", qua seria um certificado para empregadores de domesticas e empresas de pequeno porte, mas não consigo salva-lo em CD, vou tentar o pen...

Valeu.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 16:48

Jéssica,

Uma dica: Procure outra agencia da Caixa, e faça a tentativa.
Foi o que aconteceu com minha cliente esta semana.

Abraços

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Patricia Munhoz

Patricia Munhoz

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 15 abril 2013 | 11:18

Olá Jéssica

Gostaria de saber se você conseguiu emitir e movimentar essa empregada domestica com o disquete ou pen-drive. Estou com um problema parecido, fazemos pelo certificado do escritório e preciso movimentar a conta do empregado. Grata ;)

Jéssica Cardoso

Jéssica Cardoso

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 15 abril 2013 | 19:10

Olá Patricia,

Após algumas pesquisas e tentativas frustradas de transmitir informações da referida, fui atendida por um funcionário muito prestativo da CEF e o mesmo me confirmou que quem deve fazer esta liberação é a própria Caixa...
Realmente, a informação confere, a funcionária levou sua rescisão na caixa (documentação padrão) e a chave foi feita por eles.

Obs.: Não sei se mudou alguma coisa com esta nova lei...

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 15 abril 2013 | 20:01

Boa Noite Jéssica Cardoso,

Nesse caso então não foi necessário emitir nem a Chave Pri e nem o Certificado Digital? Toda a liberação foi feita diretamente na Caixa apenas com a Rescisão?

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
André Santos

André Santos

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Segunda-Feira | 12 maio 2014 | 11:26

Bom Dia!

Sempre tenho esta dificuldade com empregados domésticos nos casos em que o empregador não possui o Certificado Digital/ICP, a única solução encontrada até o momento é a emissão por agência da CEF de uma CHAVE MANUAL para saque do FGTS.

A documentação é a do normativo FP005 da CEF (http://www.caixa.gov.br/voce/fgts/como_sacar/documentacao_necessaria.asp#), ou seja, TRCT com dispensa sem justa causa (SJ2) e código de empregado doméstico (06), RG, PIS, CTPS.

Se você tiver sorte encontrará um funcionário com boa vontade e será fácil gerar a CHAVE MANUAL. Caso contrário você ouvirá várias vezes que, somente através da internet (CNS) você conseguirá gerar a CHAVE.

Provavelmente quando da regulamentação da EC 72/2013, a geração da GRF e emissão da CHAVE se torne mais fácil e transparente para empregadores domésticos que não tenham o CNS/ICP.

Abraços,

André

O Saber não ocupa espaço. Leia. Informe-se. Pergunte.
Renato Neiva

Renato Neiva

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 16:16

Boa Tarde.

Pessoal ao gerar uma chave para saque do FGTS ocorreu um erro na página da caixa, e a chave não foi gerada. Na segunda tentativa apareceu a seguinte mensagem: (4008) - Movimentação não permitida. A conta já foi movimentada com os dados informados.
Preciso de uma 2ª via desta chave ou alguma forma de imprimir novamente.

Por acaso existe solução?

Sei que se fizer uma RDT consigo cancelar, porém preciso deste documento o mais breve possível.

Obrigado!

Renato Neiva
[email protected]
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 16:25

Boa tarde Renato,

Abra a Conectividade Social e clique operações GRRF. .. no GRRF clicar em Receber Arquivos!

Em seguida vá até Ferramentas... Cargas e depois Ocorrência chave de identificação... importar...

Clica em relatórios... Ocorrência chave de identificação...

Vai abrir 03 abas Responsável/ Empresa/ Trabalhador

Clica no Responsável e do lado direito aparecerá a chave e a previsão.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 16:42

Ok...

Uma segunda opção é aguardar alguns dias que o sistema libera a geração de uma nova chave.
Aguarde uns 5 dias e tente gerar novamente que vai funcionar.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Gilcilene Oliveira

Gilcilene Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 17:22

Olá, hoje me deparei com um problema, demiti uma empregada domestica e fiz tudo como manda o figurino, a multa do FGTS foi paga e a chave foi gerada, porem a empregada foi na caixa antes da data prevista para saque (30/03/16), no dia 01/04, foi até a agencia e so estava disponivel uma parte do valor, o atendente da caixa disse a ela que eu teria que emitir nova chave, (até a data do desligamento não estava disponivel pelo e-social), liguei para o numero 0800726...e me informaram que nao seria necessario nova chave porque a mesma é valida por 25 dias, a empregada não tem o cartao cidadao, mas sim o bolsa familia, a atendente disse que ela receberia o valor sem uma nova chave só com o cartao do bolsa familia...isso procede???, porque ela terá que ir a outro municipio, pois aqui não tem caixa, eu emitiria sem problemas outra chave se soubesse como fazer isso, pois ja procurei horrores...me ajudem!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 17:44

Gilcilene Amral de Sousa Oliveira

Aqui em minha cidade não é necessário fazer chave para liberar o multa referente 10/15 em diante, os atendentes da caixa fazem a liberação deste valor com os documentos da rescisão...

Sobre a parte anterior a 10/15 a chave é emitida na geração da guia a mesma geralmente tem validade de 30 dias, e entendo que neste caso não pe preciso fazer uma nova chave ...

Tente ligar para a caixa e conversar com o atendente do FGTS, aqui a moça me conhecia e ligou para mim pedindo qual seria o procedimento que ela deveria fazer, pois a caixa não havia passado instruções a ela ....

MARCELO LABYTZ

Marcelo Labytz

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 15 abril 2016 | 10:29

estou com um problema, demiti uma doméstica em 31/03 pelo e-social já, mas no programa só gerou a grrf e não gerou a chave, agora estou em duvida onde consigo a geração da chave, ou não é mais necessário a chave se gerar a rescisão pelo e-social?

Marcelo Labytz.
Contador.
[email protected]
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.