x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 29

acessos 4.968

Abertura de escritorio contabil individual

leny

Leny

Bronze DIVISÃO 3, Analista
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 13:04

Boa Tarde !

CAROS AMIGOS;
PRECISO DE AJUDA DE VCS..

Quero abrir um escritório de contabilidade, mas não sei qual o melhor regime e o que fica mais barato. Eu pensei em duas opções, escritorio contabil individual e organização contabil de responsabilidade individual, gostaria de saber sobre a tributação dos dois o que é mais víável. Sou Analista Contabil há alguns anos e agora tirei meu CRC e quero iniciar meu negócio, Tenho formação técnica Contabil, Ciências Econômicas e Pós em Finanças e Controladoria.

Se possivel gostaria de abrir como Organização Contabil individual, pois penso em prestar serviços contabeis e também de consultoria,cobrança, meu irmão é advogado possivelmente iremos trabalhar juntos. Gostaria de iniciar a atividade que abrangesse, tanto a contabilidade quanto serviços de cobrança e consultoria.

Obrigada !

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 14:18

Para checar atividades compativeis com o que irá trabalhar poderá usar este site :

https://www.cnae.ibge.gov.br/

Para checar o regime que o cnae entra e seus anexos para apuração de impostos pode checar este :

https://www.contabeis.com.br/ferramentas/simples-nacional/

---

O restante das informações você sendo uma análista contábil você mesmo poderá fazer no excel uma previsão de apuração de impostos nos 3 regimes disponiveis (simples, presumido e real) e saberá o quanto irá gastar optando por ou outro.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Dirceu Floriano da Costa

Dirceu Floriano da Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 16:22

Boa tarde pessoal, estou pensando em abrir meu escritório e se inscrever como M.E.I., alguém já fez isso? Qual a diferença sobre o MEI e o CEI, qual a melhor opção?

Preciso comunicar ao Conselho de Contabilidade a abertura? E qual o valor da anuidade?

Grato pela ajuda de vocês.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 10 abril 2013 | 19:45

Dirceu Floriano da Costa

Definição de CEI - www.contabilidadesimples.com.br

Definição de MEI - http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual


Para saber qual o melhor somente você poderá responder esta pergunta pondo tudo no papel (faturamento mensal, despesas, gastos, quantos empregados terá etc.)

Preciso comunicar ao Conselho de Contabilidade a abertura?

- È obrigado a comunicação, é obrigatório estar com o CRC em dia e regular.

E qual o valor da anuidade?

- Abrindo uma empresa você pagará duas anuidades a juridica e a fisica. O valor varia de estado a estado, acesse o site do CRC de seu estado que lá terá a tabela de valores.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Dirceu Floriano da Costa

Dirceu Floriano da Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 11:04

Bom dia pessoal, vou trabalhar com empresas e com perícias contábeis, estou na dúvida se atuando como perito posso enquadrar no Simples?

Desde já fico agradecido pela ajuda.

Dirceu Floriano da Costa

Dirceu Floriano da Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 15:13

Boa tarde pessoal, gostaria de esclarecer uma dúvida, estou começando com escritório de contabilidade e tenho um cliente que abri a empresa para ele, tenho que fazer o cadastro da empresa no INSS e FGTS, nos respectivos órgãos? A empresa não tem funcionário e é ME.


Obrigado pela ajuda.

João Paulo Delesposte

João Paulo Delesposte

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 15:19

Olá Dirceu, na verdade não precisa cadastrar no INSS e FGTS mais para emitir a certidão do FGTS basta ir na caixa economica e pedir com o cartao de CNPJ e pedir pra cadastrar a empresa. A empresa não tendo funcionários, mais se teve receita, vc deve fazer a retirada pro labore do socio pagando os 11% que é devido a ME, caso nao tenha havido receita no mes respectivo, basta informar a SEFIP sem movimentação. Espero ter ajudado

@contabilidadeecontat
João Paulo Delesposte

João Paulo Delesposte

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 16:24

Não é necessário, mais é preciso comunicar ao CRC MG sobre a abertura, eles irão lhe solicitar alguns documentos, salvo emgano, vc terá que pagar tbm a contribuição anual para o escritório, além da sua como autônomo.

@contabilidadeecontat
Getúlio Rocha Júnior

Getúlio Rocha Júnior

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 26 abril 2014 | 17:04

Boa Tarde!

Amigos, sou contador, já tenho CRC e minha anuidade está em dia com o orgão.

Já tenho alguns clientes, porém, estou querendo me regularizar no CRC como escritório individual e gostaria de ser autônomo.

De acordo com a Resolução CFC n.° 1.456 de 11 de dezembro de 2013, a partir de 1° de janeiro de 2014 não será mais concedidos registro de Escritório Individual.

Minha dúvida é: Se os conselhos regionais não mais concederão registros a Escritório Individual, eu poderei atuar como autônomo?
Serei obrigado a abrir uma empresa no MEI ou EI para exercer minha profissão?

Outras dúvidas:

Posso atuar como autônomo (meu escritório) e trabalhar como CLT (empregado)?

Posso me inscrever no CEI, e me inscrevendo serei obrigado a recolher o INSS autônomo? Qual seria a alíquota no caso de Contador?

Se for abrir uma empresa individual, é mais indicado eu ser MEI, EI ou EIRELI?

Se alguém puder me ajudar eu agradeço, pois, solicitei a mesma ajuda ao CRCSP e eles não me orientaram.

Fico no aguardo.

Att,

Getúlio Rocha Júnior
ROCHA Contábil
(19) 98225-5006 / [email protected]
https://www.rochacontabil.net.br
João Paulo Delesposte

João Paulo Delesposte

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 27 abril 2014 | 14:02

Getúlio Júnior, hoje não é mais permitido ser autônomo, com cadastro no município, a forma de abrir é como MEI ou ME, agora você tem que ver qual se enquadra melhor a você, lembrando que além de pagar sua anuidade PF terá que pagar também a anuidade PF.

Espero ter ajudado.

@contabilidadeecontat

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.