Boa tarde,
Não sou contador mas estou auxiliando um escritório (de parentes meus) que está iniciando a emissão de balanços e outros demonstrativos contábeis.
Minha dúvida é a seguinte: estou realizando os lançamentos de uma empresa que iniciou um novo loteamento. Tenho vários gastos, como materiais utilizados, combustível para retroescavadeira, salários, etc. Qual o critério que devo utilizar para separar os gastos que devem ser considerados como custos do loteamento e quais são despesas administrativas? Eu tenho lançado gastos com agrimensura, projeto elétrico, extração de solo e aterro como custos do loteamento; mas e quanto a salários do pessoal que trabalhou lá, combustível para a escavadeira, estes são custos também?
Outra dúvida seria: o terreno era propriedade de um dos sócios da empresa, o qual vendeu o imóvel para a empresa e pagou ITBI entre outras taxas. Estes valores também devem ser considerados como custo do empreendimento e rateados entre as unidades (lotes) quando efetivamente forem vendidas?
Se já foi respondido isto anteriormente em tópicos do fórum, agradeceria a indicação de algum link, pois já fiz várias pesquisas mas não consegui chegar a uma resposta.
Obrigado,