x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 129

Contabilidade para Empresa optante pelo Simples Nacional - Processos contábeis

Moisés Spinelli

Moisés Spinelli

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2021 | 17:57

Galera, me perdoem se já houver um tópico sobre, eu não consegui localizar... Estou precisando fazer a contabilidade de uma empresa ME, porém sou recém formado e não tenho muita noção de quais são todas as obrigações... Se alguém por gentileza me disser o que eu preciso fazer ficarei muito grato... A empresa foi constituída dia 07/01/2021. É LTDA e porte ME.

Editt:: Apenas corrigindo o título:: Empresa optante pelo SN

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2021 | 20:35

Boa noite, Moisés.
Eu não posso te ajudar muito na questão do departamento pessoal, mas vou tentar te dar um resumo das obrigações que lembro no momento.
Mensal: Sintegra, Destda/Sedif, DAS (declaração do faturamento da empresa), Sefip/GFIP (essa é do departamento pessoal), DCTF (Tbm do DP, mas acho que só em alguns casos)
Anual: DEFIS (No caso dessa empresa so ira declarar no ano que vem, já que ela não existia em 2020), RAIS

Essas declarações são entregues havendo ou não movimento. No Simples Nacional o livro caixa é obrigatório, porém recomendo manter a escrituração contábil da empresa. Além disso, é obrigatório que a empresa emita nota fiscal, o modelo vai depender do ramo e do faturamento (NFe, NFC-e, NFC modelo 02, NFS-e, entre outros modelos).
Recomendo pesquisar mais a respeito de todas elas, além disso, se possível procure algum curso para se aprofundar.

Caso algum colega lembre de mais alguma obrigação ou queira explicar mais sobre elas seria de grande valia.
https://professorfellipeguerra.com.br/


Espero ter ajudado de alguma forma.

https://www.jornalcontabil.com.br/obrigacoes-mensais-das-empresas-optantes-pelo-simples-nacional/
O link acima complementa melhor o que falei, so o encontrei depois de digitar todo o texto haha....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.