Boa tarde, Waldiney!
Posso te passar algumas dicas dos acertos que tenho feito no sistema da CONTMATIC, com a ajuda do Magno e outros colegas do fórum; os quais, mesmo não conhecendo o sistema, vão nos alertando p/ alguns detalhes e a gente acaba descobrindo outros.
Mesmo que o seu sistema da folha seja outro, talvez algumas dicas possam ajudar.
A única rescisão que bateu o valor, sem fazer nenhum acerto, foi um caso que não tinha médias (h.extras e ad.noturno).
A princípio gostaria de esclarecer que ainda não fiz nenhuma homologação no MTE, contendo os acertos que seguem abaixo, porque o cliente ainda não pagou o FGTS de alguns meses e por esse motivo, tive tempo de fazer vários testes.
1o) sugiro que não faça manual...tentei fazer, dá mais trabalho e o valor continua não batendo
2o) gere o arquivo no seu sistama da folha
3o) acesse este arquivo, c/ o botão direito do mouse, selecione editar - vá até o final do arquivo e subindo devagar, procure a linha do vale transporte, delete esta linha, salve o arquivo e exporte p/ o Homolognet......essa linha aparece assim: <VLValeTransporte>45.80</VLValeTransporte>
(eu deleto porque o Homolognet considera como base p/ os 6%, o salário + as variáveis e o meu sistema da folha, só calcula s/ o fixo)
Como exemplo, segue o passo a passo que faço p/ localizar o arquivo: servidor > pasta PHOENIX > Homolognet > aparece uma pasta p/ cada empresa - clique 2x - selecione o funcionário clicando em editar
4o) o Homolognet considera 31 dias no mês e por isso, o meu saldo de salário nunca bate. Você tem 02 opções: ou altera a configuração da sua folha = arquivos > parâmetros por empresa > Cálc. Adm./Férias/Rescisões (é o 1o. item); ou, mantêm os 30 dias e no Homolognet cria um evento externo como Saldo de Salário e lança a diferença em valor. Eu criei um evento externo, pois aqui no escritório entendemos que pela lei, o certo é considerar 30 dias.......só que hoje - 19/02/2015, o Homolognet mudou a fórmula de calcular, incluindo as variáveis como base (no meu entendimento está errado)
5o) p/ calcular o Aviso Indenizado Lei 12.506/11 = na aba CONTRATO, qdo o aviso for indenizado, coloque sempre a data em que foi entregue o aviso e não a data de início: exemplo: entregue 08/09/2014 - início em 09/09/2014 e término em 08/10/2014......o certo é 08/09/2014.
6o) como o Homolognet não calcula o DSR = antes de acessar o Homolognet, preciso fazer um cálculo à parte p/ as rescisões que tiverem variáveis (h.extra - ad.noturno-dsr...) = ou seja, transformar o DSR em horas p/ qdo acessar o Homolognet, excluir as horas extras que foram exportadas e lançar as horas que calculei manualmente/excel. A CONTMATIC orientou a lançar as variáveis, junto c/ o DSR (h.extra + DSR) (ad.noturno + DSR)......fazendo desta forma, nem todos os valores batem, mas chegam bem mais próximo do certo, c/ diferenças de centavos.
Horas Extras + DSR Extra - Exemplo:
• 10 Horas Extras à 100%
• DSR Extra (25 dias uteis e 5 DSR) = 2 Horas, ou seja... 10 Horas Extras / 25 dias úteis x 5 DSR
• Total de Horas para ser informado no Homolognet serão: 12 Horas à 100%
Aba “Financeiro” exclua o lançamento das Horas Extras e inclua a Rubrica: 004 (Horas Extras) informando a quantidade de Horas com DSR (formula citada).
Adicional Noturno + DSR Noturno - Exemplo:
• 100 Adicional Noturno à 20%
• DSR Adicional Noturno (26 dias uteis e 4 DSR) = 15,40 Horas, ou seja... 100 H. DSR Adicional Noturno / 26 dias úteis x 4 DSR
• Total de Horas para ser informado no Homolognet serão: 115,40 Horas a 20%
Aba “Financeiro” exclua o lançamento das Horas Adicional Noturno e inclua a Rubrica: 012 (Horas Adicional Noturno) informando a quantidade de Horas com DSR (formula citada).
Comissão + DSR Comissão - Exemplo:
• R$ 1.000,00 de Comissão
• DSR Comissão (25 dias uteis e 5 DSR) = R$ 200,00, ou seja... R$ 1.000,00 Comissão / 25 dias úteis x 5 DSR
• Total de Comissão para ser informado no Homolognet será: R$ 1.200,00
Aba “Financeiro” exclua o lançamento da Comissão e inclua a Rubrica: 007 (Comissão) informando valor com DSR (formula citada). Em seguida inclua também a Rubrica 002 (Garantia) com valor da Garantia Salarial
7o) qdo os valores não batem, vou na pasta Financeiro e altero os lançamentos das horas extras, geralmente diminuo a quantidade de horas ou até excluo algumas horas. Finalizo a rescisão p/ ver se o valor bate, volto e altero de novo, finalizo e assim vai....até o valor bater, pois não descobri uma fórmula de calcular a qtde certa da h.extra a ser alterada. Sei que não está certo, mas foi a única forma que encontrei de acertar os valores.
Espero ter ajudado.