x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 20.657

Empresa mesmo grupo Economico

Vanivaldo Avelar
Articulista

Vanivaldo Avelar

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 22 novembro 2006 | 09:22

Como se caracteriza as empresas do mesmo grupo economico?

Quais os pontos observados para tanto?

Proteja a sua familia, REZE por ela! EU protejo a minha familia, EU REZO POR ELA.
wandercy cirilo de sousa

Wandercy Cirilo de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 17 anos Quarta-Feira | 22 novembro 2006 | 11:54

Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade júridica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econômica, serão, para efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma subordinada.

Portanto quem deixar de cumprir sua obrigação, passará a responsabilidade para outra e assim sucessivamente. É bom que a empresa principal cobre das demais empresas o cumprimento das obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciárias, caso não queira ter surpresas no futuro!

Atenciosamente,
Wandercy

Atenciosamente,

Leonardo Mateus

Leonardo Mateus

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 29 maio 2011 | 14:41

Boa tarde,

Trabalho em uma construtora, onde temos mais 5 Incorporadora SPE, a construtora é socia de todas incorporadora.
Quando e feito anlise bancario, a empresa manda como um grupo, porem eles nao aceita.
Qual a melhor forma pra transforma essas empresas em um grupo?

Muito Obrigado

VALTAIR TAVARES MEDEIROS

Valtair Tavares Medeiros

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 8 junho 2011 | 20:10

Wandercy, boa noite! Você está coberto de razão. Tenho um cliente que possuía duas redes de supermercados em sociedade com um dos filhos, resolvem juntar todas as empresas, pois praticamente já eram tipíficadas como empresas do mesmo grupo econômico, foi o que fizeram, uma das empresas assumui todo passivo trabalhista, fiscal e comercial da outra e vida nova daqui por diante.


Acho que nosso colega Leonardo deveria estudar o assunto, pois creio que o caminho é este.

Att.

Valtair Medeiros

VANIA MARIA DOS SANTOS LIMA

Vania Maria dos Santos Lima

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 16:51

Tenho um processo de transferência entre empresas do mesmo grupo econômico junto a caixa economica deste 04/2009 e até a presente data não consigo regularizar.Sempre retornar da GIFUG com a informação que :documentação devolvida por não comprovar o fato de os empregadores constituirem um grupo econômico. Documentos enviados PTC Total,xerox da CTPS do empregados, contrato social das empresas e uma declaração informado que fazem parte de um grupo econômico.Sendo que até anexei cópia do art 2º da CLT ( sempre que uma ou mais empresas,tendo embora....). Alguém já passou por uma situação parecida? O que faço? a empresa tem funcionários e sempre ocorrer rescisão e tenho que emiti 02 extrato para calculo da multa FGTS.

Desde já agradeço.

Att,

Vania

Jean Ramos

Jean Ramos

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 22 dezembro 2011 | 15:54

Boa tarde,
Observando tópico achei interessante abordar o mesmo questionamento só que com um ponto de vista diferente.
Colega Valtair Medeiros nos instrui a estudar, pois bem, gostaria de estudar mas, quanto a legislação, onde encontro informações sobre a criação de um grupo econômico, desde requisitos, até as formalidades contratuais? se alguém puder ajudar desde já agradeço.
Att.

Jean Marcel Ramos.

"Se sabe, ensina. Se não sabe, aprende".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.