Monica Vieira
Ouro DIVISÃO 2 , Administrador(a)Boa a noite a todos!
Gostaria de orientações de como proceder diante de algumas situações.
Trabalhei como Gerente Administrativa , onde sofri várias humilhações do proprietário. Começando pelo fato de que mesmo sendo registrado como Gerente, eu não tinha autonomia nenhuma e era obrigada a registrar o cartão ponto todos os dias. Tinha uma equipe de 7 pessoas, sendo que dois deles eram irmãos do proprietário. Os irmãos podiam chegar e sair a hora que queriam, sem contar a diferença salarial que é gritante.
Todas as decisões que eu tomava como gerente, o mesmo ficava irritadíssimo e me humilhava na frente dos outros, pois tinha que passar por ele. Em muitos casos, ele não ficava na empresa em tempo integral, então acredito que se tem um gerente qualificado é para tomar as decisões.
O grande problema mesmo e o proprietário, não tem conhecimento nenhum em gestão de pessoas. Fazem o que bem entende com qualquer um. Já chegou a pegar um funcionário pelo braço e jogar para fora da empresa falando palavrões. Sempre ameaçando que a concorrência no mercado e grande é muita gente desempregada.
Um certo dia estava entrevistando um candidato para uma vaga de fiscal, e o dono simplesmente entrou na sala e mandou me retirar da sala e ir atender ligação do setor de call center, isso tudo com tom de voz agressiva e na frente do candidato. Fiquei arrasada e me retirei da sala.
Obs.: Mesmo entrevistando os candidatos, minha opinião não servia. Era ele quem decidi que iria admitir.
Obs.: A pessoa foi contratada e continua na empresa.
Todo mês ao ir ao dentista, sempre tinha que apresentar declaração médica. Ficava fora por duas horas, mas se não apresentasse me cobrava. e os irmaõs dele nunca precisaram demostrar nada.
Ao retornar de férias, no primeiro dia de trabalho, ele veio me cobrar as atividades de 30 dias de gozo. Haviam mais de 300 e-mails para ler, e a pessoa que ficou me substituindo estava com várias dúvidas. Fui questionar que havia acabado de voltar de férias, e o mesmo me ameaçou que não iria mais admitir e desligou o telefone em minha cara.
Em algumas vezes, ele conversava com os subordinados de minha equipe, como se os subordinados fossem os gerentes e eu fosse o subordinado. Só para fazer descaso comigo e com minha postura.O dono da empresa nunca aceitou sugestões, e daquele tipo bem ignorante mesmo..pobre que ficou rico na vida e se acha no direito de humilhar todo mundo. Em vários momentos sofri humilhação na frente dos subordinados.
Acreditem se quiser, mas um dia ele me chamou em sua sala e me pediu para falar com um subordinado meu, para o mesmo ir desmontar um andaime do prédio (10 andares). Eu falei que isso era correto por ser desvio de função e o pior, o colaborador poderia sofrer um acidente. Ele não gostou e falou que eu não tinha pulso firme com os meus subordinados. Ele não gostava dessa pessoa, e o perseguiu até o mesmo pedir demissão.
Para vocês terem uma ideia, até de minha religião ele veio falar e me ofender em particular. Os irmaõs dele, além de não serem profissionais qualificados, ganhavam 7x o meu salario. e Ainda não podia delegar atividades para os irmaõs, somente para os demais funcionários. Na verdade os irmãos dele não estão nem ai, até filme pornô ficavam assistindo na empresa. È revoltante e acaba desanimando os demais colaboradores.
Para vocês terem uma ideia, o proprietário dessa empresa mal sabe escrever. E vergonhoso de ler os e-mail que ele envia aos clientes, muitos erros de português e sem noção alguma de gestão. Sinceramente não sei como cresceu na vida e como a empresa ainda continua em pé.
Sempre trabalhei certinho, e nunca tive problemas. Já trabalhei em outras empresas por mais de 6 anos. Não quero dinheiro nenhum em troca, apenas que ele aprenda a ter respeito com as pessoas. Tenho em mente que para um possível processo, se faz necessário testemunhas. Minha pergunta aqui é: vale a pena ou é muita dor de cabeça? Já tenho as testemunhas que presenciarão algumas ofensas, e as outras testemunhas ainda estão trabalhando lá. Várias vezes eu presenciei ele chamando os funcionários de merda, e já vi muita gente saindo chorando dessa empresa.
Cabe ingressar como ação de Assédio Moral, ou denunciar junto ao MTE?
obrigada.