Sinceramente, esse tipo de coisa leva a gente a pensar de vale a pena trabalhar com contabilidade, você estuda pra carambra, rala de dia e de noite pra da conta de tanta declaração e ainda vem o fisco e faz uma sacanagem dessas com a gente, se eles ainda fizessem uma divulgação prévia dessa lei tava tudo certo, pelo menos a gente se preparava pra não pagar multa, mas eles acham que nós temos "bola de cristal", foi assim com o simples nacional, jogaram na televisão: "Procure seu contador para mais informações", e nem um curso sequer eles nos deram, a gente procurava a RFB e eles nunca sabiam de nada, já chegaram ao absurdo de eu me identificar como contabilista, entrar pra conversar com o fiscal, ele me mandar procurar meu contador pra me orientar porque ele também não sabia; meses depois é que eles fizeram um cursinho on-line, muito sem vergonha por sinal, que não te esclarece nada sobre as alíquotas do imposto, quem quis aprender teve que virar noites em cima daquela lei 123 que mais te confunde do que esclarece, e quando você acha que entendeu eles lançam a lei 127 que altera um monte de coisas.
É revoltante você pagar um absurdo pra trabalhar, só de anuidade do CRC vai quase uns R$ 300,00 (pra pessoa física, fora quem tem escritório que varia de acordo com o nº de empregados), e o Conselho não fazer porcaria nenhuma pra te proteger.
Trabalho há sete anos com contabilidade (6 como auxiliar e 1 como técnico), e cada dia que passa fico mais decepcionado com a profissão, o fisco nos coloca como responsáveis por todas as "cagadas" de nossos clientes e depois diz que não somos importantes (tanto que criou o Micro Empresário Individual, que segundo eles não precisa de contador), nossos clientes não nos valorizam pois acham que só damos despesas, uma vez que a única coisa que nos sobra tempo é de fazer guias de imposto pra eles pagarem.
Temos que acionar nossos CRC's, ou agirmos com nossas próprias pernas e tentar fazer um abaixo assinado, uma manifestação ou qualquer coisa pra mudar essa situação, pois já fazemos o serviço do fisco, e ainda vamos pagar multa pra dar a informação mastigada que eles precisam? Isso é um absurdo.
Eles poderiam ao menos trocar informações entre os órgãos federativos, só na parte do DP a gente tem que fazer, GFIP e CAT (para o FGTS e Previdência), CAGED e RAIS (para o MTE e o PIS), DIRF (para RFB), etc, contendo a mesma informação, porque é que eles não fazem um bando de dados e centraliza tudo numa declaração só, mesmo que essa fosse um pouco mais trabalhosa, mas seria melhor que fazer 5 ou 6 declarações que modificam apenas uma informação, um campo. Para quem tem condições de adquirir um bom software/programa de RH até simplifica um pouco (mas muito pouco), pois é só fazer exportação de dados, agora pra quem tem que preencher manualmente dentro dos programas do governo (que é o meu caso e de muitos outros) ai você tá enrolado (pra não dizer fu...) pois se você errar um digito em uma única declaração, você vai ter que pagar multa pra retificar e tá arriscado sofrer uma fiscalização porque as declarações são divergentes (já sofri fiscalização porque os valores informados na RAIS não coincidiam com a GFIP, esqueceram de digitar uma "," - virgula - na RAIS e valor que era 215,50 virou 2155,00), quando é pra multar ou autuar a empresa eles trocam informações que é uma beleza, quando é pra ajudar o contador eles falam que não tem como fazer por enquanto. Esse é o País que a gente ajuda a construir!
Me desculpem o desabafo, mas tenho certeza que não sou o único que pensa assim
Um abraço a todos!