x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 5.296

CEI - informações para assinatura da CTPS e obrigações.

Cléo Solano

Cléo Solano

Bronze DIVISÃO 2 , Estagiário(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 17:50

Olá, boa tarde!

Sou contador iniciante e, por isso, tenho várias dúvidas.... conto com a ajuda de vcs!

bom, vamos lá....

1 - Tenho um cliente cadastrado no CEI(tenho a numeração)... como faço(consulta) para saber se ele está ativo?

2 - Ele é CEI e quer assinar a carteira de seu empregado(vaqueiro). O que precisará para tal finalidade?

3- Precisará de certificado digital, no caso e-cpf ou não?

4- E, depois da CTPS assinada, quais as obrigações mensais que o empregador terá?

Desde já, agradeço a todos que ajudarem!

Guilherme Kazapi
Articulista

Guilherme Kazapi

Articulista , Analista Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 17:57

Boa tarde Cléo,

CEI é somente para obras de construção civil (obra nova ou demolição). Qual seria a finalidade empregatícia, ambito doméstico (residencial/rural sem fins lucrativos) ou comercialização de pequeno agronegócio?

Abraço

Guilherme Kazapi
Atingir os melhores resultados com serenidade, seriedade e ética.
Cléo Solano

Cléo Solano

Bronze DIVISÃO 2 , Estagiário(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 18:11

Olá Guilherme,

Para pessoas físicas com CPF, está disponível a Concessão de Matrículas CEI não só para obras de construção civil, mas também para produtores rurais, equiparados a empresas desobrigados de CNPJ, contribuintes individuais com empregados e empregadores domésticos que recolhem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS

Bom, meu cliente é fazendeiro. Ele tem registro no CEI....

Ele quer assinar a carteira de seu empregado com a função de vaqueiro. Inclusive ele, sendo CEI, já assinou a carteira de um outro empregado com a mesma função há alguns anos atras...