x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 231

acessos 80.393

Clebiane da Silva Pires

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 37 semanas Sexta-Feira | 26 outubro 2018 | 15:22

No meu caso tenho um pequeno produtor PF que vende o leite para uma cooperativa que já retém o INSS, neste caso não preciso fazer a GFIP referente a produção certo?

A outra dúvida é que na GFIP 604 ref. funcionários tinha uma contribuição de 2,3% para terceiros que no ano de 2018 não terá mais, neste caso posso colocar o código de terceiros 0000, para não recolher nada de terceiros sobre a folha?

Paulo

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Técnico
há 31 semanas Quarta-Feira | 5 dezembro 2018 | 14:01

Boa tarde Colegas.

Preciso enviar GFIP de FUNRURAL com valores de competencia anterior que ficou em R$ 6,00(menor que R$10,00), porém aparece a mensagem que não posso informar valores de INSS e terceiros de competencia anterior, alguém pode auxiliar-me?

Grato.

Paulo

Eliezer Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 25 semanas Terça-Feira | 15 janeiro 2019 | 17:40

Boa tarde.
Sou filho de trabalhador rural e gostaria de saber se poderiam me orientar referente ao seguinte assunto:
Meu pai contribuiu praticamente 13 anos para o FUNRURAL, nos anos , 1981 á 1994.
Agora precisa das declarações, vinculo ou histórico desas contribuições para aposentadoria.

Gostaria de saber onde eu consigo alguma informação ou comprovação referente a esse vínculo.

Vanessa Godois

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 25 semanas Quinta-Feira | 17 janeiro 2019 | 10:16

Bom dia Pessoal.

Estou com muitas Duvidas ainda sobre o assunto.

O Produtor Rural PF vende para PJ, o PJ (comprador) gerava a guia de Funrural normal e fazia o desconto do valor a repassar para o Produtor Rural PF.

Porém o PF optou esse ano por fazer o recolhimento sobre a folha de pagamento em vez do Funrural.

Como vai ficar a SEFIP? Vou apenas recolher os 20% da parte Empresas, FAP/RAT e 2,7% de Terceiros, FPAS 604, cod. de recolhimento 115, Cod. GPS 2208? (SEFIP Normal)

Vi vocês falando sobre gerar 2 SEFIP, seria esse meu caso também? ou apenas o exemplo acima?
Me socorram por favor, estou perdidaaa. FPAS 604

Desde já muito Obrigada.

Denis Rafael Soares Diniz

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Recursos Humanos
há 22 semanas Terça-Feira | 5 fevereiro 2019 | 18:55

Pessoal, boa noite!

Aqui na empresa os produtores rurais optaram por recolher sobre o faturamento, nesse caso quais codigos (FPAS e Outras Entidades) devo utilizar na SEFIP?

É necessário elaborar duas Sefip para o mesmo mes ou posso incluir o valor da comercialização no campo de Receitas?

Obrigado

Denis R S Diniz

Cassio Garcia

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 22 semanas Quarta-Feira | 6 fevereiro 2019 | 09:46

Art. 3º O produtor rural pessoa física que fez a opção por contribuir na forma prevista no art. 1º, ao elaborar a GFIP, deve seguir os seguintes procedimentos para o cálculo das alíquotas previstas nos incisos I e II do caput do art. 22 da Lei nº 8.212, de 1991:
I - utilizar o código FPAS 787;
II - preencher o campo “Outras Entidades” com o código 0515 (Salário
Educação+INCRA+Senar); e
III - não preencher o campo “Comercialização Produção – Pessoa Física”.

http://www.acinh.com.br/noticia/produtor-rural-opcao-sobre-a-folha-e-o-preenchimento-da-gfip

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 22 semanas Quarta-Feira | 6 fevereiro 2019 | 10:23

Bom dia Denis e Patrícia,

Para eu não escrever novamente aqui no campo de mensagens, façam o download dos materiais que anexei aqui no tópico, na opção Ver anexos. Nele contem os detalhes sobre os procedimentos e opções a serem observados.

Qualquer duvida que restar podem mandar mensagem.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
william@somacontabilidadesp.com.br
Cajuru-SP

Ruidan Moura

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 22 semanas Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 15:46

A respeito da isenção de FUNRURAL para animais para cria e recria, alguém sabe como proceder para produtores que optaram pelo recolhimento no faturamento? A isenção é de apenas 1,2%, os outros 0,3% devem ser recolhidos e como gerar a GFIP desse valor?

Regiane Elias Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 21 semanas Quarta-Feira | 13 fevereiro 2019 | 14:02

Boa tarde.

Como vai ficar a alíquota de terceiros após isso?

PREVIDENCIÁRIO

PRODUTOR RURAL

SENAR. Incidência sobre a Comercialização da Produção Rural.

Foi publicada, no DOU de 13.02.2019, a retificação da IN RFB N° 1.867/2019, que alterou a IN RFB n° 971/2009, para estabelecer o recolhimento do produtor rural pessoa física em relação às contribuições previdenciárias.

A Lei n° 13.606/2018 possibilitou ao produtor rural, pessoa física ou jurídica, a partir de 01.01.2019, a opção pelo recolhimento da contribuição sobre a comercialização da produção rural ou o recolhimento da CPP sobre a folha de pagamento (incisos I e II do artigo 22 da Lei n° 8.212/91), manifestada mediante o pagamento da modalidade escolhida, sendo irretratável para todo o ano-calendário.

A IN RFB n° 1.867/2019, em seu Anexo IV, previa que os produtores rurais que optassem por recolher a CPP (20% e RAT), igualmente deveriam aplicar o SENAR sobre esta base de cálculo, mediante alíquota de 2,5% a ser recolhida juntamente com as demais contribuições destinadas às outras entidades (terceiros).

Com a retificação, o produtor rural pessoa física, que optar em recolher sobre a folha de pagamento, deverá proceder ao recolhimento de 2,7% a título de contribuição para o Salário-Educação e INCRA sobre a folha de pagamento.

Quanto ao SENAR, determina-se que o recolhimento deve ser de 0,2% sobre a comercialização da produção rural, mesmo que sua opção seja por recolher sobre a folha de pagamento.

Ruidan Moura

há 20 semanas Terça-Feira | 19 fevereiro 2019 | 08:45

Bom dia, alguém poderia me explicar melhor sobre o recolhimento referente ao SENAR? Nos produtores que optaram pelo recolhimento na folha eu usei o FPAS 787 e terceiros 515, recolhendo 20% do valor da folha, 3% de RAT e 5,2% de Outras Entidades.

Isso mudou? Existe algum embasamento legal? O cliente já até pagou a GPS referente a esses valores.

Ruidan Moura

há 18 semanas Segunda-Feira | 11 março 2019 | 11:26

Bom dia, a empresa que adquiriu produtos de um produtor rural que optou pelo recolhimento do FUNRURAL na folha vai recolher o SENAR de 0,2% sobre o valor de compra daquele produtor correto? Qual o código de recolhimento da GPS que essa empresa deve recolher o SENAR?

Ruidan Moura

há 17 semanas Quarta-Feira | 13 março 2019 | 14:35

Tenho um cliente Pessoa Jurídica que adquiriu produtos dois tipos de produtor rural, cujo um produtor optou pelo recolhimento do FUNRURAL na folha de pagamento e o outro não optou pelo recolhimento do FUNRURAL na folha.

Exemplo:

Aquisição de R$50.000,00 de produtor rural, sendo que:
R$20.000,00 adquiridos de um produtor que optou pelo recolhimento do FUNRURAL na folha de pagamento;
R$30.000,00 adquiridos de um produtor que não optou pelo recolhimento do FUNRURAL na folha de pagamento.

Como proceder com a GFIP de produção rural dessa empresa adquirente? Serão duas guias de GPS ? Uma para o SENAR do produtor que optou pelo recolhimento na folha e outro do valor integral do FUNRURAL para o produtor que não optou pelo recolhimento na folha?

Carla Cristina Cristofolini

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 6 semanas Terça-Feira | 28 maio 2019 | 15:25

Boa tarde, compreendi os procedimentos de envio das Gfips, já fiz as simulações está ok.

Minha dúvida é quanto a emissão da GPS, recebi nesta semana (05/2019), funrural para declarar desde 01/2018 - sim, do ano passado. E não sei onde emitir estas GPS's, pois no site do SAL não há recolhimento com código 2011, e a Gfip diz que não calcula INSS em atraso, meu sistema também não.

Alguém pode me ajudar?

"A boca fala do que está cheio o coração." S. Lucas

Maxsuelen Borges de Castro Freitas

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 semanas Quinta-Feira | 13 junho 2019 | 13:39

Boa tarde, estou com uma duvida, preciso emitir uma guia produtor Rural, entretanto o produtor rural não possui Cei, nem CAEPF é aquele tipo de produtor que só faz ITR, ele vendeu gado para outro produtor Rural em igual situação,quero saber como devo proceder para emitir a guia essa guia do Funrural?

Fabio Luz

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Fiscal
há 4 semanas Quinta-Feira | 13 junho 2019 | 14:20

CARLA
Pelo que eu saiba, o programa da SEFIP calcula sim guias em atraso da GPS(pelo menos qdo precisei) mas para isso é preciso acessar ao site da Caixa e baixar indices para que o calculo seja feito. Fica na mesma tela que calcula o FGTS em atraso, logo abaixo, mas para isso é preciso baixar os indices e importar pra dentro do Programa. Lembrando que todo mês sai um indice novo, baseado na selic

MAXSUELEN = Verifique junto ao Sindicato Rural local a respeito, pois tenho um Cliente de balcão que vem aqui no escritório somente para emissão da GTA, como pessoa Fisica. 

Olidia Umeda

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 4 semanas Segunda-Feira | 17 junho 2019 | 14:55

Boa tarde, 
Gostaria de saber se por acaso está suspenso o recolhimento pelo Sanar para pessoa jurídica, uma vez que no E-social não está deixando cadastrar os valores e nem puxa os valores pela EFD-Reinf.

Ruidan Moura

há 1 semana Quarta-Feira | 3 julho 2019 | 16:08

Boa tarde,

Como proceder com a GFIP referente ao FUNRURAL de uma Pessoa Jurídica que adquiriu R$200,00 de um produtor rural ? O mínimo que recolhe em GPS é R$10,00 e ele é obrigado ao envio do E-social.

Página 8 de 8

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.