x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 14.466

Administrar funcionario sem escritorio contabil

Igor Cesar G. Casagrande

Igor Cesar G. Casagrande

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a) Rural
há 15 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2010 | 11:36

Ola amigos.
Sou Administrador e produtor rural.
Possuo um funcionario em minha propriedade e para que seus impostos e holerites sejam feitos, tenho um escritorio contabil que cuida disto para mim.
Mas no momento estou com a grana curta e pretendo parar de pagar 150 reias mensais para que o escritorio faça apenas impressao de holerite e impostos para que eu recolha.
Minha pergunta é: tem como eu administrar estas tarefas, retirar impostos pela internet e fazer a impressao do holerite para que eu nao tenha esta despesa?? Pois ao meu modo de ver nao é tanta coisa assim pra fazer...
Obrigado

Leonardo Anjos

Leonardo Anjos

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2010 | 13:44

Boa tarde Igor.

Haveria a possibilidade sim de você fazer estas tarefas, mas você precisaria ter os programas da caixa instalados na sua casa, e enviar você mesmo a SEFIP para a caixa, para não ficar nada em aberto com seu nome, as guias também poderia ser emitidas via internet, e alguns programas de contabilidade gratuitos poderiam ajudar na folha.

Uma outra coisa que você poderia procurar, é o Sindicato Rural ai da sua cidade, talvez eles façam este serviço. Digo isto pois eu trabalho no Sindicato Rural aqui da minha cidade, e faço as folhas de pagamento de todos os produtores sócios, e como eles pagam a mensalidade, não tem custo adicional.

Caso o Sindicato de sua cidade não preste este serviço, você poderia conversar com eles sobre esta opção, mas precisaria ver como funcionam as coisas por ai.

Espero ter ajudado.

Abraços.

P.S. Apenas um complemento, isto vale apenas para a situação que você passou acima, no caso da contabilidade da comercialização da produção, e das demais obrigaçoes, é de grande valia ter um escritório de contabilidade prestando estes serviços.

E também, vale a pena pesar tudo antes de deixar o escritório, pois nem sempre você poderá ter tempo de gerar a folha de pagamento e enviar os arquivos necessários e gerar as guias, logo, acaba valendo a pena manter os serviços contábeis que você paga, mas respondendo a sua pergunta, há a possibilidade sim.

"Que homem é o homem que não torna o mundo melhor?!"
[email protected]
TIAGO José NOGUEIRA

Tiago José Nogueira

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 15 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2010 | 15:16

Exatamente como disse nosso companheiro Leonardo.

P/você mesmo fazer o seu departamento pessoal, você precisará primeiro de tudo, estar a par da legislação trabalhista/e noções da legislação previdênciaria>do certificado digital do conectividade social>dominar aplicativos tais como GFIP>GRRF>Caged/caged net>Rais>DIRF>site Caixa>saber recalcular impostos em atraso>é importante também ter um programa de folha de pagamento.

Agora, quando você disse que o seu escritório cobra R$150,00 p/um empregado achei um absurdo. Aqui geralmente isso não passa de R$ 50,00.

"Se a oportunidade não bate, construa uma porta"
Leonardo Anjos

Leonardo Anjos

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 17 fevereiro 2010 | 13:00

Boa tarde.

Por nada Igor, ficamos felizes em poder ajudar.

Entendi, bom é como eu e o Tiago falamos, mas acredito que se há o tempo disponível, você consiga sim, e se tiver dúvidas, dá um toque que no que puder a gente ajuda.

Abraços, e boa sorte.

"Que homem é o homem que não torna o mundo melhor?!"
[email protected]
Paulo Erdson

Paulo Erdson

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 15 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2010 | 17:14

Olá, amigos.
Estou numa situação bem semelhante ao Igor. Tenho uma propriedade rural, que até o momento não deu retorno nenhum, apenas despesas. Quero registrar um funcionário (sem contador).

1 - Matrícula CEI - preciso fazer uma matrícula CEI no inss.
2 - CAGED - Faço uma vez só na contratação e se for o caso na demissão.
3 - INSS - como se efetiva o registro desse funcionario no inss.?
4 - FGTS - como se efetiva o registro desse funcionario no FGTS? É recolhido para uma conta na caixa, tem que abrir essa conta de FGTS?.
5 - PIS - Na CTPS que fez em 2007, tem o nº do PIS/PASEP, mas ele nunca trabalhou com cart. assinada e não tem cartão do PIS. precisa fazer mais alguma coisa?
6 - GFIP - tenho que fazer todo mês.
7 - RAIZ - Tenho que fazer uma vez ao ano.
8 - LIVRO DE EMPREGADOS - É necessário ter livro de empregados, se tenho apenas um?
9 - LIVRO PONTO - É necessário ter?

Não sei se faltou alguma coisa, mas se alguém puder explicar, complementar, corrigir, etc. agradeço.

abraço.

TIAGO José NOGUEIRA

Tiago José Nogueira

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 15 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2010 | 17:25

Resp.

1 - Matrícula CEI - preciso fazer uma matrícula CEI no inss. CORRETO
2 - CAGED - Faço uma vez só na contratação e se for o caso na demissão. Também é preciso fazer em casos de transferências.
3 - INSS - como se efetiva o registro desse funcionario no inss.? Atraves do envio do arquivo da Sefip pelo conectividade social.
4 - FGTS - como se efetiva o registro desse funcionario no FGTS? É recolhido para uma conta na caixa, tem que abrir essa conta de FGTS?.Atraves do envio do arquivo da Sefip pelo conectividade social. Não é preciso abrir conta, pois, após do envio do arquivo sefip pelo conectividade social a conta é aberta automaticamente.
5 - PIS - Na CTPS que fez em 2007, tem o nº do PIS/PASEP, mas ele nunca trabalhou com cart. assinada e não tem cartão do PIS. precisa fazer mais alguma coisa? Não, porém, para confirmação se o número de inscrição é ainda o mesmo é só ligar p/. 0800-726-0101
6 - GFIP - tenho que fazer todo mês. Correto
7 - RAIZ - Tenho que fazer uma vez ao ano. Correto
8 - LIVRO DE EMPREGADOS - É necessário ter livro de empregados, se tenho apenas um? Sim, bem como também o livro de inspeção do trabalho.

Se o for reter imposto de renda do empregado é necessário enviar a Dirf - Uma vez por ano.

"Se a oportunidade não bate, construa uma porta"
Paulo Erdson

Paulo Erdson

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 1 março 2010 | 09:22

Valeu Tiago, Obrigado mesmo,
Só mais uma dúvida:
Qual é a implicação que terá se eu não exigir o atestado médico na contratação desse funcionário?

Um abraço.

CARLOS MAGNO DA ROCHA BORGES
Articulista

Carlos Magno da Rocha Borges

Articulista , Proprietário(a)
há 14 anos Terça-Feira | 14 dezembro 2010 | 21:45

Prestem atenção a uma questão importantíssima: Embora o sindicato possa fazer e ainda o próprio consulente, um escritório seria sempre a opção correta, pelo fato de que esta muito mais habituado aos "tramites" eis que, atítulo de exemplo, mesmo uma SEFIP informada em desacordo com a legislação gera multas e não são baratas.
Na condição de emrpegador que é deve atentar-se para outras intercorr~encias não mencionadas, ou seja PCMSO, PPRA, PPP, LTCAT e demais.
Penso ser mais fácil negociar e não só olhar o cu$$$to. Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade