x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 61

acessos 91.286

CONECTIVIDADE SOCIAL V2 O representante não tem procuração para enviar arquivos pela empresa

Wilton  Rodrigues

Wilton Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 1 ano Quinta-Feira | 2 junho 2022 | 07:32

Jonathas Schleicher obrigado! PESSOAL, EU REGISTEI O CEI/CNO NO CERTIFICADO ECPF QUE JAÁ TINHA E FIZ AS PROCURAÇÕES, NO ECEC E NA CONECTIVIDADE, E CONSEGUI SEM ADQUIRIR OUTRO CERTIFICADO......

TENHO MAIS UM CEI PARA TRANSMITIR, VOLTO AQUI PARA VER SE VOU CONSEGUIR CADASTRAR O OUTRO CEI NO ECPF.

Jonathas Schleicher

Jonathas Schleicher

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 6 junho 2022 | 21:05

Prezado Colega Guilherme,

Se possivel assista o Video do DP Conectado, lá terá as informações de como deve ser feito o processo para envio de GFIP para CEI/CNO. (https://www.youtube.com/watch?v=szUbeFQESZU).

Além do video, poderá seguir os passos abaixo para cadastrar a procuração:

1 - Fiz o pedido de um E-CPF para o Socio Responsavel perante a RFB, e solicitei à Certificadora para vincular a CNO/CEI ao Certificado (Mesmo processo de emissão para o CAEPF);

2- Apos emitido certificado, fiz procuração de E-CPF para E-CNPJ da empresa no Portal E-CAC (fiz apenas para não correr o risco de não dar certo, mas pode ser que não seja necessário).

3 - Acessei o Conectividade v2 com o E-CPF e fiz o registro com Perfil ''Empresa" e preenchi o campo "CEI" com o numero da CNO, em seguida fiz a procuração do E-CPF para E-CNPJ da empresa!!

Jaqueline

Jaqueline

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Quarta-Feira | 8 junho 2022 | 10:28

Wilton Rodrigues

PESSOAL, EU REGISTEI O CEI/CNO NO CERTIFICADO ECPF QUE JAÁ TINHA E FIZ AS PROCURAÇÕES, NO ECEC E NA CONECTIVIDADE, E CONSEGUI SEM ADQUIRIR OUTRO CERTIFICADO......

TENHO MAIS UM CEI PARA TRANSMITIR, VOLTO AQUI PARA VER SE VOU CONSEGUIR CADASTRAR O OUTRO CEI NO ECPF.
Bom dia, como você conseguiu cadastrar o CEI/CNO no certificado eCPF que já tinha emitido?

ELIENE MARQUES LIMA

Eliene Marques Lima

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 8 junho 2022 | 18:05

Estou tentando reativar uma empresa que possui ausencia de algumas GFIP's de anos anteriores. Porem não consigo enviar com certificado do escritorio, aparece a mensagem que não tem procuração, no entanto, como a empresa esta inapta não temos como emitir um certificado digital pra ela. Alguma sugestão de como resolver? 

ANTONIO CARLOS COSTA GARCIA

Antonio Carlos Costa Garcia

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 9 junho 2022 | 08:06

Wilton Rodrigues

PESSOAL, EU REGISTEI O CEI/CNO NO CERTIFICADO ECPF QUE JAÁ TINHA E FIZ AS PROCURAÇÕES, NO ECEC E NA CONECTIVIDADE, E CONSEGUI SEM ADQUIRIR OUTRO CERTIFICADO......

também fiquei com a dúvida, o certificado digital já estava emitido e você colocou o CEI nele ?, ou pediu um novo certificado para o sócio e a certificadora fez o processo ?
Você mesmo fez o processo ou a certificadora que fez ?

--------------------------------------------------------
Antonio Carlos Costa Garcia
[email protected]
https://www.radarcontabilidade.com.br
--------------------------------------------------------
Robson Oliveira

Robson Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 1 ano Segunda-Feira | 13 junho 2022 | 10:18

Prezados, 

Alguem conseguiu com o certificado da empresa ou com procuração?
Sem realizar a vinculação ao E-CPF do representante?
Tenho 10 CNO´s para enviar GFIP´s de 12/2016

Grato,

FERNANDO P SILVA

Fernando P Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Recursos Humanos
há 1 ano Segunda-Feira | 13 junho 2022 | 16:32

Informação valiosa  Jonathas Schleicher, obrigado.
O problema é convencer o cliente a pagar por um certificado somente para esta finalidade. Mas agradeço pelo compartilhamento da sua solução.
Concordo com a postagem de um colega acima, na qual pede para todos encher o SAC da caixa com esta reclamação.

Wilton Rodrigues, será que se usar qualquer eCPF, tipo o do contador, que não tem nada a ver com o CPF do empresário ou CNPJ da empresa que está com a pendencia de GFIP CNO, vai dar certo o procedimento que você fez?
Sei que não é ético fazer isso, mas no desespero que a Caixa nos colocou, caso de certo, talvez possa utilizar para resolver um caso específico, de extrema urgência.  

Wilton  Rodrigues

Wilton Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 1 ano Quarta-Feira | 15 junho 2022 | 10:28

Wilton Rodrigues, será que se usar qualquer eCPF, tipo o do contador, que não tem nada a ver com o CPF do empresário ou CNPJ da empresa que está com a pendencia de GFIP CNO, vai dar certo o procedimento que você fez?
Sei que não é ético fazer isso, mas no desespero que a Caixa nos colocou, caso de certo, talvez possa utilizar para resolver um caso específico, de extrema urgência.  
Fernando, pelo que pesquisei se for eCPF tem que ter o CEI, creio que não irá funcionar, mas pode verificar com a certificadora.....

Nicoly Calixto

Nicoly Calixto

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 1 ano Quinta-Feira | 16 junho 2022 | 10:11

Olá colegas, segue resposta que obtivemos sobre esse assunto da RFB/SERO. 

Comunica-se que, por determinação do Ministério Público, foi implementada a exigência de procuração eletrônica para o envio de arquivos Sefip extemporâneos (competências a partir de 5 (cinco) meses anteriores à competência atual).
2 O envio de arquivos SEFIP extemporâneos são realizados exclusivamente por meio do novo canal Conectividade Social ICP V2. (https://conectividadesocialv2.caixa.gov.br/) da Caixa Econômica Federal (CEF).
3 Nesse caso, o envio somente é permitido pelo próprio empregador, ou ainda, por seu procurador, mediante a existência de procuração eletrônica entre as partes onde conste o serviço “Envio de arquivos SEFIP”.
4 A procuração no âmbito da CEF pressupõe que ambos (outorgante e outorgado) sejam certificados digitalmente.
5 Há estudo para alteração das regras para envio de GFIP Sem Movimento com previsão de implementação no Conectividade Social ICP V2 em 27/6/2022.
6 Enquanto isso, para o envio de GFIP com código 115, diretamente na matrícula Cadastro Nacional de Obras (CNO) será exigida certificação específica para o CNO.
7 Em caso de necessidade de envio de GFIP 115 Sem movimento para o CNO, o contribuinte pode:
7.1. Obter um certificado digital e-CPF e vincular a matrícula CNO ao CPF do titular; ou
7.2. Passar procuração (via Conectividade Social) do e-CPF (com o CNO vinculado) para outra inscrição certificada (ex.: contador) enviar o arquivo da GFIP. 
7.3. Num caso ou outro, para elaborar e transmitir a GFIP 115 - Sem Movimento para o CNO, deverá informar o CNO no campo Responsável da GFIP.
Assim sendo:
Para o envio de GFIP sempre será comparada a inscrição que está no campo Responsável da GFIP com a inscrição que consta no certificado que está transmitindo a GFIP.
Para arquivos extemporâneos é necessário identificar quem está enviando para quem. Sendo assim, se a CNO não possui certificado próprio para enviar a GFIP em sua própria matrícula (colocando a CNO no campo responsável):
É necessário que um e-CPF vinculado à matrícula CNO transmita a GFIP  (colocando a CNO no campo responsável), pois nesse caso, o Conectividade acata o certificado como se fosse PJ;
OU o e-CPF vinculado à matrícula CNO pode passar a procuração para um contador certificado (nesse caso o contador deve informar sua inscrição no campo Responsável da GFIP); OU, ainda, o e-CNPJ vinculado à matrícula CNO pode enviar a GFIP para o CNO, colocando a inscrição do CNPJ no campo Responsável da GFIP. 
No caso de pendência para Certidão Negativa de Débito (CND) exclusivamente devido a ausência de GFIP Sem Movimento para CNO, caso o contribuinte apresente pedido de liberação da certidão (por meio de processo, no e-CAC) e alegue dificuldade para obter o certificado, será deferida a liberação manual de CND.

Bruno Alves

Bruno Alves

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 22 junho 2022 | 11:46

Bom dia Pessoal
Meu caso é de um condomínio
O Responsável (Síndico) possui o certificado e-CPF, mesmo assim não estou conseguindo fazer a transmissão da SEFIP, alguém consegue me orientar?
Aparece a mensagem que a empresa não tem procuração.

Obrigado

Nilzo Capelari Junior

Nilzo Capelari Junior

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 23 junho 2022 | 11:57

Também estou tendo o mesmo problema, e pelo que pesquisei, o seu cliente vai ter que fazer um certificado vinculando a matricula no certificado dele, ai você consegue enviar (utilizando o certificado dele), um detalhe se seu cliente tiver mais de um CNO vinculada ao CNPJ dele, deverá fazer um certificado para cada CNO.

Wilton  Rodrigues

Wilton Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 1 ano Segunda-Feira | 27 junho 2022 | 07:55

Prezados colegas,

Como informado pela colega NICOLY CALIXTO a CEF atualizou o sistema ICP v2 e hoje consegui enviar por um certificado NFe com o meu CPF vinculado.

[...]
5 Há estudo para alteração das regras para envio de GFIP Sem Movimento com previsão de implementação no Conectividade Social ICP V2 em 27/6/2022.
[...]
Seria plausivel, antes de solicitarem o eCNPJ, testarem o seu eCPF com procuração.

At.te. 

BEATRIZ

Beatriz

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 1 ano Quarta-Feira | 29 junho 2022 | 10:35

Bom dia,

Estou com a seguinte situação, tenho um cliente com empresa baixada e que falta o envio da Gfip de 12/2016 para regularizar as pendencias, o cliente não possui certificado digital e também não consigo fazer o e-cnpj por que o CNPJ esta baixado. Eu tenho e-cpf  e tenho procuração do E-cac da Receita federal dele para mim, porém com meu certificado digital não consegui transmitir a gfip para ele, diz que não tenho procuração.

Alguem consegue me ajudar no que faço nesse caso? Se ó socio fizer o e-cpf dele, eu consigo enviar a gfip sem movimento somente pelo e-cpf dele ou vai dar erro pedindo procuração também?

Andressa Silva

Andressa Silva

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 4 julho 2022 | 09:30

Também estou com esse problema. O cliente pediu para atualizar os fgts em atraso, de 12/2021 a 05/2022. Enviei de 01 a 05/2022 normal, mas a do mes 12/2021 deu esse erro. Não estou sabendo como resolver, ja que as outras deram certo, nao entendi por que a do mes 12/2021 deu errado, por que tem sim a procuração no certificado. Alguém consegue me ajudar por favor ? 

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.