x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 24.644

Transferência de Empregados - Problema no FGTS

VANESSA DOS SANTOS ZANETTE AMIDES

Vanessa dos Santos Zanette Amides

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Quinta-Feira | 18 abril 2024 | 15:17

Boa tarde caros colegas. Fizemos transferência de funcionários para a CNPJ diferentes mas do mesmo grupo econômico. Mas situação é que a transferência deu certo, tudo certo com o eSocial e FGTS, A única questão é que o saldo do FGTS da conta anterior não foi para a nova conta, e já procurei a agencia da caixa e a mesma não conseguiu me orientar sobre a situação. Alguém já teve situação parecida que podem me ajudar,

Marilene Ferraz Marcolino

Ouro DIVISÃO 1 , Gestor(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 18 abril 2024 | 15:32

Boa tarde

É só fazer o PTC total - Pedido de Transferência de contas Vinculadas do FGTS, mesmo porque cada CNPJ vai ter um código diferente de empregador e a data da transferência. 
É bem simples de fazer.

E por não saber que era impossível, ela foi lá e fez...
Larissa Souza

Larissa Souza

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Sexta-Feira | 19 abril 2024 | 17:01

Boa tarde prezados amigos, conforme cartilha de orientação da Caixa Econômica (FGTS DIGITAL) Pergunta 3.8:

"A transferência de vínculo ocorrerá por meio de um desligamento por transferência informado por um empregador e uma admissão por transferência em um novo empregador. Estas operações serão de responsabilidade exclusiva das empresas envolvidas na transferência. Não haverá necessidade de solicitar via Conectividade Social ou formulário. Para informações de transferências anteriores ao FGTS Digital, o empregador continuará a solicitar via Conectividade Social."

Recentemente fiz duas transferência somente enviando pelo esocial, no extrato fgts ja consta movimentação N2 (Transferência de empregado para outra empresa que tenha assumido os encargos trabalhistas, sem que tenha havido rescisão de contrato de trabalho) só estou aguardando agora a movimentação do saldo. 

JANAINA

Janaina

Bronze DIVISÃO 5
há 29 semanas Quinta-Feira | 3 outubro 2024 | 08:22

Ola

Também tive 10 transferência depois q entrou o FGTS digital e não foi automático o saldo inclusive devido a isso meu fgts esta com irregular , não sei mais o q fazer ja abri chamado e nada de resolver , e pela a orientação isso qra para acontecer automático . fiz ate o PCT e foi ate agora nada de regularizar no fgts digital. 

Ouro DIVISÃO 1 , Gestor(a)
há 28 semanas Terça-Feira | 8 outubro 2024 | 10:45

Bom dia

Existe a necessidade de fazer o PTC pelo conectividade, Faça o login com o certificado digital  da empresa de destino; selecione “Solicitar Transferência de Conta Vinculada — PTC”;  Em seguida, selecione a base de origem das contas que serão transferidas e, depois disso, a base de destino dessas contas;  Escolha o tipo e a inscrição da empresa de origem e selecione o tipo de transferência (total ou parcial);  Selecione um dos motivos que justificam a necessidade de transferência de conta e clique em “Continuar”;  Depois disso, informe alguns dados da empresa de origem (CNPJ/CEI) e clique em “Confirma”;  Em caso de PTC parcial, o próximo passo é preencher o PIS dos funcionários que serão transferidos. Para isso, também será necessário informar a data de admissão dos trabalhadores e suas categorias;  Clique em “Enviar” para concluir o envio das informações.  Vale lembrar que o prazo de análise e atendimento dessa solicitação é de até 10 dias úteis, contados a partir da data do envio do pedido no portal da Conectividade Social ICP. 

E por não saber que era impossível, ela foi lá e fez...
Marcos Cesar

Marcos Cesar

Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 28 semanas Quinta-Feira | 10 outubro 2024 | 14:05

Colegas, Boa tarde! 
Alguém ainda continua tendo problemas na recomposição de saldo do FGTS na transferências de funcionários entre empresas do mesmo grupo econômico? Antes da implantação do FGTS digital era pelo PTC do conectividade, agora é pelos eventos S-2200 e S-2299 no e-social. Vi no tópico que em abril esse problema estava acontecendo, mas agora em outubro parece que o problema continua persistindo, pelo menos pra mim.
Sinceramente. não sei a quem recorrer. 

TANIA CRISTINA FERREIRA GALINDO

Tania Cristina Ferreira Galindo

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 27 semanas Sexta-Feira | 11 outubro 2024 | 11:57

Bom dia a todos, estou com a seguinte situação:
A empresa está transferindo todos os funcionários para uma empresa do mesmo grupo econômico a partir de 01/04/2024 (FGTS Digital) fiz as transferências pelo e-Social, conforme solicitado pela Caixa, porém os saldos de FGTS não estão indo para a empresa destino. A empresa pagou o FGTS de de 04/2024.
Por via das dúvidas, fiz o pedido de PTC total no conectividade social, mas a Caixa respondeu por e-mail com uma rejeição, justamente pelo fato de ter que ser informado pelo e-social. Verifiquei junto ao e-social e as transferências estão corretas. Não tenho mais o que fazer, gostaria de saber se alguém teve alguma orientação da Caixa ou conseguiu solucionar este problema.

Obrigada Tânia

Marcos Cesar

Marcos Cesar

Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 27 semanas Sexta-Feira | 11 outubro 2024 | 12:58

Oi Tânia, Boa tarde!
Desde ontem, procurando convesar com outros colegas a respeito desse problema, inclusive na consultoria da Econet, parece que essas transferências de saldos não estão sendo feitas conforme a própria Caixa orienta. Existe um video no youtube de duas semanas atrás com o título "FGTS DIGITAL IRREGULAR - TRANSFERÊNCIA DE EMPREGADOS" que diz que o problema é na base de dados do FGTS digital que não está compondo os saldos como deveriam. Muitos estão nessa situação, já troquei demandas no Serpro que só enviam respostas padrão com cópias do manual e abri demanda no GEDAM mas ainda não obtive resposta. Acho que se todos abrirem demandas no GEDAM eles se mexam e resolvam isso logo pois é muito sério.

Dionis Mendes

Dionis Mendes

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 9 semanas Quarta-Feira | 19 fevereiro 2025 | 11:30

Bom dia
Aproveitando o fórum, me ajudem a analisar esse caso:
O colaborador foi transferido da empresa A para empresa B, foi feita a PTC, e o saldo de FGTS foi transferido, tudo ok. Posteriormente o colaborador foi da empresa B para C, e não foi realizada a PTC, e foi feita uma nova transferência da empresa C para D, essa já dentro da vigência do FGTS digital, desta forma foi transferido automaticamente saldo da C para D.

No resumo, o colaborar que saíra ao final do mês de fevereiro tem dois saldos um na empresa atual D, e outro na empresa B.

Pergunta: Devo fazer uma PTC onde transfiro diretamente de B para D? É possível, ou tenho que fazer de uma PTC de B para C, e depois uma de C para D? Ou o correto é fazer de B para C, e o saldo irá automaticamente para D? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade