x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 9.436

Pode ser feito um contrato sem registro?

Luana Benavenuto dos Santos

Luana Benavenuto dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Vendedor(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 18 março 2011 | 18:04

Quero saber se é possível de se fazer um contrato no qual não terá registro em carteira e nem será pago o INSS, no caso desse contrato eu trabalho na área de vendas e sou comissionada e concordo de ser registrada depois de um certo tempo que ficou em um acordo verbal, quero ver se pode ser feito um contrato assim somente para comprovação que realmente trabalho.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 18 março 2011 | 23:28

Bem vinda, Luana!

Fora do regime celetista (CLT) há muitas formas de contrato, como o autônomo ou no modo PJ (pessoa jurídica).

Pelo o que vc descreveu, é com certeza, fora da CLT. Dessa forma é proibido qualquer relaçãode trabalho sem a devida formalização com consequente recolhimento previdenciário.

Como profissional autônoma vc deve obrigatoriamente ter um registro previdenciário junto ao INSS, sendo a prestação de serviço tomada por empresa (PJ) ficará esta obrigada a realizar o desconto de seus honorários (pagamento do serviço prestado por vc) do percentual a recolher ao INSS, recolhendo ela para o INSS DESTE VALOR.

A outra forma, como Pessoa Jurídica (PJ), vc precisa ter esta condição devidamente registrada nos órgãos competentes, e estabelecer um contrato escrito com o tomador do serviço (para quem vc vai trabalhar).

Mas, se vc pretende ter sua Carteira assinada, a forma que me parece mais viável no momento seria vc prestar serviço de vendedora autônoma, não há como evitar recolher o INSS. Digo mais: não é permitido ao trabalhador renunciar ao direito de estabelecer vínculo empregatício quando este vínculo está completamente caracterizado (frequência, subordinação, assalariado mesmo que com comissão).