x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2.119

acessos 557.703

Nova Conectividade social

ANGELA MARIA AZEVEDO

Angela Maria Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 16:35

Boa tarde a todos!

FGTS: NOVA VERSÃO DO CONECTIVIDADE SOCIAL
20/04/2011


A Circular da CAIXA nº 547/2011, publicada no DOU de 20 de abril de 2011, trouxe as orientações a respeito da certificação digital emitida no modelo ICP-Brasil, como forma de acesso ao canal eletrônico de relacionamento Conectividade Social. Esta passará a ser a forma exclusiva de acesso ao canal eletrônico de relacionamento Conectividade Social, por meio da Internet, inclusive para envio e recebimento de arquivos, no endereço eletrônico https://conectividade.caixa.gov.br ou no sítio da CAIXA, https://www.caixa.gov.br.

Todas as funcionalidades relativas ao FGTS disponíveis no aplicativo cliente do Conectividade Social - CNS - e no ambiente "Conexão Segura" estão contempladas na nova versão do Conectividade Social que utiliza a certificação digital emitida no modelo ICP-Brasil, inclusive o envio de arquivos SEFIP, envio de arquivos GRRF, envio de arquivos SIUMP e outros.

A obrigatoriedade de utilização deste novo modelo de certificação digital (ICP-Brasil) será a partir de 01 de janeiro de 2012. Portanto, a versão do Conectividade Social que utiliza os certificados digitais em padrão diferente do ICP-Brasil permanecerá disponível até 31/12/2011.

Informações operacionais e complementares, material de apoio para solução de dúvidas e canais de suporte estão disponíveis no sítio da CAIXA na Internet, https://www.caixa.gov.br, opção "FGTS".




Fonte: Previdência

Boa pascoa a todos!!


ERIKA LOFIEGO

Erika Lofiego

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Domingo | 24 abril 2011 | 11:59

Bom dia Angela,

Esta certificação que será utilizada não é a mesma da Receita Federal?
Estou um pouco confusa porque o Amauri disse que a validade da procuração será de 1 ano.

Att.

Érika

ERIKA LOFIEGO

Erika Lofiego

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 25 abril 2011 | 21:23

Boa noite à todos,

Amauri, a procuração da RFB que faço para dos clientes para o contador é exatamente de 3 anos e a procuração da Caixa Federal será de 1 ano, como será feita a renovação ? Digo isto porque já tenho procurações feitas por esse período (3 anos).

Outra coisa: o certificado da CEF (aquele em que os sócios iam pessoalmente numa agência para gerar o arquivo .PRI não valerá mais?

Att.

Érika

Daiane Nascimento

Daiane Nascimento

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 08:52

Bom dia a todos.
Ontem executei os procedimentos necessários para registrar o Conectividade Social ICP-Brasil e consegui acessar o ambiente com facilidade, consultei os extratos dos funcionários, visualizei os campos para controle de procuração entre os outros campos, mas hoje tentei acessar novamente e o sistema está apresentando o erro a seguir:

Erro
Falha na validação do certificado. A LCR obtida da URL expirou em 26/04/2011 11:04:30 (UTC) - horário atual: 26/04/2011 11:14:44 (UTC) / 26/04/2011 08:14:44 (Brasil).. (CNS-0217)

Como assim ontem funcionava e hoje não!
Não quero desanimar vocês colegas da área, mas se recordam de quando foi lançado o programa Conectividade Social, surgia todo tipo de erro, era incompatibilidade com antivírus e outros diversos probleminhas sem explicação... Agora mais uma vez nós usuários vamos pagar a conta e perder nosso tempo para solucionar as inconsistências.

Gde abraço.

Daiane Nascimento.
Analista de Administração de Pessoal
Zenaide Carvalho
Articulista

Zenaide Carvalho

Articulista , Instrutor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 09:18

Elton, em principio TODA EMPRESA QUE PRECISA ENVIAR GFIP (inclusive Mei com Empregado e Pro-laboristas) TERÃO QUE TER O CERTIFICADO DIGITAL.

Pelos comunicados da Caixa e da Circular, a partir de 02/05 a CEF só fará os certificados em disquete para as empresas até o dia anterior ao que está no cronograma e essa chave em disquete (.PRI) só poderá ser usada até 31/12/2011.

Até mesmo o empregador doméstico precisará ter... em principio para enviar a gfip pode usar a GFIP Avulsa (Circular cEF 548/11), mas se precisar pagar a multa rescisória, terá que acessar o novo Conectividade Social e aí, infelizmente, terá que ter o certificado digital também...

Também não gostei da procuração ter validade de apenas 1 ano, o que obrigará aos profissionais do DP a fazerem um controle de vencimento de certificados e também das procurações, já que se o certificado perder a validade, a procuração (mesmo que ainda esteja na validade) também será revogada.

Será um ano de adaptações, mas o novo Conectividade trará muitas facililidades para o pessoal do DP e evitar HOOORAS nas filas das agências da CEF, entre elas:

1 - consultar irregularidades quando da não emissão do CRF
2 - emitir a GRDE direto pelo site
3 - parcelamentos
4 - pisweb (cadastramentos e alterações no cadastro do PIS)
5 - GRF Web: emissão da GRF sem precisar usar o SEFIP.

A CEF vai entrar com essas facilidades aos poucos, que em muito facilitará a nossa vida... boa sorte a todos!

"Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos, não se manifesta." Taniguchi

Curta: https://www.facebook.com/zenaidetreinamentos

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
https://www.zenaidecarvalho.com.br
Blog: https://www.zenaide.com.br
@zenaidecarvalho
Daiane Nascimento

Daiane Nascimento

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 09:27

Bom dia, Elton.
Sim, todas as empresas a partir de 01/01/2012 utilizaram o Certificado Digital, pois a chave.pri tem validade até este prazo, é bom salientar que existe a possibilidade da CEF derrubar as chaves antes deste prazo ou a validade desta chave ter final antes de 31/12/2011, se isto acontecer à caixa não vai disponibilizar mais as chaves.pri como forma de forçar as empresas a se adequar a nova prática ou seja ao ICP-Brasil.

Espero ter ajudado.

Até mais,

Obs. As empresas que ainda não possuem a chave.pri podem solicitar a chave na CEF até o dia 02/05/2011, depois desta data não será mais gerada esta modalidade de Certificado.

Daiane Nascimento.
Analista de Administração de Pessoal
Zenaide Carvalho
Articulista

Zenaide Carvalho

Articulista , Instrutor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 09:36

A Caixa tinha divulgado em palestras aqui na Grande Florianópolis que o acesso seria só com o Certificado no padrão A3 (Token ou cartão). Mas já teve uma participante de um treinamento que disse que conseguiu acessar com o certificado A1 (instalado no computador). Já mandei e-mail pra Caixa mas não obtive resposta e já fiquei pendurada no 0800 mas não consegui que ninguém atendesse.

Gostaria de saber se alguém já conseguiu acessar com o certificado no padrão A1. Alguém já conseguiu?

"Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos, não se manifesta." Taniguchi

Curta: https://www.facebook.com/zenaidetreinamentos

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
https://www.zenaidecarvalho.com.br
Blog: https://www.zenaide.com.br
@zenaidecarvalho
Marcio Teles

Marcio Teles

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 12 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 10:34

Bom dia

E ainda mais o custa que as empresas vão ter para fazer o certificado,
Na Caixa o A1 esta entre R$ 90,00 a R$ 120,00.

E isso é para todas as empresas...


Blza

Marcio Teles
Contador


Pablo Temujin Figueira

Pablo Temujin Figueira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 12 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 11:40

Bom dia.

Gostaria de relatar minha experiência.
Utilizei um certificado de um cliente aqui do escritório, o certificado era do tipo A1 e consegui acessar normalmente. Porém como já foi comentado aconteceu vários erros.

Mais uma coisa, primeiramente gostaria de dizer que o que vou relatar é o que entendi através da leitura no manual da "Nova Conectividade".
Pelo que eu entendi para o envio do arquivo Sefip não será necessário o certificado digital para cada empresa, pois quando gerado o arquivo pela Sefip o campo "responsável" constará o CNPJ do escritório de contabilidade e o arquivo será transmitido através do Certificado do próprio escritório.

Então o certificado digital seria somente necessário para tirar extratos e chaves.

Volto a enfatizar que isso foi meu entendimento, aqui na minha cidade terá uma palestra dia 16/05 e assim poderei tirar todas as dúvidas, vamos torcer que eu esteja certo assim poderemos ficar um "pouco" mais tranquilos.

Att,

Pablo Temujin Figueira
Marcisiane roberta soares

Marcisiane Roberta Soares

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 11:58

Pessoal pelo que verifiquei o assunto tá misturado, neste momento estamos falando nas transações de FGTS (saldo FGTS, chave movimentação,...)
Baixei o arquivo disponível no site da CEF porém é igual a versão anterior, não entendi...
Talvez tenha errado.
Alguém mais já verificou?

Marcisiane Roberta Soares
[email protected]
ANGELO HENRIQUE DANIEL JUNIOR

Angelo Henrique Daniel Junior

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 13:19

Olha pessoal
eu concordo com o ponto de Vista do Pablo, entendo que o pessoal que não tem funcionários mas tem pro labore (exemplo) não ha necessidade de certificado digital, exemplo disso, que quando cadastramos uma empresa na sefip para envio o arquivo de informação para previdencia social não temos que ter o TERMO DE ADESÃO.
OUTRA EXPERIÊNCIA
ontem a noite liguei 02 vezes no 0800 os dois relatos dos atendentes é que se não tem trabalhador, NÃO HA QUE SE FALAR DE CERTIFICADO DIGITAL

gentileza se alguém tiver uma resposta concreta desse assunto relatar.

Escritorio Contábil
(16) 3343-4525
[email protected]
Angelo Henrique Daniel Junior - CONTADOR
SITE - https://www.contabilidadejuniorjuliana.com.br
Pablo Temujin Figueira

Pablo Temujin Figueira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 12 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 13:40

Boa Tarde

Minha idéia caso o meu ponto vista esteja correto, é primeiramente fazer o certificado digital somente para as empresas que possuem um movimento de funcionários mensal.

Para as demais empresas pequenas, que as vezes fazem uma rescisão durante o ano, vou orientar para fazerem o certificado digital somente quando forem efetuar alguma rescisão. Evitando assim um gasto desnecessário com o certificado digital.

Att,

Pablo Temujin Figueira
Zenaide Carvalho
Articulista

Zenaide Carvalho

Articulista , Instrutor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 15:08

Gente, no manual do Conectividade Social ICP, consta na página 47:

No caso do arquivo SEFIP, apenas o responsável pelo envio do arquivo, informado quando da sua geração, poderá fazer a transmissão. O arquivo também poderá ser transmitido se, embora o responsável pelo arquivo não seja o logado no Conectividade Social (mesmo que por procuração), o arquivo contiver informações de uma única inscrição (CNPJ/CEI) e esta inscrição confere com a inscrição registrada no certificado logado no Conectividade Social, ou por procuração.

Eu participei de uma das palestras que a CEF deu em SC e o que foi informado é que qualquer arquivo gfip enviado tem que ser com uso de certificado.

Como ninguém mais poderá enviar gfip de outra empresa sem procuração (o que vinha acontecendo), todos que precisam ter a gfip enviada precisam ter o certificado pra enviar a gfip ou passar procuração pra empresa contábil.

"Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos, não se manifesta." Taniguchi

Curta: https://www.facebook.com/zenaidetreinamentos

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
https://www.zenaidecarvalho.com.br
Blog: https://www.zenaide.com.br
@zenaidecarvalho
ANGELO HENRIQUE DANIEL JUNIOR

Angelo Henrique Daniel Junior

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 15:35

Zenaide, boa tarde
más no caso do escritorio ter o certificado digital e enviar a gfip só para empresas que possui pro labore ou s/ mov vc entende que essas empresas que não possui trabalhadores também terão que ter certificado digital, pois não há lógica, quando há trabalhadores tudo bem, mas quando se trata de somente pro labore a informação passa pela gfipe mas é inteiramente destinada a previdencia social, nao ha necessidade de certificado, entendo que somente o contador ou escritorio tem que ter, o que vc acha ?

Escritorio Contábil
(16) 3343-4525
[email protected]
Angelo Henrique Daniel Junior - CONTADOR
SITE - https://www.contabilidadejuniorjuliana.com.br
Pablo Temujin Figueira

Pablo Temujin Figueira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 12 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 15:38

Boa Tarde.

Na verdade é assim, eu concordo que qualquer envio de arquivo gfip terá que ser feito com o Certificado Digital, mas ao meu ver, desde que na sefip conste como responsável o Escritório de Contabilidade a transmissão poderá ser feita através do certificado do escritório.
Pelo menos no manual da pra entender isso.

Reparem na pag 48, a partir do exemplo 3 e 4.

No começo da pag 50 tbm tem um paragrafo que da pra entender isso.

Att,

Pablo Temujin Figueira
Marcio Teles

Marcio Teles

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 12 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 15:59

Pessoal
Sem querer ser chato,
mas ja sendo :D

Vamos marter as respostas nesse unicotópicoPara não ficar muitos tópicos com o mesmo assunto, e tambem ficara melhor para se tivar as duvidas..

Blza

Marcio Teles
Contador


MARCIA

Marcia

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 21:11

O jeito é não se desesperar e ir seguindo as instruções e espero que isso dê certo, porque homolognet até hoje nada de funcionar, o ponto eletronico tambem só estão adiando, é dpessoal não é mais como antigamente não.
Agradeço a todos pelas informações

DALVANI DOS SANTOS ERTHAL CALIARI

Dalvani dos Santos Erthal Caliari

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 09:54

Bom dia a todos!
gente eu ainda não consegui entender.
Eu tenho o certificado digital pra a Receita federal posso utilizar esse mesmo?
outra coisa o q e essa procuração aonde faço????
eu tenho filiais em quase todo o brasil tenho que fazer um certificado pra cada uma????

Gente agradeço se alguém puder me ajudar.
obg,

Zenaide Carvalho
Articulista

Zenaide Carvalho

Articulista , Instrutor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 10:12


Dalvani, pode ser, se for no cnpj da empresa.

a procuração é feita no site tb: https://conectividade.caixa.goov.br

Faz o certificado no cnpj da matriz e se vc enviar as gfips com a matriz como responsável, não precisa de outros certificados.

"Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos, não se manifesta." Taniguchi

Curta: https://www.facebook.com/zenaidetreinamentos

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
https://www.zenaidecarvalho.com.br
Blog: https://www.zenaide.com.br
@zenaidecarvalho
samuel lopes junior

Samuel Lopes Junior

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 13:37

Boa Tarde a todos,

Tenho o mesmo problema da Dalvani, tenho 12 filiais em São Paulo, todas com Recursos Humanos nas Filiais. Como faço com os Certificados, uma vez que o certificado digital da acesso as pessoas para todas as informações da empresa e até mesmo para modificarem informações e para fazerem procurações. Esse é um grande problema.

VANDERLEI MORAES DE ANGELO

Vanderlei Moraes de Angelo

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 13:55

Passo a Passo de como registrar o Conectividade Social ICP para a emrpesa


Gostaria de saber o seguinte, no caso do CEI, existem empregadores com mais de uma matricula, o guia diz para neste caso fazer o cadastro e-cpf, até ai tudo bem. o Problema vai ser na hora de transmitir, por exemplo: fulano de tal tem 10 matriculas CEI, e em cada uma delas tem uma quantidade diferente de funcionários, como o site vai reconher as matriculas? visto que o mesmo só reconhece o cadastro do responsável pelo certificado digital? !

Se alguém souber, fica a dica!

att

Página 1 de 71

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.