x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 69

acessos 98.923

DCN - Documento de Cadastramento do NIS

Valdineis Junior

Valdineis Junior

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 10:51

Primeiramente, segue abaixo a circular da CEF:

CIRCULAR DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF Nº 574 DE 02.03.2012

D.O.U.: 05.03.2012
Estabelece procedimentos pertinentes ao cadastramento de pessoas no Cadastro NIS.

A Caixa Econômica Federal, no uso das atribuições que lhe conferem o parágrafo 1º, artigo 7º da Lei Complementar Nº 7, de 07.09.1970 e o artigo 9º do Decreto Nº 4.751, de 17.06.2003, baixa a presente Circular.

Considerando a implantação do novo sistema de cadastramento de pessoas, faz-se necessário alterar o processo atual, de maneira a garantir mais qualidade ao cadastro e menos multiplicidades cadastrais.

DO CADASTRAMENTO DE PESSOAS NO CADASTRO NIS
DO CADASTRO DO TRABALHADOR

2.1.1.Deve ser cadastrado o trabalhador, vinculado à empresa privada ou cooperativa, enquadrado em uma das seguintes categorias:
empregado - assim definido pela legislação trabalhista, inclusive o vinculado a repartição oficial estrangeira, desde que seu contrato de trabalho seja regido pela legislação trabalhista brasileira;
empregado de cartório não oficializado;
empregado doméstico - cadastrado pelo empregador com registro CEI, para o recolhimento e pagamento dos depósitos do FGTS e concessão do Seguro-Desemprego;
pescador artesanal - cadastrado para efeito de concessão do benefício Seguro-Desemprego e PFVP;
trabalhador avulso - cadastrado pelo sindicato da categoria;
trabalhador rural.
2.1.2.Para cadastramento do trabalhador é necessária a apresentação dos seguintes documentos:
DCN - Documento de Cadastramento do NIS, assinado por representante da empresa que solicita o cadastramento;
Cartão de inscrição no CNPJ ou comprovante de matrícula no CEI do responsável pelo cadastramento.

2.1.2.1.O DCN - Documento de Cadastramento do NIS pode ser capturado no sítio da CAIXA, sendo aceito também o documento emitido em microcomputador, desde que formatado no modelo padrão do formulário, que deve ser assinado pela empresa que está solicitando o cadastramento.

2.1.3.O cadastramento do trabalhador pode ser solicitado pela empresa em qualquer Agência da CAIXA, ou ser realizado diretamente por meio de acesso à internet, ou ainda em lote, pelo envio de arquivo.

2.1.3.1.No caso de envio de arquivo, este deve ser enviado no layout padrão definido pela CAIXA, sendo que o processamento ocorre em D+1 da data de recebimento do arquivo pela CAIXA.
2.1.3.2.Após o processamento, a CAIXA devolve à empresa o número da inscrição localizada ou atribuída, por meio de arquivo retorno.

2.1.3.3.As instruções para construção e envio de arquivo para localização e atribuição podem ser capturadas no sítio da CAIXA.
DO CADASTRO DE BENEFICIÁRIOS DE PROGRAMAS SOCIAIS
2.2.1.Devem ser cadastrados todos os beneficiários de programas sociais que se utilizam o NIS como chave de identificação e pagamento.

2.2.2.O cadastramento desses beneficiários é feito pelo órgão definido pelo gestor do programa.
2.2.3.A documentação necessária para o cadastramento é definida pelo gestor do programa em conjunto com a CAIXA, sendo vedado o cadastramento de pessoas sem documento.
2.2.3.1.O cadastramento dos beneficiários é realizado pelo envio de arquivo, no layout padrão definido pela CAIXA, e o processamento ocorre em D+1 da data de recebimento do arquivo pela CAIXA.
2.2.3.2.Após o processamento, a CAIXA devolve ao solicitante o número da inscrição localizada ou atribuída, por meio de arquivo retorno.
2.2.3.3.As instruções para construção e envio de arquivo para localização e atribuição podem ser capturadas no sítio da CAIXA.
3.DA UTILIZAÇÃO DO DCN E DO LAYOUT PADRÃO PARA ENVIO DE ARQUIVOS
3.1.O DCN deverá ser utilizado como documento de cadastramento a partir da data de publicação dessa circular, podendo ser aceito o modelo anterior até 10 dias úteis após essa publicação.
3.2.O novo layout padrão para cadastramento em lote de trabalhadores e beneficiários de programas sociais deverá ser utilizado a partir da implantação do novo sistema de cadastramento de pessoas.
4.Esta Circular CAIXA entra em vigor na data da sua publicação.
JOSÉ URBANO DUARTE
Vice- Presidente

Essa nova forma de cadastro do trabalhador deve ser feita apenas para novos funcionários ou deverá ser feita a todos os funcionários já admitidos?
Já estou perdido no assunto!

Levi Oliveira de Sousa

Levi Oliveira de Sousa

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 22:21

Amigo Valdeneis, a circular não deixa muito claro, mas imagino eu e seguindo a logica do raciocinio, esse cadastramento é o mesmo que hoje é feito com o dctpis agora será feito pelo dcn ou seja é o cadastro do pis do funcionário, então, os já admitidos já foram cadastrados no pis somente os novos funcionários que deverão usar esse sistema.
Levi

Higor Silva

Higor Silva

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 09:03

Alguém já conseguiu realizar o cadastro usando essa "DCN"? Onde faço o download deste arquivo ? Já procurei no site da C.E.F e não achei. Preciso cadastrar alguns PIS URGENTEMENTE ;/

Se alguém puder me ajudar agradeço !!

ADEMAR MARCOS RIBEIRO DE ANDRADE

Ademar Marcos Ribeiro de Andrade

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 09:39

Pelo menos até agora, não consegui abrir essa DCN, e a CEF cita que o mesmo está sendo implantado aos poucos, ainda é um projeto-piloto. Como não conseguir resposta pela DCN, preenchi normalmente DCT e enviarei pra CEF, esperando uma resposta o mais breve possível.

Ademar Marcos
Contador - RJ/BA
Higor Silva

Higor Silva

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 09:45

Obrigado Ademar , o pior é que aqui em Caieiras e Fco. da Rocha a CEF não está aceitando mais a DCT ;x

Preciso cadastrar esses funcionários pqe a época de Folha de Pgto já esta ai.

Caixa Econômica Federal sempre complicando nossas vidas :/ !!!

ADEMAR MARCOS RIBEIRO DE ANDRADE

Ademar Marcos Ribeiro de Andrade

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 10:14

Essa CEF... sempre facilitando a nossa vida..hauhauah. Assim fica difícil, é a mesma situação da Certificação Digital, ela não entende o que fazer, e ainda nos coloca no meio de tudo isso. Vamos esperar né, quem sabe isso tudo seja passageiro.

Ademar Marcos
Contador - RJ/BA
Sabrina Alves da Silva

Sabrina Alves da Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritório
há 13 anos Quinta-Feira | 5 abril 2012 | 11:25

Bom Dia Higor..!!

Gostaria de saber onde você fez o download DCN" deste arquivo ?Pois entrei no link do Valdineis e não estou conseguindo a baixar o programa,já tenho o adobe mesmo assim não vai...Como você fez?Você poederia me falar passo a passo..??ou me mandar o link já na forma de abaixar...

Fico No aguardo....

Urgente...

Obrigado.

Sabrina

Sabrina Alves da Silva

Sabrina Alves da Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritório
há 13 anos Quinta-Feira | 5 abril 2012 | 15:14

Higor Boa Tarde!

Eu entro em vêr na tela,depois abrir documento: Mod. 31445 v002 - Cadastro NIS - Documento de Cadastramento.dot eu dou dois clique e depois não consigo abrir. você fez como pois pra mim não abre,abre outros e outros documentos.......estava zipado os eu tambem???

urgente.

Obrigado pela ajuda ate agora.

Sabrina

luciana hipolito

Luciana Hipolito

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 16:07

Boa tarde amigos!

Higor, quando você deu entrada na Caixa a sua DCN estava com todos os campos completos? É que o antigo DCT não tinha tantos campos pra preencher então faltam alguns dados que ainda vou ter de pedir para os funcionários e isso pode demorar um pouco.

Abraço

Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 17:34

Aqui em Mogi das Cruzes - SP a Caixa só está aceitando este novo formulário, já era o DCT-PIS não aceitam mais.
O nosso sistema de Folha de Pagamento (Folhamatic) ainda não implantou este novo formulário, por enquanto vamos preencher manualmente...
A Caixa só está andando para trás, ao invés de liberarem uma maneira de fazermos a Inscrição no PIS através de Certificado Digital eles ficam com formulário pré-histórico que demora ainda 5 dias úteis... pelo amor de Deus, onde o nosso Brasil vai parar com tanta burocracia desse jeito.

===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 17:51

Segue abaixo os links para download dos formulários que eu coloquei no Google Docs.

https://docs.google.com/open?id=0B08AumDrJBmOZkhuR2xNTzZqNXc

https://docs.google.com/open?id=0B08AumDrJBmOMDM2TkhRNnpRQkk

===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Debora Valin

Debora Valin

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 09:04

será que o contador pode assinar???

O pessoal das empresas já mandam os registros nos últimos dias do mês, e agora ter que mandar eles assinarem e pedir para mandar de volta o documento e só depois levar na caixa meu Deus!!!! O pessoal da Caixa NUNCA colabora com a gente mesmo.....

E outra o que eu achei estranho é que as novas carteiras já vem com um numero de PIS mas a DCN não tem campo para colocar esse numero, o que fazer?????

luciana hipolito

Luciana Hipolito

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 09:44

Olá, já tive casos em que estas novas carteiras deram problemas. Ambos 1º emprego.

Em um caso a Caixa não reconheceu a nº impresso na CTPS como PIS, tive que fazer uma RDT, para acertar.
Em outro caso, fiz a GFIP normalmente com o nº de pis impresso na CTPS que automaticamente foi transformado em PIS com o 1º recolhimento de FGTS.

Mas quando o funcionário já teve outro registro, vou na Caixa confirmo o nº de PIS.

Espero ter ajudado

Abraço à todos.

Debora Valin

Debora Valin

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 10:05

menos mal.. então vou assinar...

eu não confio com o numero que está na carteira... antes com DCT sempre 1º emprego eu mandava na caixa e chegando lá o empregado tinha dois numero de PIS.... como uma pessoa que nunca trabalhou tem 2 numeros???? rsrsrsrs....

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade