x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 14

acessos 14.882

Encargos para empresas Não Optante

Priscila Siqueira Vargas

Priscila Siqueira Vargas

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escritório
há 13 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 17:30

Boa Tarde Pessoal,

Gostaria de saber quanto é a porcentagem para a empresa que não é optante pelo simples nacional em relação ao pagamento da GPS? Pois para as empresas que são optantes só é repassado na GFIP o valor que é descontado do segurado, na parte da empresa aparece o valor zerado, porém sabemos que a porcentagem é 20%. E para as empresas, no meu caso uma construtora, qual seria essa porcentagem?

Agradeço muito quem puder me ajudar!!!!!!!!!!

Priscila Vargas

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 18:27

Boa noite so complementando.

O valor do rat é variavel com aliquotas de 1,2,3 depedendo do grau de risco da empresa, que pode ser consultado pelo seu CNAE principal.

Ainda pode chegar a 8,9,12 se exposto a agente nocivos.

Essas são as aliquotas, definido a aliquota a empresa deverá acessar o sistema do INSS para verificar o indice do FAP.

Este indice serve para aumentar o valor a ser pago ou diminuir, baseado em um estudo de acidentes de trabalho ocorrido na empresa durante um periodo.

abraços

Tiago.

ROSA MARIA PEREIRA

Rosa Maria Pereira

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 00:54

Bom dia a todos.

Necessito de uma orientação dos caros colegas.

Tenho um escritório de contabilidade e o mesmo não é do simples nacional,porem tenho também o CEI de autonomo, agora houve a necessidade de admitir funcionários. Qual seria a melhor opção de admissão? como CEI ou como CNPJ (não é do simples nacional).No caso de ser mais viavel como CEI quais seriam os encargos e aliquotas de INSS e FGTS? E como eu iria registra-los??

Obrigada

Rosa Maria

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

há 13 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 06:52

Como CEI

INSS patronal 20%
terceiros 5,8%
Rat 1%
FGTS 8%
INSS desc. empregado 8,9 ou 11%

Tem as mesmas aliquotas para quem não é no simples nacional

Se abrir uma empresa com CNPJ poderá enquadrar o escritorio no simples nacional e terá as seguintes aliquotas

INSS desc. empregado 8,9, ou 11%
FGTS 8%

Espero que tenha lhe auxiliado, qualquer coisa volte a postar

Saudações

Tiago.
Se MEI

INSS patronal 3%

FGTS 8%

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

há 13 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 06:54

omo CEI

INSS patronal 20%
terceiros 5,8%
Rat 1%
FGTS 8%

Tem as mesmas aliquotas para quem não é no simples nacional

Se abrir uma empresa com CNPJ poderá enquadrar o escritorio no simples nacional e terá as seguintes aliquotas

INSS desc. empregado 8,9, ou 11%
FGTS 8%

SE MEI

INSS patronal 3%

FGTS 8%

Espero que tenha lhe auxiliado, qualquer coisa volte a postar

Saudações

Tiago.

Luciane

Luciane

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 24 julho 2012 | 18:05

gente por favor me respondam..

Todas as empresa que não são optantes do simples recolhe a % de terceiros?
mas é so a partir do registro de um funcionario?? Ou em uma sociedade por exemplo prestadora de serviço tenho que recolher sobre o pro labore??

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 12:10

Bom dia Luciane,

O percentual de outras entidades (terceiros) incide apenas sobre a remuneração dos empregados, não incide sobre pro labore, é debido pela empresas não optantes pelo simples nacional obedecendo a classificação no FPAS que leva em consideração o CNAE das empresas, para verificar qual percentual de terceiros incidirá consulte o link abaixo:

http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/gfip/gfip4tabelas.htm

Há alguns casos em que não haverá recolhimento de terceiros mesmo com empregados e mesmo não sendo simples nacional é o caso das Instituições sem fins lucrativos com isenção.

Abraços, espero ter lhe ajudado.

Tiago de Lannes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade