x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 29

acessos 5.037

Abertura de escritorio contabil individual

leny

Leny

Bronze DIVISÃO 3 , Analista
há 12 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 13:04

Boa Tarde !

CAROS AMIGOS;
PRECISO DE AJUDA DE VCS..

Quero abrir um escritório de contabilidade, mas não sei qual o melhor regime e o que fica mais barato. Eu pensei em duas opções, escritorio contabil individual e organização contabil de responsabilidade individual, gostaria de saber sobre a tributação dos dois o que é mais víável. Sou Analista Contabil há alguns anos e agora tirei meu CRC e quero iniciar meu negócio, Tenho formação técnica Contabil, Ciências Econômicas e Pós em Finanças e Controladoria.

Se possivel gostaria de abrir como Organização Contabil individual, pois penso em prestar serviços contabeis e também de consultoria,cobrança, meu irmão é advogado possivelmente iremos trabalhar juntos. Gostaria de iniciar a atividade que abrangesse, tanto a contabilidade quanto serviços de cobrança e consultoria.

Obrigada !

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 14:18

Para checar atividades compativeis com o que irá trabalhar poderá usar este site :

https://www.cnae.ibge.gov.br/

Para checar o regime que o cnae entra e seus anexos para apuração de impostos pode checar este :

https://www.contabeis.com.br/ferramentas/simples-nacional/

---

O restante das informações você sendo uma análista contábil você mesmo poderá fazer no excel uma previsão de apuração de impostos nos 3 regimes disponiveis (simples, presumido e real) e saberá o quanto irá gastar optando por ou outro.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Dirceu Floriano da Costa

Dirceu Floriano da Costa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 16:22

Boa tarde pessoal, estou pensando em abrir meu escritório e se inscrever como M.E.I., alguém já fez isso? Qual a diferença sobre o MEI e o CEI, qual a melhor opção?

Preciso comunicar ao Conselho de Contabilidade a abertura? E qual o valor da anuidade?

Grato pela ajuda de vocês.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 10 abril 2013 | 19:45

Dirceu Floriano da Costa

Definição de CEI - www.contabilidadesimples.com.br

Definição de MEI - http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual

Para saber qual o melhor somente você poderá responder esta pergunta pondo tudo no papel (faturamento mensal, despesas, gastos, quantos empregados terá etc.)

Preciso comunicar ao Conselho de Contabilidade a abertura?

- È obrigado a comunicação, é obrigatório estar com o CRC em dia e regular.

E qual o valor da anuidade?

- Abrindo uma empresa você pagará duas anuidades a juridica e a fisica. O valor varia de estado a estado, acesse o site do CRC de seu estado que lá terá a tabela de valores.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Dirceu Floriano da Costa

Dirceu Floriano da Costa

há 12 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 15:13

Boa tarde pessoal, gostaria de esclarecer uma dúvida, estou começando com escritório de contabilidade e tenho um cliente que abri a empresa para ele, tenho que fazer o cadastro da empresa no INSS e FGTS, nos respectivos órgãos? A empresa não tem funcionário e é ME.

Obrigado pela ajuda.

João Paulo Delesposte

João Paulo Delesposte

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 15:19

Olá Dirceu, na verdade não precisa cadastrar no INSS e FGTS mais para emitir a certidão do FGTS basta ir na caixa economica e pedir com o cartao de CNPJ e pedir pra cadastrar a empresa. A empresa não tendo funcionários, mais se teve receita, vc deve fazer a retirada pro labore do socio pagando os 11% que é devido a ME, caso nao tenha havido receita no mes respectivo, basta informar a SEFIP sem movimentação. Espero ter ajudado

@contabilidadeecontat
João Paulo Delesposte

João Paulo Delesposte

há 12 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 16:24

Não é necessário, mais é preciso comunicar ao CRC MG sobre a abertura, eles irão lhe solicitar alguns documentos, salvo emgano, vc terá que pagar tbm a contribuição anual para o escritório, além da sua como autônomo.

@contabilidadeecontat
Getúlio Rocha Júnior

Getúlio Rocha Júnior

há 11 anos Sábado | 26 abril 2014 | 17:04

Boa Tarde!

Amigos, sou contador, já tenho CRC e minha anuidade está em dia com o orgão.

Já tenho alguns clientes, porém, estou querendo me regularizar no CRC como escritório individual e gostaria de ser autônomo.

De acordo com a Resolução CFC n.° 1.456 de 11 de dezembro de 2013, a partir de 1° de janeiro de 2014 não será mais concedidos registro de Escritório Individual.

Minha dúvida é: Se os conselhos regionais não mais concederão registros a Escritório Individual, eu poderei atuar como autônomo?
Serei obrigado a abrir uma empresa no MEI ou EI para exercer minha profissão?

Outras dúvidas:

Posso atuar como autônomo (meu escritório) e trabalhar como CLT (empregado)?

Posso me inscrever no CEI, e me inscrevendo serei obrigado a recolher o INSS autônomo? Qual seria a alíquota no caso de Contador?

Se for abrir uma empresa individual, é mais indicado eu ser MEI, EI ou EIRELI?

Se alguém puder me ajudar eu agradeço, pois, solicitei a mesma ajuda ao CRCSP e eles não me orientaram.

Fico no aguardo.

Att,

Getúlio Rocha Júnior
ROCHA Contábil
(19) 98225-5006 / [email protected]
https://www.rochacontabil.net.br
João Paulo Delesposte

João Paulo Delesposte

há 11 anos Domingo | 27 abril 2014 | 14:02

Getúlio Júnior, hoje não é mais permitido ser autônomo, com cadastro no município, a forma de abrir é como MEI ou ME, agora você tem que ver qual se enquadra melhor a você, lembrando que além de pagar sua anuidade PF terá que pagar também a anuidade PF.

Espero ter ajudado.

@contabilidadeecontat

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade