x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 410

acessos 194.121

brenda

Brenda

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 25 outubro 2016 | 11:15

Bom dia,

Gente nao sei como retificar uma gfip a qual foi paga um valor maior de INSS, mas, nao posso compensar devido o valor ser muito alto, ele vai ser restituido posteriormente.
Enviei a gfip na modalidade 9, mas mesmo assim ele gera o inss, ai vi que tem que ser na mesma chave da primeira gfip. Como eu faço isso?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2016 | 14:07

Brenda, boa tarde.

A GPS é sempre gerada quando você envia a GFIP com valores previdenciários a recolher. Se ela já foi paga, é só descartar.

Reinaldo Vasconcelos Vieira

Reinaldo Vasconcelos Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2016 | 15:22

Boa Tarde aos colegas.

Estou em uma sinuca de bico, rsrsr.

Estou auditando o departamento de pessoal da empresa e descobri que no período de 04/2003 a 12/2004 não possui Sefip e também não há backup dos arquivos e nem relatórios da folha de pagamento deste período. Porém as guias do Inss foram pagas porque tudo foi feito diretamente no arquivo Sefip. Mas, um dos sócios não foi devidamente identificado com seu NIT e como não encontrei o backup não posso reenviar as informações para a previdência. Como posso junto a caixa econômica ter os arquivos de backup deste período?
Será que terei que que refazer as folhas do período através dos recibos de pagamento, que possuo?
Lembrando aqui que a Gefip foi dado início em 02/2005 até então se tornou obrigatória o envio via chave PRI e atualmente ICP.

Abraços a todos.

Reinaldo Vasconcelos Vieira

Reinaldo Vasconcelos Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2016 | 07:28

Bom dia Márcio.
Obrigado por responder, mas no meu caso não necessito de cópias. Mas já sei que terei que refazer as Gefips, porque na época não foi incluído o sócio . Então de duas uma, multa por omissão de informação ou se paga como contribuinte individual que no caso deste sócio é permissivo extemporâneo.
Abraços.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2016 | 08:52

Bom dia, Reinaldo. Exato, inclua o sócio com a modalidade "1", e os outros trabalhadores informados anteriormente com a modalidade "9".
A partir de 04/2003, o contribuinte individual que presta serviços a empresa terá a sua contribuição previdenciária retida pela fonte pagadora ...

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 14:44

Boa tarde, Camila! O envio da GFIP é obrigatório se a empresa pagou remuneração para segurados, e no 1º mês com ausência de fato gerador. Se houve INSS a pagar, além de estar sujeita à multa por entrega em atraso da GFIP, terá os encargos (juros/multa) sobre a GPS em aberto.

Letícia

Letícia

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2017 | 14:11

Boa Tarde,


Gostaria de umas informações sobre exclusão de GFIP.
A empresa entrou para dívida ativa com pendências de GPS indevido. Ocorreu que a empresa já havia quitado as dividas de GPS em 2015 e quando foi transmitido a GFIP novamente para recolher o FGTS em atraso foi transmitido com o FPAS 515 sendo que devia ter transmitido com o FPAS 507. As guias FGTS foram pagas mas gerou GPS em duplicidade. Todos os meses de 2015 estão nessa situação. Fui pegar informação varias vezes na Receita, porém cada atendente me passa uma informação diferente e a ultima foi me passado que posso apenas excluir a GFIP transmitida errado sem precisar enviar outra. O que vocês me orientam?
Aguardo.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2017 | 16:48

Leticia, boa tarde. Eu entendo que só é devido o pedido de exclusão. Veja que no exemplo abaixo, do Manual da GFIP/SEFIP, a exclusão também é da GFIP em que foi recolhido o FGTS.

Exemplo n° 1: Retificação de um FPAS informado para um FPAS correto:
Foi transmitida GFIP/SEFIP para o estabelecimento 0001, a competência 08/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 507, contendo 20 trabalhadores (Modalidade branco ou 1). Houve erro na informação do FPAS. O correto era o FPAS 515.
Para correção, deve ser transmitida uma nova GFIP/SEFIP, com a chave correta; ou seja, para o estabelecimento 0001, a competência 08/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 515, contendo os 20 trabalhadores informados com a Modalidade 9.
Deve ser transmitido também um pedido de exclusão para a GFIP/SEFIP com o FPAS 507. O pedido de exclusão é feito no próprio SEFIP, em "Abertura do Movimento", selecionando a opção "Pedido de exclusão de informações anteriores". É necessário informar os dados da chave da GFIP/SEFIP a excluir: competência 08/2005, código de recolhimento 115, selecionando o estabelecimento 0001 para participar do movimento. Este estabelecimento deve estar cadastrado com o FPAS 507.

Letícia

Letícia

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2017 | 12:35

Márcio,

Primeiramente agradeço as informações e a ajuda.
Agora após a exclusão irei precisar levar na receita para explicar o motivo da exclusão ou não tem necessidade?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2017 | 13:45

Letícia, a princípio não teria necessidade, o processo é feito pelo sistema da RFB. Agora, se precisares de uma certidão negativa e demorar para o sistema dar baixa nas pendências, então terá de ir até a agência ...

Disponha!

Paula Rocha

Paula Rocha

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 18:21

Boa tarde Colegas... preciso de um help

Tenho um cliente que ele mesmo gera as SEFIP/GFIP e envia no site da caixa ICP, ele é sócio da empresa e no inicio gerava a informação no programa da caixa sem modalidade e enviava... em algum momento ele alterou a modalidade e passou a enviar com modalidade, só que pelo como ele recolhe sobre Pro Labore, não tem 13º correto? Fui tirar uma certidão dele agora e a receita está pedindo GFIP de 13º de 2014 e 2015, foi quando ele me informou que estava mandando com modalidade!!!! Não sei ao certo quantas ele enviou, só que agora ele não consegue enviar sem modalidade mais!! Alguém pode me dizer como eu corrijo isso??? Preciso agendar na previdência ou CEF??? Ou tem algum outro processo...

Obrigada

Paula

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2017 | 08:27

Paula Rocha, bom dia.

Todo segurado informado na GFIP tem de possuir uma modalidade. Se é um trabalhador com recolhimento do FGTS, é a "branco"; se é um sócio (pro labore), é a "1".

Toda empresa em atividade tem de enviar a GFIP 13. Se não possui empregados, deve enviar a GFIP 13, código 115, "com ausência de fato gerador (sem movimento)".

É só enviar as GFIPs 13/2014 e 13/2015, e aguardar o sistema liberar a CND.

SIRLEI JULIANA DIAS

Sirlei Juliana Dias

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 30 março 2017 | 10:06

Bom dia, Preciso corrigir um pagamento que foi pago na competencia indevida. Quando fui gerar a guia de pagamento 12-2016, gerei a guia os valores toda a informação foi correta 12-2016 mas o mês saiu errado falha no sistema 01-2016. Não vi no momento e a empresa pagou a guia. Toda a informação de 12-2016 com a compentencia 01-2016. Como faço para corrigir essa informação. Pois na hora que tiro o extrato do funcionario o mês de dezembro esta aberto e o de janeiro pago duas vezes?

Sirlei Juliana
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 31 março 2017 | 08:41

Bom dia. Acredito que terá de ser feito o recolhimento correto do mês 12/2016, e pedir a devolução da guia paga em duplicidade do mês 01/2016, utilizando o formulário RDF.

JS

Js

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 6 anos Domingo | 9 abril 2017 | 15:40

DUVIDA ... hELP... Amigos, tem uma empresa que contabilmente e movimentações de funcionários fez até 2014/dez ... depois não fez mais nada, tem uma funcionária que pediu demissão em setembro de 2016 ... como faço para dar baixa nos sistemas e quais sistemas tenho q acessar para dar baixa .... e outra coisa tenho que dar baixa pois a mesma no mês que vem vai pedir ao inss o salario maternidade no inss como desempregada... e não deram baixa na cateira pelos sistemas .... como procedo para que a ex funcionaria não tenha problemas para receber o salario maternidade.

JS

Js

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 11 abril 2017 | 14:39

Márcio Mello,

Se o contador anterior parou em dez/2014 com essas movimentaçõespara eu dar baixa nessa funcionária e deixar tudo certo pra ela... eu faço direto a gfip caged e rais do mês que ela saiu (setembro/2016) ou tenho que lançar tudo do começo iniciando daonde o outro contador parou?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 11 abril 2017 | 16:05

Jéssica,

GFIP mensal e RAIS anual: de todo o período em que ela trabalhou na empresa.
CAGED mensal: do mês da demissão (considerando que já deve ter sido enviada a declaração do mês da admissão).

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 5 maio 2017 | 14:28

Olá, Ribamar Xavier

A versão em Windows (Plataforma Gráfica) ainda é a 8.4, no entanto, é importante manter as tabelas atualizadas, para não ter problemas na hora de gerar o arquivo para transmissão à Caixa.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Natalia Tinelli Simões

Natalia Tinelli Simões

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 16 maio 2017 | 11:50

Oi gente, preciso de uma ajudinha, aconteceu o seguinte:

Tem uma empresa aqui que o dono morreu, mas os familiares não deram baixa nela e como havia funcionários demos continuidade ao envio de informações da GFIP, ate 06/2015, porem a pessoa q ficou responsável pela empresa, quis q a fosse dada baixa na carteira de trabalho dos funcionários em 03/2014, e foi feito isso por uma funcionaria nossa q já saiu da empresa e não exclui as informações q já tinha enviado todos esses anos e claro no relatório da situação fiscal saiu em aberto de 04/2014 ate 05/2016, e agora eu preciso excluir essas informações, mas tenho uma duvida, pra excluir as informações eu preciso enviar o pedido de exclusão exatamente como foi feita a GFIP enviada? Com os funcionários, com salario e tal? Ou posso somente mudar a competência, informar o recolhimento e selecionar a exclusão, sem mencionar os funcionários da época?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 16 maio 2017 | 14:02

Natalia,

As orientações do Manual da GFIP/SEFIP:
INDICADOR DE PEDIDO DE EXCLUSÃO
Assinalar esta opção, na tela de abertura do movimento no SEFIP, para gerar um pedido de exclusão de uma GFIP/SEFIP entregue anteriormente.
Informar a competência, o código de recolhimento, o CNPJ/CEI do estabelecimento e o FPAS da GFIP/SEFIP a excluir. Selecionar para participar do movimento o estabelecimento informado na GFIP/SEFIP a excluir.

Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 11:08

Bom dia pessoa, gostaria de uma ajuda se possivel. Tiveram duas empresas as quais eu tive que recalcular a sefip para pagarem o FGTS, na primeira o INSS era compensado em nota, quando refiz a sefip eu so recalculei o fgts então o inss da gfip ficou em aberto dando divergencia no receita. Eu posso reenviar a sefip com a retenção de nota e corrigir o erro ?

Na outra empresa o inss foi pago na primeira gfip e nao pagaram o fgts, na segunda eu refiz para pagar o fgts e agora consta em aberto. Como posso resolver isso ?


Desde ja agradeço

Atenciosamente.
Página 12 de 14

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.